lupa
Mouse

5 sinais de que sua empresa precisa de um Controle de Contas

Flávia Scalon - 22/05/2020 - 0 Comentário(s)

Não tem nada mais mortal para um negócio do que não ter um Controle de Contas Eficiente e Estruturado.

Tal processo administrativo garante melhor organização e administração do dinheiro da empresa, garantindo segurança para as atividades diárias.

Afinal, nenhum empresário quer ser pego de surpresa com contas atrasadas, juros e dívidas estrondosas por falta de controle.

Neste artigo você encontrará 5 sinais de que a sua empresa precisa investir em um Controle de Contas. Acompanhe!

Controle de Contas, o que é?

Também conhecido a grosso modo de controle financeiro, o Controle de Contas consiste no acompanhamento e administração de todas as contas da empresa.

Esse processo consiste em administrar não só os valores, como também as datas de vencimento e ajuda na análise de dados.

O Controle de Contas pode ser realizado tanto em Planilha, quanto em um Software de Gestão, o que tornará o processo muito mais simples e rápido.

Esse controle cruza os dados de pagamentos da empresa e dá ao empresário controle total do dinheiro que sai do seu negócio.

Em um Software de Gestão Online, por exemplo, o empresário cadastra os custos da empresa e possui um calendário de vencimentos e planilhas completas.

O sistema irá avisar os dias de vencimento e também possibilitará um controle total do que deve ser pago pela empresa.

Uma empresa que perde o controle do seu dinheiro, irá entre outras coisas se endividar e corre o risco até de morrer.

5 sinais de que sua empresa precisa de um Controle de Contas

Os sinais de que sua empresa precisa de um Controle de Contas podem passar despercebidos pelo olhar do empreendedor.

Por isso aqui você encontrará 5 sinais que podem indicar descontrole das contas do seu negócio, e que devem ligar o sinal de alerta na empresa.

1. Perder datas de pagamentos

Quase dia 30 do mês, o telefone toca: – “Sr, estou ligando referente ao boleto que venceu no dia 10”.

A situação além de ser constrangedora, mostra que a sua empresa está totalmente desregulada quanto às datas de vencimento.

Além desses fatores, isso pode ir prejudicando o nome da empresa, tanto no mercado quanto nos órgãos de proteção de crédito.

É essencial neste panorama, ter um controle de datas e vencimentos evitando constrangimentos e problemas.

2. Pagar juros e multas constantemente

O Setor Financeiro fez o Balanço Mensal e identificou um aumento de 25% do valor esperado para os custos do mês.

Quando analisado esses dados, chega-se à conclusão de que grande parte desse valor excessivo é por conta de juros e multas.

Ou seja, a empresa perdeu prazos e acabou pagando juros e multas por várias contas, e isso é preocupante, uma vez que a longo prazo tal valor vá prejudicar a empresa.

Um Controle de Contas irá auxiliar para que se evite tais dores de cabeça com custos excessivos por conta de juros e multa.

3. Dados de Fluxo de Caixa Inconclusivos

Recebeu o Fluxo de Caixa do Mês e na hora de realizar a análise dos dados o valor pago em contas não bate com o valor apresentado no demonstrativo.

Temos aqui mais um sinal de que a empresa não está sabendo administrar os dados financeiros, e em algum momento perdeu dados e/ou documentos.

Isso não pode acontecer, pois, tal processo fará que aos poucos a situação fique repetitiva e prejudique o financeiro de seu negócio.

4. Falhar com Fornecedores e Parceiros

Sua empresa solicitar mercadorias para fornecedores e receber respostas negativas por que está com pagamentos atrasados, é algo que não pode acontecer.

Isso, além de prejudicar o andamento diário da empresa, traz consequências sérias na relação com os fornecedores.

A situação em questão é mais um sinal de que a empresa está descontrolada em suas contas, em especial com os vencimentos.

5. Não saber onde o dinheiro está sendo gasto

O maior sinal de que a empresa está totalmente descontrolada na administração de suas contas, é quando não se sabe onde o dinheiro está sendo gasto.

Chegar ao fim do mês e perceber que houve um custo excessivo em contas não conhecidas ou identificadas, é uma dor de cabeça sem fim.

Isso não pode nunca acontecer dentro de uma empresa, e só será evitado quando a empresa investir em um Controle de Contas Eficiente.

Dicas Extras

Muito cuidado na identificação destes sinais, evite o pânico, pois tais sinais só deverão acender o sinal de alerta quando há uma repetição excessiva dos mesmos.

Ou seja, não é porque perdeu a data de um vencimento esse mês que já é sinal de Descontrole Total das Contas da Empresa.

Claro que não se deve perder nunca datas de vencimento, mas é preciso verificar uma certa periodicidade nos sinais.

Não se esqueça, cada dia mais se faz necessário investir em ferramentas de produtividade para a administração de sua empresa para garantir o bom andamento dela.

Invista em uma Ferramenta de Gestão Financeira Qualificada

Para ter um controle de contas impecável e organizado, é preciso escolher uma ferramenta de gestão financeira.

Isto é, um sistema que ofereça funções de controle financeiro, com facilidade de execução e otimização de processos.

Dessa forma, a Soften Sistemas está no mercado para ajudar o empresário, oferecendo ferramentas qualificadas.

Com os softwares da Soften é possível ter uma gestão financeira completa, além de controle de estoque, comercial e emissão fiscal.

E tudo isto com treinamento e suporte técnico ilimitado. Entre em contato agora e saiba ainda mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Soften.

Se gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar os novos artigos do Blog e as novidades nas Redes Sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente dúvida e sugestões abaixo!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!