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Concorrentes Indiretos: aprenda a identificá-los

Diogo Oliveira - 17/06/2019 - 2 Comentário(s)

Identificar os concorrentes indiretos é importante para analisar a concorrência e assim melhorar os resultados de sua empresa.

Uma vez que conseguir maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes e ao mercado é de extrema importância nos dias de hoje.

Ou seja, é essencial que os empreendedores invistam em análises e estudos da sua concorrência tanto direta quanto indireta.

Aprenda aqui neste post o que é concorrência indireta, como identificá-la e também como utilizar isto ao seu favor.

Concorrentes indiretos, entenda

No mundo dos negócios é preciso que as empresas consigam se destacar e desenvolver estratégias de marketing que se sobressaiam no seu nicho de mercado.

Para este processo é fundamental então, conhecer os tipos de concorrência e sua influência nas atividades do negócio.

Além disso, é necessário entender que há os concorrentes diretos e os indiretos da empresa.

Existem, atualmente, dois tipos de concorrentes para o negócio:

  • Concorrência Direta: são as empresas que oferecem produtos e valores similares aos seus e, que trabalham em pontos de vendas próximos atingindo o mesmo público-alvo;
  • Concorrência Indireta: neste caso são empresas que podem oferecer produtos não tão similares, e com objetivo de atingir o mesmo público alvo do seu negócio.

Aqui será focado nas empresas que são concorrentes indiretos e em como utilizar as análises desse tipo de empresa para melhorar os seus negócios.

Um exemplo de concorrente indireto é o caso de empresas de fast-food e restaurantes tradicionais.

Por mais que as pessoas que frequentem fast-food não estejam tão interessados em restaurantes tradicionais, é essencial tentar investir em tal público.

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Como identificar os seus concorrentes?

Identificar os concorrentes é um excelente trunfo para as empresas que estão repensando suas estratégias de Marketing Digital, por exemplo.

Para identificar os seus concorrentes indiretos, o empreendedor pode realizar três passos:

1 – Mapeie o mercado

Mapear o mercado é o primeiro passo para entender e estudar os seus concorrentes, utilizando isto à favor de sua empresa.

Este mapeamento é um processo mais simples quando a empresa tem um campo de atuação menor.

No entanto, caso o negócio tenha um campo maior e área de atuação extensa, este mapeamento pode ser um processo complicado.

Para mapear o mercado você pode utilizar três técnicas:

  • Análise de concorrência

A análise de concorrência é uma pesquisa formal de mercado, onde se reúne todos os dados sobre os concorrentes.

Este processo é comumente chamado de Benchmarking onde se realiza a análise comparativa dos concorrentes.

  • Conversas informais

As conversas informais são uma excelente forma também de conhecer detalhes do seus concorrentes.

Converse com os clientes, e de forma natural questione as suas atividades de compra e relação com os comércios.

  • Pesquisa de Satisfação

Aqui é a estruturação da conversa informal que gera dados quantitativos mais confiáveis para a sua empresa.

Insira as seguintes perguntas: “Se caso a nossa empresa não existisse o que você faria?”, e: “Que empresas você tem maior costume de comprar?”.

2 – Defina os pontos fortes e pontos fracos da concorrência

Após o processo de identificação dos concorrentes, não se esqueça de separá-los em diretos e indiretos.

A partir disso e com os dados coletados, aponte os pontos fracos e fortes de cada um deles.

Com isso levantado, analise o que tais pontos têm em comum com a sua empresa e com os seus produtos e/ou serviços.

3 – Analise e confronte os resultados com a sua empresa

Cada vez que você reúne dados, é preciso confrontá-los com a realidade e assim também com a análise da concorrência.

Posicione o seu negócio frente a frente à realidade encontrada, e assim você conseguirá ter uma visão clara das melhorias possíveis.

É muito comum em estratégias de Marketing Digital, por exemplo, acompanhar Redes Sociais dos concorrentes para ter ideias e insights.

Determine a partir das análises o que sua empresa pode aproveitar para as estratégias que irão utilizar.

Não se esqueça que o objetivo não é copiar os concorrentes, mas sim potencializar as atividades da sua empresa.

Além disso, você tem que trabalhar para surpreender seus clientes e entregar verdadeiros diferenciais em relação aos seus clientes.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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