Como Trabalhar em Casa: 12 Dicas de como fazer isso de forma eficiente

Flávia Scalon - 07/02/2019 - 0 Comentário(s)

Como trabalhar em casa com eficiência? Toda pessoa que pensa em trabalhar como home office, já deve ter pensado nessa questão.

Trabalhar em casa é o desejo de muitas pessoas, mas nem todo mundo consegue pensar em uma forma de fazer isto da maneira correta.

Entenda que, qualquer negócio deve ter planejamento e organização, assim também é com o home office.

A seguir, veja algumas dicas de como trabalhar em casa e saiba como ter eficiência em seus trabalhos.

12 Dicas de como trabalhar em casa com eficiência

trabalhar em casa

A seguir, confira algumas dicas para trabalhar em casa de forma eficiente:

1- Defina um horário para trabalhar

Em primeiro lugar, é importante definir um horário de expediente, ou seja, quantas horas serão trabalhadas e em quantos dias da semana.

Sem horários estabelecidos, pode não haver produtividade, interferindo assim em todo seu planejamento.

Por isso, é bom fixar um horário para trabalhar em casa, pois, pode ajudar na organização e produtividade do dia a dia.

Verifique o momento do dia em que você é mais produtivo e distribua suas atividades, mas, sempre procure ter o tempo de descanso e relaxamento.

2- Se vista para o trabalho

Evite o pijama, isto faz com que o subconsciente esteja focado sempre na cama e não no trabalho a ser feito.

Por isso, é importante tirar o pijama e se vestir com roupas de trabalho, não precisando ser necessariamente terno e gravata ou salto alto, basta colocar uma roupa normal e confortável.

Este tópico pode parecer algo irrelevante, porém, ao acordar e colocar uma roupa para o trabalho, a mente e o corpo são estimulados.

3- Tenha um espaço de trabalho elaborado

O ambiente de trabalho é algo muito importante quando se trabalha em casa, pois, o conforto do lar pode ser uma força para o desânimo.

Para exercer o trabalho em casa, é preciso ter um espaço elaborado, assim, tal processo é feito de forma produtiva e elaborada.

Além disso, trabalhar no quarto ou na cama é um hábito que contribui com a falta de foco e organização.

Tenha um espaço bem iluminado, ventilado e livre de distrações, portanto, invista em um escritório confortável e em materiais necessários para a execução de seu trabalho.

4- Mantenha o local organizado

Manter um ambiente de trabalho organizado é quase uma obrigação quando se trabalha com home office.

Lugares mal organizados e bagunçados podem ser prejudiciais para o desenvolvimento, por isso, no fim do expediente, limpe e organize o local para o início do próximo.

5- Prepare uma lista de tarefas diárias

A preparação de uma lista de tarefas das atividades diárias devem ser executadas em todo começo de semana, assim, as atividades são feitas de forma organizada.

Mas, seja realista ao preparar essa lista, insira atividades que serão realmente cumpridas, adapte-se e priorize as tarefas de acordo com sua importância.

Algumas ferramentas de organização ajudam na priorização e otimização de sua rotina, e um exemplo de ferramenta organizacional é o Asana.

6- Informe às pessoas que você está trabalhando

Informe sua família e seus amigos sobre seu horário de trabalho, assim, você evita interrupções desnecessárias.

Explique seus horários e diga que não pode ser incomodado, para não atrapalhar seu desenvolvimento.

Portanto, peça que resolvam assuntos particulares fora do seu horário de trabalho.

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7- Afaste distrações tecnológicas

TV, celular e redes sociais são atividades que devem ser evitadas no horário de trabalho.

Isto porque, são distrações que podem atrapalhar e afetar a produtividade e concentração do seu serviço.

Portanto, procure evitar qualquer distração tecnológica em sua rotina, desligue a TV, silencie seu celular e feche as redes sociais.

Ou seja, bloqueie tudo aquilo que pode tirar a atenção de suas atividades.

8- Tenha um armazenamento em nuvem

Para a segurança de documentos, imagens, planilhas ou projetos, armazená-los em sistemas seguros, como o armazenamento em nuvem, é importantíssimo.

Dessa forma, caso seu computador tenha algum problema técnico, os arquivos ficarão a salvo em um lugar seguro.

Geralmente, sistemas de armazenamento em nuvem são acessados por meio de login e senha, assim, só a pessoa consegue acessar o local.

Como exemplo de sistemas de armazenamento em nuvem, se têm: Dropbox e Google Drive, que permitem criar arquivos, planilhas e slides.

9- Tempo para o lazer

É totalmente válido dar um descanso para o cérebro e o corpo, pois, mesmo por home office, o cansaço toma conta.

Se presenteie com momentos de descanso e se dê o luxo do lazer, pois, ainda que o trabalho seja feito de casa, é trabalho.

Leia um livro, veja as atualizações no celular ou até mesmo relaxe no sofá, ou seja, faça coisas que você gosta e que te façam bem.

Estes momentos de descanso oxigenam o cérebro e ajudam a ter mais ideias e inspirações para o restante do dia.

O importante aqui é ser disciplinado e respeitar cada momento de sua rotina, dessa forma, não há distração, por conta do tempo disponibilizado ao lazer.

10- Tenha comunicação direta com os clientes e fornecedores

Por conta de não ter um contato direto com os clientes, fornecedores ou gestores, é importante estar sempre em comunicação com os mesmos.

Programe reuniões para sugerir ideias, planejar novos passos ou para apresentar o que já foi feito, seja isso por skype, mensagens por e-mail e whatsapp ou por ligação telefônica.

Mostrar resultados e interesse no projeto é muito importante para manter clientes e sempre ter trabalho à vista.

11- Tenha metas definidas

Defina metas a curto e longo prazo, isso ajuda em sua organização tanto profissional, quanto pessoal.

Anote-as em um local visível e esteja sempre atento a elas, verificando se as mesmas já foram ou serão alcançadas.

E assim, ao longo de todo o ano, defina novas metas e novos rumos a serem seguidos em sua vida e trabalho.

12- Acredite no seu negócio

Por último, acredite no seu negócio e em sua capacidade, não desanime no primeiro problema, pois, eles ocorrem em qualquer trabalho.

Além disso, o sucesso do negócio pode demorar um pouco, mas irá acontecer, basta ter paciência, vontade e perseverança.

Busque sempre o aprimoramento de seu conhecimento e se empenhe em suas tarefas e responsabilidades.

Verifique neste artigo do Blog algumas ideias de atividades que podem ser realizadas em home office.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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