Se você trabalha ou já trabalhou com SEO já deve ter ouvido falar de Rand Fishkin em algum momento do caminho.
O americano é considerado o guru do SEO e o mágico da MOZ, empresa especialista em técnicas de ranqueamento de sites.
Toda e qualquer estratégia de Marketing que vise alcançar bons resultados em SEO, tem grandes influências de Rand.
Acompanhe aqui um pouco da trajetória do empresário e como seu trabalho impacta diretamente nas ações de marketing do seu negócio.
Rand Fishkin, um pouco de história
O co-fundador da MOZ, maior empresa de SEO e Inbound Marketing do mundo, é um americano com características peculiares.
Rand Fishkin abandonou a Universidade de Washington em 2000 para trabalhar como Web Design com a sua mãe.
Em 2004 criou o blog SEOmoz que transformou-se, posteriormente, no maior portal de conteúdo sobre os mecanismos de pesquisas.
Fishkin se destacou no mercado por justamente conseguir explicar conceitos e ferramentas complicadas de uma forma simples e esclarecedora.
Com o sucesso do seu blog, fundou junto com a sua mãe a MOZ, empresa da qual foi CEO por 7 anos de 2007 à 2014.
À frente da empresa, fez com que ela se tornasse a maior e melhor do ramo de Inbound Marketing, oferecendo ferramentas eficientes aos clientes.
No entanto, Fishkin deixou o cargo de CEO após situações com depressão e outros problemas.
Em 2018 criou o SparkToro, software especializado em marketing de influenciadores e análise de inteligência de mercado.
Além disto, o empresário contribui com o chamado “Whiteboard Friday”, uma série de publicações de Sexta feira sobre marketing.
Tal serviço é acompanhado por milhares de pessoas ao redor do mundo por se tratar de um conteúdo de qualidade.
O que é o SEO e a sua importância para as empresas
Todas as empresas que desejam posicionar seu site na internet e atingir o topo dos mecanismos de busca, precisa entender sobre o SEO.
A sigla significa Search Engine Optimization, que em tradução livre temos Otimização dos mecanismos de busca.
O objetivo do SEO é trabalhar otimizando sites de forma que eles correspondam às exigências dos sites de busca.
Ou seja, a ferramenta trabalha para que seu site seja visto quando se tem uma pesquisa de termos relacionados ao seu site no Google, por exemplo.
O SEO é muito trabalhado em estratégias como a do Marketing de Conteúdo.
Mas de que maneira o SEO consegue isto? Ele oferece insights e dados para a melhoria do domínio.
Tal serviço faz com que o website da sua empresa seja bem visto por ferramentas de busca como o Google, a maior do mundo.
Dessa maneira, você consegue atingir um número maior de pessoas, potencializando o campo de atuação.
Tudo isto, converterá de uma forma ou de outra em melhoria e crescimento do seu negócio.
Hoje, uma das empresas referências em pesquisas e ferramentas de SEO para os negócios é a MOZ.
A empresa americana no entanto, só atingiu tal patamar por conta dos trabalhos de Rand Fishkin, considerado o mágico da MOZ.
Como Rand tornou-se o “mágico da MOZ”?
Rand Fishkin é conhecido mundialmente como o “mágico da MOZ” e alcançou este patamar por justamente ser um diferencial no mercado.
Um dos principais pontos que fez com que Rand se destacasse da multidão, foi pela sua irreverência e habilidade de explanar temas complicados.
Como o mágico da empresa, um dos principais pontos foi a criação de conteúdo e de qualidade.
Ou seja, tudo começou quando o empresário passou a produzir conteúdos de qualidade no seu blog de marketing.
Além disso o empresário se especializou em ferramentas e serviços da área de SEO e marketing.
O profissional criou também o Inbound.org, um fórum na internet com mais de 200 mil participantes.
A ideia surgiu a partir de um artigo onde Rand pretendia construir o chamado Hacker News, um grupo de empreendedores discutindo sobre marketing.
A partir de todos estes trabalhos desenvolvidos Rand Fishkin, tornou-se referência e presença constante em diversos congressos e na mídia em geral.
