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Como expandir o seu site através de técnicas de SEO

Diogo Oliveira - 19/07/2019 - 0 Comentário(s)

Dentro da internet, cada dia mais vão surgindo sites que publicam uma série de conteúdos sobre os mais variados assuntos.

No caso de empresas, pode-se dizer que novos concorrentes estão aparecendo constantemente buscando ocupar um espaço dentro do mundo virtual e, consequentemente, do mercado. 

Isso quer dizer que as empresas da atualidade precisam estar sempre se posicionando à frente de seus concorrentes, procurando um destaque sempre maior para ampliar a sua rede de contatos por meio do marketing digital.

Tal área do marketing é conhecida por ser aplicável em praticamente qualquer segmento de mercado, desde lojas que trabalham com caixa de papelão sob medida até empresas que produzem acessórios para guincho plataforma.

Nesse sentido, o texto irá abordar a importância das técnicas de SEO para a visibilidade do site de empresas, bem como as suas vantagens, suas estratégias principais, entre outras informações.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization ou em português, “otimização de mecanismos de buscas) pode ser definido como sendo um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar ou até mesmo potencializar a maneira como um site se posiciona dentro das páginas de busca como o Google, Bing ou Yahoo, no momento em que uma pessoa faz uma pesquisa.

Isso quer dizer que as técnicas de SEO possuem o intuito de aumentar o alcance dos conteúdos que um site publica.

A importância das estratégias de SEO se dá pelo fato de que, dentre os quase um bilhão de websites que existem dentro da internet, existe uma demanda de mais de 4 bilhões de usuários, demonstrando que há um número de grande informações que podem ser acessados. 

Com isso, as ferramentas de busca atuam como se fossem robôs automatizados, responsáveis por verificar toda a internet e categorizando todas as informações disponíveis para consulta. 

Essa categorização é feita por meio de algoritmos específicos que relacionam páginas com determinados termos ou temas, dependendo apenas da pesquisa feita pelo usuário.

Isso quer dizer que aquilo que um internauta deseja provavelmente pode ser encontrado.

Assim, as técnicas de SEO podem ser divididas em dois tipos: On-Page e Off-Page.

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Os fatores On-Page

Estes, como o seu nome já indica, são referentes a fatores que estão situados dentro da página que está sendo trabalhada.

Com isso, a aplicação desses itens pode ser de grande importância para a evidência ou não de um site dentro dos buscadores.

Dentre tais fatores, pode-se citar:

  • O título das páginas;
  • As palavras-chave;
  • O nome do site;
  • A quantidade de caracteres;
  • As meta tags;
  • O domínio;
  • E o URL do arquivo.

As meta tags é o nome dado aos comandos que buscam descrever o conteúdo que uma página possui para os mecanismos de busca.

Isso significa que as meta tags fazem parte da programação de um site e veiculam dados, tais como o título ou uma breve descrição do que será abordado dentro de uma página para programas externos. 

Assim, por exemplo, o site de uma empresa que realiza manutenção de empilhadeira pode possuir uma descrição do que consiste esse tipo de serviço, facilitando que as páginas sejam mais encontradas.

Dessa forma, tais tags podem manter um blog ou um site bem qualificados dentro dos buscadores.

Os fatores Off-Page

Estes, ao contrário do que foi descrito anteriormente, referem-se aos fatores que não estão relacionados diretamente a um site, mas sim relativos à otimização do funcionamento dele fora das páginas.

Portanto, existem certos fatores de relevância que merecem ser destacados, tais como:

  • A quantidade de links para a entrada em um site;
  • A popularidade que tais links possuem dentro do universo digital;
  • A qualidade desses links;
  • Qual é a relação entre os conteúdos do site.

Diferenças entre resultados orgânicos e patrocinados

É válido frisar que as técnicas de SEO podem ser aplicadas apenas para resultados orgânicos.

Ou seja, todos os conteúdos que são ranqueados e categorizados sem fazer utilização de estratégias pagas das ferramentas de busca. 

Portanto, quando uma empresa investe em publicidade para o Google, por exemplo, ela ganha um espaço especial no topo de uma página de pesquisa. 

Esse é o caso de empresas de sistema de automação comercial que investem dinheiro para aparecerem em primeiro lugar quando uma pessoa pesquisa sobre “automação comercial”.

A importância das palavras-chave

As palavras-chave, também chamadas de keywords ou KW, possuem um papel fundamental dentre as técnicas de SEO.

