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Saiba como Montar uma Distribuidora de Cosméticos de Maneira Simples

Flávia Scalon - 26/11/2019 - 0 Comentário(s)

Como Montar uma Distribuidora de Cosméticos? Essa é uma questão que já passou pela sua cabeça?

Pois saiba que os brasileiros são considerados um dos povos mais vaidosos e habilidosos quando o assunto é beleza.

Estamos em quarto lugar na classificação mundial do maior mercado consumidor de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC).

A preocupação e o cuidado com a aparência tem um impacto considerado na economia do país, sendo que este vem aumentando constantemente.

Tanto para o público feminino, quanto para o público masculino, essa noção de beleza vem abrangendo a todos os gêneros, que investem cada dia mais na beleza.

O ramo de cosméticos é excelente para investir com altos índices de lucratividade, a busca crescente por cuidados com a estética aumenta a rentabilidade desse mercado.

De forma que é esse segmento é muito atrativo para muitas pessoas na hora de investir, todavia se faz importante saber que atuar nessa área é preciso ter afinidade, para criar novidades.

Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre como montar uma distribuidora de cosmético de forma simples, confira!

Entendendo como Funciona a Distribuidora de Cosméticos

É um tipo de negócio que costuma precisar de um alto investimento inicial, por ter que trabalhar de forma direta com o fornecimento de produtos no atacado para revendedores varejistas.

Ou seja, é preciso ter uma estrutura capaz de atender com qualidade todos os seus clientes, em geral o faturamento costuma ser alto, gerando um interesse maior no público.

Para abrir uma distribuidora de cosméticos é preciso que você analise o mercado do segmento, todo negócio de sucesso começou com uma boa analise do perfil do público, do mercado e de seus concorrentes.

Outro meio também para montar uma distribuidora de cosméticos é ter um bom plano de negócios, no qual você irá criar as melhores estratégias de marketing e gestão.

Entenda como funciona um Plano de Negócios para abrir a sua Distribuidora de Cosméticos

O plano de negócios tem como finalidade proporcionar uma visão mais ampla do empreendedor sobre a empresa e o mercado no qual está se inserindo.

Ele irá detalhar a questão financeira e os recursos humanos, os quais serão decisivos para o crescimento da sua empresa.

Para elaborar um bom planejamento é preciso colocar na ponta da caneta os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinários.

Sendo indicado que você possa fazer uma pesquisa do público que irá frequentar a sua distribuidora de cosméticos.

O planejamento de negócio é realizados através das análises de funcionamento desse ramo.

E com todos os dados concretos em mãos, você poderá elaborar as melhores estratégias, aumentando as suas chances de ter sucesso.

Como Montar uma Distribuidora de Cosméticos de Maneira Simples

Após analisar e elaborar um plano de negócio, baseado no mercado de cosméticos, você poderá começar a elaborar na prática os passos essenciais para se montar uma distribuidora de cosméticos de maneira simples.

Os passos principais são:

Equipamentos e Estrutura

Uma distribuidora de cosméticos deve ter um espaço mínimo de 50m², com um local que possibilite a circulação livre dos clientes e funcionários e boa iluminação.

Deve ainda ter um espaço para vendas, com uma sala para administração que poderá ser um estoque, e caso consiga dentro das suas possibilidades, uma área de demonstração dos produtos.

Além disso, outras coisas são necessárias, como:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Mesa;
  • Cadeiras;
  • Armários;
  • Equipamentos para área de exposição e venda dos produtos;
  • Balcão para atendimento;
  • Balcão de exposição;
  • Prateleiras;
  • Gôndolas;
  • Vitrines;
  • Espelhos;
  • Check out;
  • Máquina ECF;
  • Produtos, entre outros.

Adquira produtos de qualidade, se atentando aos prazos de validade e quanto mais variedade tiver do seu produto, mais opções o seu público irá ter.

Em geral, as distribuidoras de cosméticos vendem produtos de higiene pessoal, coloração de cabelo, shampoos, maquiagem, hidratantes, perfumes e muitos outros.

É essencial que você tenha definido quais produtos serão comercializados na distribuidora.

Sendo indicado que no início se mantenha um estoque pequeno, até que você saiba quais produtos vendem mais.

Divulgação e Dicas

Um dos fatores que implicam diretamente no sucesso da sua empresa é a divulgação do seu empreendimento, o qual poderá variar de acordo com a localização e o público alvo escolhido.

A divulgação pode ser feita pelo método tradicional com panfletagem, anúncios em jornais, além de parcerias com estabelecimentos como salões de beleza.

Outro meio de divulgação é o online, atualmente esse recurso é o meio de busca de serviços e produtos, por conta das redes sociais.

Sendo assim uma excelente forma de interagir com o público com feedbacks mais rápidos.

Proporcionar um bom atendimento e a qualidade dos produtos vendidos é um meio de atrair e fidelizar o seu cliente, fazendo com que ele volte e indique seu estabelecimento para outras pessoas.

E manter por dentro das tendências também é uma forma de concorrer no mercado, pois, esse é um ramo de constante inovação.

Invista em um planejamento detalhado, estratégia de negócios, marketing e dedicação, com toda certeza sua distribuidora será um sucesso.

Documentação Necessária

Para abrir uma distribuidora de cosméticos é preciso os seguintes documentos:

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
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Tipos de Cosméticos para Vender em uma Distribuidora

Ir em uma loja e não achar uma variedade de opções de um determinado produto, é bem chato, né?

Para que a sua distribuidora atinja o maior número de público possível, é preciso que ela venda diversos produtos, somente assim, ela poderá almejar maiores lucros.

Por exemplo, produtos de cosméticos muito vendidos e que precisam de diversificação, como:

  • Maquiagens;
  • Esmaltes;
  • Cremes de pele;
  • Protetor solar;
  • Produtos para o rosto;
  • Cremes para cabelo, como, tinturas, shampoos, cremes e condicionadores, entre outros.

Esses produtos costumam ser o carro chefe do público. Mas ok, você monta uma distribuidora com uma variedade de produtos, isso já é muito bom!

Porém, melhor que isso, são os preços.

Esses devem ser competitivos para entrar no mercado de cosméticos no atacado, de forma que o mais indicado é que você compre diretamente na fonte, ou seja, compras diretas dos fabricantes.

E como fazer isso?

Simples, compre um cosmético e simplesmente olhe a embalagem e as suas informações de contato do fabricante, após, entre em contato direto para comprar com o mesmo.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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