Todos estes fatores, aliados à capacidade empreendedora de Fishkin, fizeram da MOZ a maior empresa no ramo de SEO.
Principais ferramentas da MOZ
A MOZ começou com uma empresa de simples consultoria de Inbound marketing e técnicas de SEO.
Hoje a empresa, além de ser referência é a melhor quando o assunto é SEO.
Além disso a MOZ já recebeu várias rodadas de investimentos, fazendo-a ocupar a posição 334 na lista Inc 500.
Sem contar que foi considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Seattle.
Hoje a empresa oferece uma série de ferramentas, entre elas:
MOZ Pro
É o produto completo oferecido pela empresa, com uma grande variedade de ferramentas de SEO.
Suas funcionalidades são excelentes para quem quer um melhor posicionamento e ranqueamento do site de acordo com o SEO.
Algumas das ferramentas são: pesquisa de palavras-chave, criação de links, auditorias de site e insights de otimização de página, entre outros.
MOZ Local
Para as empresas que precisam ser encontradas pelos seus clientes que estão próximos.
A ferramenta otimiza os sites de acordo com o SEO para que eles estejam à frente na busca local.
Sem contar que também auxilia na maximização da presença online, além de monitoramento de reputação.
Oferece também integração com os serviços de plataformas como o Google Meu negócio e o Yelp.
Mozscape API
É um sistema que concede acesso a uma série de métricas e dados de URL’s.
São métricas que oferecem insights para melhorar autoridade do site, além de posição do mesmo.
Novos caminhos trilhados por Rand
Fishkin deixou recentemente o cargo de CEO da MOZ, contudo permanece como sócio majoritário com 24% das ações.
Em 2018, o empresário lançou uma nova ferramenta denominada SparkToro, focada em outra área do marketing.
A plataforma trabalha com o chamado Marketing de influenciadores e Análise de Inteligência de mercado.
Tais assuntos estão em alta e concedem à atuação do Marketing das empresas novos rumos.
O SparkToro tem como objetivo apresentar estudos que possibilitem entender o comportamento da audiência específica.
Tais estudos serão apresentados com base no que é mais consumido, e os influenciadores do nicho escolhido.
Além também de apresentar canais que possuem maior e melhor engajamento com o público.
Rand também lançou recentemente seu livro – Lost and Founder: A Painfully Honest Field Guied to the Startup World.
No livro, ele reúne diversas histórias de erros cometidos por empresas e seu fundadores.
E a partir destes erros, os ensinamentos que ficaram para as futuras gerações empreendedoras do Vale do Silício.
Além destes serviços ele permanece com seus trabalhos como palestrante e as publicações no Whiteboard Friday.
Conclusão
Rand Fishkin é um dos grandes gênios mundiais da área de Marketing Digital que auxilia empresários de vários setores.
Conhecer sua história e serviço desempenhado e desenvolvido auxilia e muito nos planos empresariais.
Não importa o porte do seu negócio, mas no mundo globalizado é de extrema importância investir em estratégias de marketing.
Isto porque, o comportamento do público e as formas de consumo mudaram muito ao longo dos anos.
Por este motivo é preciso que as empresas estejam presentes nos locais onde se encontram seu público.
Além também de acompanhar aqueles que entendem do assunto ficando atento à todas as novidades.
Simplifique a gestão do seu negócio
Um dos primeiros e principais passos para os empreendedores que querem estar à frente da concorrência é automatizar a gestão do negócio.
Tal processo é realizado por meio de sistemas de gestão fiscal e administrativa como os da Soften Sistemas.
A empresa conta com sistemas eficientes e com funções específicas para simplificar a gestão empresarial.
Além da eficiência de seus sistemas, a Soften oferece atendimento especializado para ajudar os clientes.
Saiba mais sobre os softwares da empresa falando com um de seus vendedores.
Compartilhe este artigo com os amigos e continue acompanhando o Blog da Soften.
Não se esqueça também de seguir as Redes Sociais da Soften: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.
Tem alguma sugestão ou comentário, utilize o campo abaixo.
🙂🙂🙂
🙂🙂🙂