Elas buscam, de alguma maneira, resumir o que as pessoas desejam saber e procurar dentro da internet. 

Por isso, para definir as palavras-chave que são utilizadas em um site para que as pessoas o encontrem, é preciso ter um conhecimento muito profundo sobre o conteúdo do site, bem como as formas como os usuários procuram por ele. 

Assim, as keywords são os termos principais usados pelas pessoas para encontrar um conteúdo específico.

Portanto, torna-se muito importante que o conteúdo de um site mostre quais são as dicas para se realizar uma pesquisa. 

Com isso, uma empresa que produz tenda inflável, por exemplo, precisa utilizar palavras-chave relacionadas com os conceitos de tendas e as suas aplicações, como festas, aniversários, entre outras.

Dessa forma, uma ótima forma de atrair pessoas para o conteúdo de um site é integrar as palavras-chave dentro de textos.

Contudo, é importante que elas não apareçam de uma maneira explícita, mas sim relacionadas com outras palavras utilizadas pelos leitores de um conteúdo.

Como montar as palavras-chave de um site

Para se bolar as keywords que deverão ser implementadas dentro do site, é preciso entender qual é o comportamento dos consumidores daquele conteúdo.

Assim, recomenda-se a definição de uma persona, ou seja, criar um perfil fictício de público ideal que consome um determinado conteúdo.

Isso pode ser uma grande vantagem para um site, tanto para a elaboração de keywords direcionadas corretamente quanto para o desenvolvimento de estratégias focadas nessa persona, a qual irá representar os interesses do público que consome os conteúdos de um site.

Portanto, a persona agrega a si certas características que não costumam ser abrangidas pelo público-alvo (como idade dos consumidores, classe social, localização geográfica, entre outros fatores).

Com isso, a persona é, além das informações do público-alvo, constituída por:

  • Gostos das pessoas;
  • Seus sonhos;
  • O que gostam de fazer no tempo livre;
  • Com o que elas trabalham;
  • Quais são os seus sites mais frequentados.

Para exemplificar isso, podemos pensar no caso do site de uma empresa que vende peças para tratores, cuja persona pode ser:

Persona: José. Possui 59 anos de idade. É um agricultor médio em ascensão. Entre as atividades que gosta de praticar, José aprecia novas tecnologias e estuda bastante sobre elas.

Costuma fazer compras pelo celular ou pelo seu notebook e procura sempre aplicar ferramentas tecnológicas dentro da sua fazenda.

Por isso, possui grandes chances de realizar a compra de peças para um trator avançado que adquiriu há um tempo.

Dessa maneira, pode-se pensar em palavras-chave que consigam atrair essa determinada persona para um site específico.

Um administrador de sites e de blogs pode fazer uma lista de palavras que podem ser relevantes para a sua página.

Após isso, é necessário fazer testes para que a capacidade de atração das keywords seja comprovada ou não.

Algumas dicas podem ser consideradas para que pessoas não utilizem as palavras-chave de uma maneira errada.

Isso porque, após diversas atualizações dos algoritmos do Google, tornou-se fundamental que as keywords sejam usadas adequadamente. 

Ou seja, usar repetidas vezes uma mesma palavra-chave não fará um site receber mais destaque ou não.

Além disso, é recomendado que as keywords sejam escritas da maneira mais natural possível. 

Para tal, pode-se optar por utilizar mais vezes, por exemplo, uma palavra-chave como “portaria remota na região de São Paulo” do que “portaria remota SP”.

Essas práticas melhoram a experiência dos leitores, os quais usufruem de uma leitura mais agradável, dinâmica e fluida.

Dessa forma, as empresas que se posicionam de uma maneira correta dentro da internet possuem mais chances de se destacarem no mundo virtual e de ampliarem o seu domínio do mercado perante os concorrentes.

É importante sempre ter em mente que as estratégias de SEO são válidas para qualquer tipo de empreendimento, como é o caso de uma empresa que realiza serviços de limpeza de cisterna.

Nesse sentido, tendo em vista as informações abordadas acima, percebe-se que é indispensável fazer uso de técnicas de SEO caso alguém possua um blog ou um site.

Essas estratégias são essenciais para aumentar o lucro de empresas, as quais, ao receberem maior visibilidade em seus sites, conquistam uma maior proximidade dos seus clientes, resultando em compras e lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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