Como Fazer Anúncio no Instagram: Anuncie e faça sua empresa bombar
Diogo Oliveira - 27/05/2019 - 0 Comentário(s)
Saber como fazer anúncio no Instagram é essencial para todo e qualquer tipo de empresa no dia de hoje.
Isto porque, a rede social que pertence ao grupo do Facebook possui cerca de 500 milhões de usuários ativos diariamente.
Seu modelo diferenciado de postagem, tanto no feed como no Instagram Stories, tem atraído cada vez mais usuários.
Por esse motivo, é importante que as empresas conheçam as ferramentas de negócios e anúncios para atingir o seu público.
Um pouco sobre o Instagram
O Instagram foi criado por Kevin Systrom (que nasceu no Brasil) e Mike Krieger, em 2010.
Hoje, a Rede Social faz parte do grupo de empresas de Mark Zuckerberg que engloba por exemplo, Facebook e Whatsapp.
A ideia inovadora chamou a atenção logo de cara por trabalhar oferecendo um feed com fotos e posteriormente videos.
A proposta é para que o visual seja o atrativo do feed, assim como do Stories, adicionado posteriormente à rede.
Atualmente, o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente na plataforma.
Com essa grande leva de usuários, a rede social começou a se tornar uma excelente plataforma de negócios, assim como o Facebook.
Mesmo com certa resistência, em 2015 a plataforma recebe a função de Instagram Ads, que permite posts patrocinados no feed.
A ideia é para que assim como os anúncios do Facebook, as empresas possam impactar seu público e assim utilizar a plataforma para fazerem bons negócios.
Requisitos e especificações para anunciar no Instagram
Antes de saber passo a passo como fazer para anunciar no Instagram, é preciso conhecer alguns requisitos e especificações para o processo.
A sua conta do Instagram precisa estar configurada como Perfil Comercial e vinculado à Página do Facebook.
Isto porque, o processo de criação deve ser realizado pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Por mais que o usuário tenha a opção de impulsionar publicações dentro do próprio Instagram, esta não é a estratégia mais recomendada para criar anúncios.
É preciso também que a empresa tenha claro alguns elementos essenciais para estratégias de Marketing Digital.
Ou seja, é preciso saber o público alvo, o objetivo da campanha ou conjunto de anúncios, assim como orçamento e outros elementos essenciais.
Pense também nos formatos, atualmente é possível fazer anúncios de fotos e vídeos, tanto no feed como no stories.
Contudo, é preciso ficar atento aos tamanhos permitidos:
- Para o Feed: o tamanho recomendável é o quadrado de 1080x1080px, contudo, pode ser também retangular de 1200x628px, sendo no máximo de 30MB;
- Para os stories: o único tamanho permitido para o Stories é o 1080X1920px;
- Vídeos: Deve durar no máximo 120 segundos, não devendo passar de 15 segundos, e o arquivo não pode ter mais de 4GB.
Lembrando que, texto nas imagens não podem tomar mais de 20% do espaço e o formato de carrossel permite até 10 fotos, todas quadradas.
Como fazer Anúncio no Instagram: Passo a Passo
Para criar um anúncio no Instagram, antes de tudo, é preciso acessar o Gerenciador de Negócios do Facebook e vincular a sua conta com a Página.
Após essa vinculação, agora é hora de criar o anúncio para o seu Instagram e para isto, você pode escolher entre a Criação Guiada e a Criação Rápida.
A primeira forma (criação guiada) é para as pessoas que estão iniciando agora nas ferramentas de anúncio do Facebook.
Já, o método de Criação Rápida é mais recomendável pra quem já está familiarizado com as Redes Sociais e as suas ferramentas.
Neste manual será apresentada a Criação Guiada, basta acompanhá-lo e você já vai poder criar seus anúncios.
1 – Defina o objetivo
O primeiro passo para criar o anúncio, é definir o objetivo de acordo com a lista apresentada.
Os únicos objetivos que conseguem direcionar os anúncios para o Instagram, são os seguintes:
- Reconhecimento de Marca;
- Alcance;
- Tráfego (cliques no site ou loja e para o aplicativo);
- Instalações;
- Envolvimento;
- Visualizações do vídeo;
- Conversões (para o site ou aplicativo).
Tenha atenção, pois, alguns objetivos podem aparecer de outras formas no momento da criação de sua propaganda.
3 – Dê nome à sua campanha
Depois de definir o objetivo do anúncio, será solicitado que se insira o nome da campanha criada.
Este passo é importante para o acompanhamento, principalmente se depois for criar novas campanhas e anúncios.
4 – Defina o público
Após dar um nome para a sua campanha chegou o momento de especificar o público alvo que deseja atingir.
Lembrando que de acordo com o público já previamente definido, você pode escolher entre dados demográficos, gêneros, interesses, entre outros.
5 – Orçamento e Programação
Escolha o orçamento que será investido e a programação para a veiculação de sua propaganda.
6 – Otimização e Estratégias de Lances
Depois, se tem a opção de otimizar os lances para manuais, assim como escolher o lance máximo.
7 – Nome do conjunto de anúncios
Pode ser selecionado um nome padrão para o conjunto de anúncios, ou se pode definir um próprio.
8 – Formato do anúncio
Identifique neste passo o criativo que será utilizado para o seu anúncio, se é uma foto, vídeo, carrossel, stories ou todos.
9 – Criativo
Aqui deve ser escolhida uma página do Facebook para representar sua empresa no feed de notícias.
10 – Adicione a conta do Instagram
Se caso não tiver vinculado à conta do Instagram, pode ser selecionada a conta e configurá-la nesta etapa.
É possível também que a conta da página represente a empresa no Instagram, caso não haja a conta na rede social.
11 – Detalhes do Anúncio
Insira o Título, Texto, Botão de Chamada para a ação, clique em Mostrar Opções Avançadas para obter maiores informações dos criativos.
As opções de criativos podem variar de acordo com o objetivo definido para o anúncio.
12 – Posicionamento
Logo abaixo da prévia do anúncio, surgirá os posicionamentos do mesmo, isto é, a lista aparecerá com todos selecionados.
É preciso olhar e escolher o que melhor se adeque ao seu público, de acordo com o objetivo.
Além disso, você pode escolher aqui exibir o anúncio somente no Instagram, contudo, o recomendável é que a veiculação seja paralela com o Facebook.
13 – Confirme o anúncio
Com todos os passos realizados, basta clicar em Confirmar que o seu anúncio será enviado para aprovação.
Veja o passo a passo com prints de exemplo no fórum do Facebook.
Dicas adicionais para a criação de anúncios
Além de seguir o passo a passo, utilize algumas dicas adicionais para a criação dos seus anúncios.
Use hashtags ao seu favor, assim como nas publicações de alcance orgânico, pense naquelas que dialogam com o seu negócio.
Conheça o seu público alvo para que você possa criar uma comunicação direta com os mesmos.
Use material de qualidade, varie os formatos e não se esqueça de acompanhar de perto a sua campanha.
Além disso, siga as dicas da Soften para ganhar seguidores no Instagram.

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