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Aprenda de Forma Simples Como Montar um Funil de Vendas

Flávia Scalon - 25/06/2019 - 0 Comentário(s)

Todo empreendedor quer ter suas vendas alavancadas em pouco tempo, para isso, é preciso saber Como Montar um Funil de Vendas.

Isto porque, com este processo é possível ter uma organização com etapas de vendas a serem executadas do inicio ao fim.

Ou seja, o funil representa toda a jornada de compras dos clientes, se tornando o centro de tudo.

Por isso, acompanhe este texto e saiba tudo sobre o funil de vendas, principalmente como montar um.

Primeiro de tudo, entenda o que é um Funil de Vendas

Funil de Vendas é o método estratégico de toda a jornada de um cliente em potencial, que é acompanhado desde o primeiro contato até o fim da venda.

Isto é, ele é um processo que representa todo o caminho que o consumidor faz até a concretização de uma compra.

O mesmo, é formado por algumas etapas e seu objetivo é acompanhar e dar suporte na jornada de compra do cliente.

Até porque, o momento da compra ocorre em várias fases, ou seja, o cliente passa por vários momentos durante uma compra.

E são estas etapas que mostram o quão perto de concretizar a compra o cliente está, por isso, é preciso que a empresa acompanhe e forme todo o funil.

Seu funcionamento é da seguinte maneira: o cliente tem o primeiro contato com a marca, produto ou serviço quando ouve falar sobre ela.

Logo, ele faz a pesquisa sobre a marca em questão e se a mesma é interessante a ele.

A compra é concretizada e o cliente recomenda a marca ou produto à outras pessoas, após a verificação da qualidade.

Portanto, todos esse momentos são divididos em algumas etapas, que a seguir serão descritas, continue a leitura.

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Benefícios principais de um Funil de Vendas

  • Perspectiva de bons resultados;
  • Gestão mais otimizada;
  • Produtividade dobrada;
  • Melhores e maiores oportunidades;
  • Maior feedback dos clientes.

Etapas de um Funil de Vendas

Existem algumas etapas a serem seguidas em um Funil de Vendas, entenda cada uma delas, a seguir:

Topo de Funil

O Topo de Funil é a etapa do conhecimento, ou seja, é a chamada ‘etapa da consciência do produto’.

Nesta etapa do ToFu (Top Of The Funnel), o possível cliente descobre suas necessidades e/ou problemas.

Isto é, ele não busca por nenhum produto ou serviço do tipo, mas, acaba descobrindo, tem o primeiro contato e procura mais informações sobre.

Dessa forma, é preciso que a empresa disponibilize materiais para o público alvo, pois, apenas assim um possível cliente verificará a precisão que o produto faz em sua vida.

Portanto, essa é a etapa em que os possíveis clientes chegam até a sua empresa, por isso, apareça aos olhos do público e insira pessoas em seu funil.

Meio de Funil

O Meio de Funil é a etapa para o reconhecimento do problema, que também é conhecida como MoFu (Middle of the Funnel).

Nesta fase, o possível cliente já entendeu qual o seu problema e as suas necessidades, por isso, ele irá procurar resolver todos eles.

Portanto, é papel da empresa apresentar formas de ajudar este cliente, seja com qualquer solução, como dicas ou técnicas específicas

Ou seja, o Meio de Funil é a etapa em que estes possíveis clientes (leads) já forneceram alguma informação ao acessar algum conteúdo da empresa.

Por isso, é importante trabalhar para amadurecer estes leads e torná-los qualificados.

Porém, evite tentar vender a todo custo, ao invés disso, além da compra, ofereça boas alternativas a eles, dessa forma, há mais possibilidade de chegarem à última etapa.

Fundo de Funil

O Fundo de Funil ou Bofu (Bottom Of the Funnel) é a etapa da decisão da compra, isto é, o momento em que o cliente decide se finaliza a compra ou não.

Portanto, é a etapa de lidar com os leads de marketing qualificados ou Marketing Qualified Leads (MQLs).

Além disso, aqui os potenciais clientes já passaram por todos os processos de educação e desenvolvimento.

O lead (cliente em potencial) já sabe de seus problemas e necessidades e entende que não poderá resolvê-los sozinho.

