lupa
Mouse

Conheça as 3 melhores opções de sistema de gestão empresarial do mercado

Bianca Fernandes - 17/09/2021 - 0 Comentário(s)

O desenvolvimento de diversos programas de sistema de gestão empresarial modificou completamente a organização das empresas.

Com essa ferramenta, os negócios ficaram mais otimizados, permitindo que a empresa foque seus esforços no aumento do seu desempenho e, consequentemente, no crescimento do seu lucro.

Por isso, é interessante que empresários iniciantes ou que buscam o crescimento de seus negócios invistam em algum software de gestão.

Mas qual escolher? Como saber qual o programa certo para a sua empresa?

Para responder essas perguntas, é importante conhecer as vantagens e diferenciais dos melhores sistemas de gestão empresarial disponíveis no mercado.

E você pode conferir os detalhes de cada um deles nos próximos tópicos.

Porém, antes disso, vale a pena relembrar o que é e aprender como escolher o programa certo para o seu negócio.

O que é um sistema de gestão?

O sistema de gestão empresarial nada mais é do que um software – ou programa – utilizado para gerenciar todas as atividades e tarefas de uma empresa.

A grande vantagem desse tipo de sistema é que sua instalação permite a automatização dos processos de operação e administração do seu negócio.

Para saber tudo sobre sistemas de gestão, acesse este artigo do blog.

Dessa forma, a empresa economiza tempo ao mesmo tempo que otimiza suas operações. Como consequência, fica mais fácil se dedicar a outras atividades, como na criação de estratégias de venda, por exemplo.

Além disso, o investimento num sistema de gestão empresarial é fundamental para transformar as atividades daquele negócio em informações valiosas.

Por sua vez, essas informações são fundamentais para te dar uma visão mais ampla da empresa, o que também facilita a criação de planos e a tomada de decisões para o futuro.

Por que investir num sistema de gestão?

Além dos motivos citados anteriormente, o investimento num bom sistema de gestão pode te proporcionar vários benefícios.

Esses benefícios fazem diferença não só no dia a dia da empresa, mas também na redução do estresse nos funcionários, sócios e proprietários, que passam a trabalhar com um sistema mais organizado e otimizado.

Quer saber como? Conheça alguns dos benefícios do sistema de gestão empresarial a seguir.

  • Facilita o acompanhamento das ações na empresa;
  • Gera relatórios com dados valiosos para traçar estratégias;
  • Reduz as falhas que ocorrem durante a execução de diversas atividades;
  • Padroniza as ações da empresa;
  • Economiza recursos tanto na aquisição de mercadorias, quanto na contratação de pessoal;
  • Organiza as informações;
  • Permite o backup de dados importantes.

Como escolher um sistema de gestão empresarial?

Apesar de todos os sistemas de gestão proporcionarem os benefícios citados anteriormente, a escolha de um software exige a análise de diferentes características de cada programa.

O primeiro deles diz respeito a sua facilidade de manuseio. Para conferir essa característica, é importante verificar a praticidade e recursos oferecidos por cada programa.

Além disso, é fundamental que você avalie se realmente consegue implementar o software no seu negócio.

Isso inclui verificar se todos os setores e integrantes da empresa que terão contato com o sistema realmente se adaptem às mudanças proporcionadas por sua implementação.

Dessa forma, será mais fácil compartilhar uma visão mais ampla do seu negócio com todos os colaboradores essenciais para a execução de estratégias e atividades.

Outro ponto a se avaliar, diz respeito à segurança das informações, já que utiliza-se o sistema de gestão empresarial para processar dados muitas vezes sigilosos do seu negócio.

Para verificar que o software é seguro, basta verificar se os arquivos serão criptografados e se os servidores possuem certificação de segurança SSL, por exemplo.

Por fim, é claro que o investimento na aquisição desse tipo de programa também deve ser avaliado. Apesar de existirem opções gratuitas, elas são mais simples.

Em contrapartida, geralmente as versões pagas são mais completas, tanto em termos de recursos, quanto de assistência, agilidade e integração. Por isso, elas são as preferidas entre os empresários e administradores.

No entanto, para não jogar dinheiro fora, é importante pensar no custo-benefício do investimento em cada programa.

E a melhor forma de fazer essa avaliação é analisando quais benefícios e facilidades cada sistema irá proporcionar à empresa em curto, médio e longo prazo.

Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil escolher um sistema de gestão empresarial para o seu negócio.

Qual é o melhor software de gestão do mercado?

Essa é a pergunta que todo o empresário se faz, especialmente os iniciantes ou que desejam dar um upgrade no seu negócio.

