Aniversário Soften

Conheça Rand Fishkin, “O mágico da MOZ” e guru do SEO

Diogo Oliveira - 19/12/2018 - 0 Comentário(s)

Se você trabalha ou já trabalhou com SEO já deve ter ouvido falar de Rand Fishkin em algum momento do caminho.

O americano é considerado o guru do SEO e o mágico da MOZ, empresa especialista em técnicas de ranqueamento de sites.

Toda e qualquer estratégia de Marketing que vise alcançar bons resultados em SEO, tem grandes influências de Rand.

Acompanhe aqui um pouco da trajetória do empresário e como seu trabalho impacta diretamente nas ações de marketing do seu negócio.

Rand Fishkin, um pouco de história

O co-fundador da MOZ, maior empresa de SEO e Inbound Marketing do mundo, é um americano com características peculiares.

Rand Fishkin abandonou a Universidade de Washington em 2000 para trabalhar como Web Design com a sua mãe.

Em 2004 criou o blog SEOmoz que transformou-se, posteriormente, no maior portal de conteúdo sobre os mecanismos de pesquisas.

Fishkin se destacou no mercado por justamente conseguir explicar conceitos e ferramentas complicadas de uma forma simples e esclarecedora.

Com o sucesso do seu blog, fundou junto com a sua mãe a MOZ, empresa da qual foi CEO por 7 anos de 2007 à 2014.

À frente da empresa, fez com que ela se tornasse a maior e melhor do ramo de Inbound Marketing, oferecendo ferramentas eficientes aos clientes.

No entanto, Fishkin deixou o cargo de CEO após situações com depressão e outros problemas.

Em 2018 criou o SparkToro, software especializado em marketing de influenciadores e análise de inteligência de mercado.

Além disto, o empresário contribui com o chamado “Whiteboard Friday”, uma série de publicações de Sexta feira sobre marketing.

Tal serviço é acompanhado por milhares de pessoas ao redor do mundo por se tratar de um conteúdo de qualidade.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

O que é o SEO e a sua importância para as empresas

Todas as empresas que desejam posicionar seu site na internet e atingir o topo dos mecanismos de busca, precisa entender sobre o SEO.

A sigla significa Search Engine Optimization, que em tradução livre temos Otimização dos mecanismos de busca.

O objetivo do SEO é trabalhar otimizando sites de forma que eles correspondam às exigências dos sites de busca.

Ou seja, a ferramenta trabalha para que seu site seja visto quando se tem uma pesquisa de termos relacionados ao seu site no Google, por exemplo.

O SEO é muito trabalhado em estratégias como a do Marketing de Conteúdo.

Mas de que maneira o SEO consegue isto? Ele oferece insights e dados para a melhoria do domínio.

Tal serviço faz com que o website da sua empresa seja bem visto por ferramentas de busca como o Google, a maior do mundo.

Dessa maneira, você consegue atingir um número maior de pessoas, potencializando o campo de atuação.

Tudo isto, converterá de uma forma ou de outra em melhoria e crescimento do seu negócio.

Hoje, uma das empresas referências em pesquisas e ferramentas de SEO para os negócios é a MOZ.

A empresa americana no entanto, só atingiu tal patamar por conta dos trabalhos de Rand Fishkin, considerado o mágico da MOZ.

Como Rand tornou-se o “mágico da MOZ”?

Rand Fishkin é conhecido mundialmente como o “mágico da MOZ” e alcançou este patamar por justamente ser um diferencial no mercado.

Um dos principais pontos que fez com que Rand se destacasse da multidão, foi pela sua irreverência e habilidade de explanar temas complicados.

Como o mágico da empresa, um dos principais pontos foi a criação de conteúdo e de qualidade.

Ou seja, tudo começou quando o empresário passou a produzir conteúdos de qualidade no seu blog de marketing.

Além disso o empresário se especializou em ferramentas e serviços da área de SEO e marketing.

O profissional criou também o Inbound.org, um fórum na internet com mais de 200 mil participantes.

A ideia surgiu a partir de um artigo onde Rand pretendia construir o chamado Hacker News, um grupo de empreendedores discutindo sobre marketing.