Ele procurará uma empresa de qualidade para ajudar no processo e a sua empresa já é referência para ele, pois, o mesmo pesquisou e recebeu seus materiais.

Por isso, é neste momento que a empresa deve mostrar seu serviço e deve se revelar a melhor opção ao lead.

E para que haja fechamento do Funil de Vendas, é preciso que a pessoa realize e concretize a compra, ou seja, transforme-se em cliente.

Como montar um Funil de Vendas?

Para montar um Funil de Vendas e conseguir novos clientes, é fundamental seguir alguns passos, juntamente com estratégias de marketing.

  • Faça um mapeamento da jornada de compras do cliente
  • Faça a definição de milestones
  • Defina também todas as etapas
  • Invista em Marketing e Vendas qualificadas

Veja com funciona a jornada do consumidor na imagem abaixo:

JORNADA DO CONSUMIDOR

Como montar um Funil de Vendas de forma simples e qualificada? Veja o passo a passo abaixo:

Determine e comece o topo do seu funil

O Topo de Funil é a primeira experiência do cliente com a empresa, ou seja, o primeiro contato.

Por isso, é importante proporcionar uma boa impressão nesta experiência do mesmo, seja de forma online ou não.

Portanto, determine como este possível cliente irá ter um primeiro contato com sua empresa e entrar no funil.

Quando a empresa está presente na internet, é possível impactar as pessoas com materiais onlines, como e-books, planilhas, e-mails, ofertas e etc.

Já os clientes offline, é possível impactá-los com ligações, flyers, cases de sucesso ou qualquer informação que faça sentido.

É importante conhecer o mercado e verificar o que a concorrência anda fazendo e dessa forma montar um funil de vendas eficaz e qualificado.

Escolha um foco e saiba onde inserir o marketing e as vendas

É preciso seguir com todos os passos do funil de vendas, por isso, é bom trabalhar e ter um foco em questão.

Isto é, a empresa precisa verificar o que é importante para seus negócios, se é preciso preparar bem seus possíveis clientes nas primeiras etapas ou investir mais a fundo na última etapa.

Mas, independente disso, o importante aqui é fazer o cliente avançar em todas as etapas.

Por isto, é hora de investir no marketing e ter uma equipe de vendas bem definida e organizada.

O marketing deve ter foco em mostrar ao cliente os benefícios da empresa, oferecendo coisas que o mesmo precisa para resolver seus problemas, ou seja, ajudá-lo.

E a equipe de vendas deve guiar este cliente de forma elaborada e eficiente, para no fim, o mesmo fechar o negócio.

Não apresse seus clientes, mova-os no tempo correto

Nesse momento é preciso paciência e boas estratégias de vendas e envolvimento, pois, é o momento crucial para tornar o possível lead em cliente.

É preciso dar tempo ao cliente, pois, é uma decisão importante ao mesmo, que irá decidir o melhor caminho para suas necessidades.

Portanto, dê espaço ao mesmo, mas não o esqueça, apenas mova o cliente no momento correto.

Estruture com a equipe comercial e de marketing todo o fluxo do funil, e tenha estratégias para todas as etapas.

No fim, quando for o momento de decisão, a equipe toda saberá como agir e guiar o cliente.

Lembre-se de oferecer um diferencial que ‘encha os olhos’ dos clientes, que prove que seu produto e/ou serviço é o melhor do mercado.

Portanto, seu Funil de Vendas deve ser bem feito e ter todas as etapas seguidas corretamente, apenas com qualidade seus leads virarão clientes qualificados.

Invista em ferramentas para uma gestão de vendas qualificada

Para controlar ainda mais as vendas de seu negócio, além de um Funil de Vendas bem estruturado, é importante investir em ferramentas automatizadas e completas.

Como os aplicativos da Soften Sistemas, que permitem integração e simplicidade em suas funções.

Tanto o Soften Siem (desktop) quanto o GerencieAqui (online), são sistemas funcionais e precisos, com diversos módulos fiscais e gerenciais.

Sendo possível organizar e controlar todos os processos de venda feitos na empresa, como orçamentos, pedidos, relatórios, etc.

E tudo isto somado a implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado, entre outras vantagens.

Não perca tempo, invista em um sistema de vendas e tenha controle e otimização em todos os processos.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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