Como explicado anteriormente, a escolha de um sistema de gestão depende de vários aspectos.

A única característica que todos têm em comum é que, para utilizá-los, é importante investir num bom notebook ou computador de mesa, já que todos devem ser instalados e usados em algum aparelho físico.

Porém, com exceção desse ponto em comum, é difícil eleger apenas um software como o melhor do mercado.

Afinal, o que realmente existe é o programa ideal que será compatível com suas expectativas, seus projetos e com a organização do seu negócio.

Contudo, apesar dessa escolha ser muito particular, é possível citar alguns programas de gestão que são altamente recomendados em função do seu desempenho e recursos.

Você pode conhecer alguns deles abaixo.

Comparativo dos melhores sistemas de gestão do mercado

Selecionamos os 3 melhores softwares de gestão do mercado e elaboramos uma pequena análise sobre cada um deles abaixo.

Soften SIEM

O Soften SIEM foi desenvolvido pela Soften Sistemas, empresa especializada em softwares de gestão.

Seus programas já são utilizados por mais de 20 mil empresas espalhadas em mais de 1.500 municípios brasileiros. Até mesmo O Boticário, a Fiocruz e o UBER são clientes da Soften, o que indica a qualidade e confiabilidade do seu programa.

No caso do programa Soften SIEM, ele pode ser utilizado por empresas de diferentes portes e que atuam em diferentes segmentos, como varejo, restaurantes e transportadoras.

Além disso, caso escolha o Soften SIEM, você ainda tem a vantagem de escolher entre 4 tipos de planos de assinatura: o Fiscal, o Completo, o Completo Plus e o Personalizado.

Esses planos variam de acordo com o valor mensal e com o número de recursos disponíveis, sendo que o mais barato é o plano Fiscal. Nesse caso, o plano Personalizado é a melhor opção.

Apesar dessas diferenças, algumas vantagens do Software são as seguintes:

  • Certificado digital grátis;
  • Suporte técnico ilimitado em horário comercial;
  • Integração com Android;
  • Controle financeiro total e carteiras digitais;
  • Fluxo de caixa com organização simples;
  • Controle total do estoque;
  • Elaboração de relatórios completos e personalizados de vendas;
  • Gerenciamento de boletos integrados a diferentes bancos;
  • Integração com Manifestador de NFe e SPED/Sintegra;
  • Emissão simplificada de diversos documentos, como NFe, NFSe, NFCe, CTe, CTe OS, MDFe e NFe de Importação/Exportação.

Conta Azul

A Conta Azul também é conhecida por oferecer um bom e completo software de gestão. E mais de 24 bilhões de reais em notas fiscais já foram emitidas através do programa.

Seu programa oferece recursos semelhantes aos apresentados pelo Soften SIEM, incluindo a disponibilidade de 4 planos de assinatura: o Básico, o Controle, o Avançado e o Estendido.

No entanto, em comparação ao Soften SIEM, o Conta Azul é mais caro, sendo que o plano Básico tem um valor mensal maior do que o plano Fiscal da Soften, e possui menor variedade de documentos fiscais.

Em contrapartida, o Conta Azul possui alguns recursos extras, como emissão de NFCe ilimitadas e sistema integrado com o computador do seu contador em qualquer plano.

Além disso, ele também possui integração bancária e disponibiliza aplicativo próprio de vendas em todos os planos.

QuickBooks

Outro sistema de gestão bem conhecido é o QuickBooks. Seu grande diferencial é que ele foi desenvolvido especialmente para escritórios contábeis e para micro e pequenas empresas.

Por isso, ele oferece menos recursos em comparação ao Soften SIEM e ao Conta Azul. Na verdade, ele é bem mais básico do que esses dois, embora ainda seja bem funcional.

Afinal, ele continua uma ótima ferramenta para organizar fluxo de caixa, emitir notas fiscais e de serviços, controlar o estoque, fazer o controle financeiro e entregar relatórios de desempenho.

Em compensação, esse programa tem a vantagem de que pode se integrar com mais de 2000 aplicativos, incluindo o Gmail, o Trello, o MailChimp, entre outros.

Além disso, o empresário pode escolher entre 3 planos: o Básico (ideal para microempresas e MEI), o Plus (para pequenas e médias empresas) e o QuickBooks Contadores.

Vale ressaltar que, por apresentar menos recursos, a assinatura deste software também é mais barata.

No entanto, é importante avaliar se ele realmente oferece todos os serviços que sua empresa precisa para uma gestão otimizada.

Gostou do artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos.

Te restou alguma dúvida? Então comente aqui e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e nas nossas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!