Um dos principais desafios de comerciantes e empresários é saber como ser um bom vendedor.
Técnicas de venda e de comércio são um dos pilares de sucesso do seu negócio.
É importante então, pegar algumas dicas para se tornar um bom vendedor e conseguir aumentar os resultados comerciais da empresa.
Veja neste artigo da Soften 10 dicas mostrando o que um vendedor precisa para ser bem sucedido.
1 – Conhecimento é essencial
Um dos principais fatores que faz um bom vendedor é o conhecimento não só sobre o produto.
É necessário ter conhecimento de mundo, de técnicas de linguagem e comunicação, entre tantas outras coisas.
Além disso é essencial o conhecimento sobre o mundo empresarial e o mercado em que atua.
Todo este conhecimento pode fazer com que o dia a dia do vendedor seja melhorado e facilite o sucesso da profissão.
2 – Busque todas as informações do seu público alvo
Mais um ponto em que o conhecimento faz toda a diferença, e conhecer o cliente que é um dos fatores cruciais na venda.
Ou seja, ter todas as informações possível sobre o seu público, suas necessidades e anseios fará com que a venda seja realizada de forma eficaz.
Além disto, o conhecimento sobre o cliente ajudará em outros fatores, como a empatia e a aproximação com o público.
Invista também em Rapport, que é a técnica de falar das mesmas coisas que o seu público fala.
3 – Use todas as técnicas e informações disponíveis
Nos dias de hoje, a informação se encontra na palma das mãos, não hesite em buscar ajuda.
Utilize-se de técnicas e processos de vendas bem estruturados e que deram certo no mercado.
Tais técnicas quando aplicadas à sua realidade podem ser muito eficientes e trazer bons resultados.
4 – Mostre segurança e conhecimento do negócio e do produto
Com todo o conhecimento adquirido o vendedor deve mostrar segurança, além de conseguir se posicionar como especialista.
Tal fator fará com que o cliente ganhe segurança em fechar a venda pois ele sabe que ali há um bom conhecedor do assunto.
Saber todas as qualidades, prós e contras do produto ou serviço que está sendo vendido também é essencial.
5 – Desenvolva técnicas de persuasão e empatia
Criar relacionamentos é essencial para um bom vendedor, o possível cliente precisa encontrar muito mais do que uma máquina de vendas.
Muitas vezes a venda nem será fechada no momento mas a empatia criada, fará com que aconteça o que é nomeado de follow-up.
Tal processo é o retorno do cliente após o primeiro contato, isto por conta de “n” motivos envolvidos no processo.
6 – Saiba escutar
É importante e característica essencial do bom vendedor que ele saiba ouvir o seu cliente.
Ou seja, não adianta somente possuir a plena segurança e conhecimento do que está falando e não saber ouvir o interlocutor.
Mostre ao seu possível cliente que você não está preocupado somente em fechar a venda, mas também em criar um relacionamento com ele.
7 – Eduque o cliente
Pode parecer presunção usar o termo “eduque o cliente”, contudo, é essencial saber que sim, é possível ensinar o seu cliente.
E tal ação está ligada ao processo de ir além de somente vender e ganhar dinheiro, ensine-o e mostre soluções e alternativas.
Um bom vendedor à medida que possui um conhecimento amplo sobre o campo em que atua é capaz de dar dicas expressivas para seu cliente.
8 – Trabalhe para o sucesso do cliente
Um bom vendedor ao criar um relacionamento e mostrar empatia ao seu cliente também deve auxiliar para o sucesso do mesmo.
Mostre e ensine o seu cliente a ter visão de futuro e sucesso, passe ao cliente o quanto seu produto ou serviço fará a diferença para ele.
Um bom vendedor terá papel fundamental na escolha do cliente e na decisão de compra.
9 – Preocupe-se com o pós venda
Muitos vendedores depois que finalizam o processo de vendas não se preocupam em saber como foi a experiência após a compra.
É essencial que a empresa e o vendedor trabalhe em uma estratégia de pós-venda, isso potencializará a retenção de clientes.
Tenha plena certeza e conhecimento de que o seu cliente realmente se sente realizado com a compra.
Isso também mostrará ao cliente o compromisso e profissionalismo na entrega do que está sendo vendido.
10 – Não se esqueça, entregue valor
Mais do que um processo comercial que envolve o dinheiro, o bom vendedor precisa entregar valor ao cliente.
Deixe bem claro todos os benefícios e impactos positivos que o produto ou serviço agregará para o seu cliente.
Não se esqueça o bom vendedor tem de estar bem preparado e qualificado para oferecer solução e diferencial para o cliente, seja criativo nas vendas.
Gestão comercial para um bom processo de vendas
Para o empresário que além de investir em conhecimento e formação de bons vendedores é de extrema importância adquirir um sistema de gestão.
Em especial um software com a função de gestão comercial de vendas no modelo ERP de gestão integrada.
Para isto entre em contato com a Soften Sistemas, empresa especializada em tais sistemas.
Que além de sistemas eficientes, conta com suporte técnico especializado para auxílio dos clientes.
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