A partir de todos estes trabalhos desenvolvidos Rand Fishkin, tornou-se referência e presença constante em diversos congressos e na mídia em geral.

Todos estes fatores, aliados à capacidade empreendedora de Fishkin, fizeram da MOZ a maior empresa no ramo de SEO.

Principais ferramentas da MOZ

A MOZ começou com uma empresa de simples consultoria de Inbound marketing e técnicas de SEO.

Hoje a empresa, além de ser referência é a melhor quando o assunto é SEO.

Além disso a MOZ já recebeu várias rodadas de investimentos, fazendo-a ocupar a posição 334 na lista Inc 500.

Sem contar que foi considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Seattle.

Hoje a empresa oferece uma série de ferramentas, entre elas:

MOZ Pro

É o produto completo oferecido pela empresa, com uma grande variedade de ferramentas de SEO.

Suas funcionalidades são excelentes para quem quer um melhor posicionamento e ranqueamento do site de acordo com o SEO.

Algumas das ferramentas são: pesquisa de palavras-chave, criação de links, auditorias de site e insights de otimização de página, entre outros.

MOZ Local

Para as empresas que precisam ser encontradas pelos seus clientes que estão próximos.

A ferramenta otimiza os sites de acordo com o SEO para que eles estejam à frente na busca local.

Sem contar que também auxilia na maximização da presença online, além de monitoramento de reputação.

Oferece também integração com os serviços de plataformas como o Google Meu negócio e o Yelp.

Mozscape API

É um sistema que concede acesso a uma série de métricas e dados de URL’s.

São métricas que oferecem insights para melhorar autoridade do site, além de posição do mesmo.

Novos caminhos trilhados por Rand

Fishkin deixou recentemente o cargo de CEO da MOZ, contudo permanece como sócio majoritário com 24% das ações.

Em 2018, o empresário lançou uma nova ferramenta denominada SparkToro, focada em outra área do marketing.

A plataforma trabalha com o chamado Marketing de influenciadores e Análise de Inteligência de mercado.

Tais assuntos estão em alta e concedem à atuação do Marketing das empresas novos rumos.

O SparkToro tem como objetivo apresentar estudos que possibilitem entender o comportamento da audiência específica.

Tais estudos serão apresentados com base no que é mais consumido, e os influenciadores do nicho escolhido.

Além também de apresentar canais que possuem maior e melhor engajamento com o público.

Rand também lançou recentemente seu livro – Lost and Founder: A Painfully Honest Field Guied to the Startup World.

No livro, ele reúne diversas histórias de erros cometidos por empresas e seu fundadores.

E a partir destes erros, os ensinamentos que ficaram para as futuras gerações empreendedoras do Vale do Silício.

Além destes serviços ele permanece com seus trabalhos como palestrante e as publicações no Whiteboard Friday.

Conclusão

Rand Fishkin é um dos grandes gênios mundiais da área de Marketing Digital que auxilia empresários de vários setores.

Conhecer sua história e serviço desempenhado e desenvolvido auxilia e muito nos planos empresariais.

Não importa o porte do seu negócio, mas no mundo globalizado é de extrema importância investir em estratégias de marketing.

Isto porque, o comportamento do público e as formas de consumo mudaram muito ao longo dos anos.

Por este motivo é preciso que as empresas estejam presentes nos locais onde se encontram seu público.

Além também de acompanhar aqueles que entendem do assunto ficando atento à todas as novidades.

Simplifique a gestão do seu negócio

Um dos primeiros e principais passos para os empreendedores que querem estar à frente da concorrência é automatizar a gestão do negócio.

Tal processo é realizado por meio de sistemas de gestão fiscal e administrativa como os da Soften Sistemas.

A empresa conta com sistemas eficientes e com funções específicas para simplificar a gestão empresarial.

Além da eficiência de seus sistemas, a Soften oferece atendimento especializado para ajudar os clientes.

Conheça Soften Sistemas

Saiba mais sobre os softwares da empresa falando com um de seus vendedores.

Compartilhe este artigo com os amigos e continue acompanhando o Blog da Soften.

Não se esqueça também de seguir as Redes Sociais da Soften: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Tem alguma sugestão ou comentário, utilize o campo abaixo.

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!