Aprenda como calcular o Markup através de uma fórmula simples
Diogo Oliveira - 15/08/2018 - 9 Comentário(s)
Saber como calcular o Markup dos seus produtos ou serviços é um excelente caminho para o bom rendimento do negócio.
Isto porque, por meio dele é possível realizar a precificação de forma realista e de uma maneira que permita cobrir todos os custos e despesas.
Além disto, tal índice permite uma melhor projeção de lucros e ganhos a partir da venda de tal produto ou serviço.
Acompanhe este artigo da Soften e aprenda uma fórmula simples de calcular o Markup.
O que é o Markup?
Markup é um termo do mundo econômico que representa um índice utilizado para calcular o preço de venda de um produto ou serviço.
Por meio deste índice é possível chegar a um preço final de venda que seja possível cobrir todas as despesas e custos referentes ao produto ou serviço.
Tal técnica possibilita um cálculo rápido e simplificado do preço de venda, que consiga além de cobrir os custos, gerar o lucro desejado.
O Markup é uma excelente ferramenta de precificação que se baseia nos custos de produção e compra da mercadoria ou do serviço.
Sem contar que oferece praticidade e facilidade para o cálculo, podendo usar até mais que um índice para os cálculos.
Objetivo e benefícios do Markup
O objetivo principal de utilizar o Markup é poder precificar o seu produto e/ou serviço de maneira que sejam sanadas todas as necessidades do negócio.
Ou seja, o preço de venda é definido de maneira que cubra todos os custos e despesas para aquisição ou produção de seu serviço ou produto.
O seu principal benefício está diretamente relacionado ao seu objetivo principal.
Dessa forma o cálculo do Markup possibilita maior segurança sobre a venda, sabendo que o retorno financeiro será positivo para a empresa.
Além de garantir a cobertura de custos e despesas, há a melhor organização de políticas de descontos dentro do negócio.
Isto porque, sabe-se qual a margem de valor que deve ser mantida para sanar as necessidades da empresa.
Desta forma, a equipe comercial tem bem claro em mente até onde pode chegar quando houver a necessidade de descontos para possíveis clientes.
Veja no vídeo abaixo maiores informações sobre como realizar o cálculo do Markup:
Processo de cálculo do Markup
Para realizar o cálculo do índice de Markup a ser aplicado na precificação, é preciso conhecer os seguintes elementos:
- Despesas Fixas (DF), que não são diretamente ligados ao produto ou serviço, como despesas administrativas, financeiras, e etc.
- Despesas Variáveis (DV), são aquelas ligadas diretamente ao processo de venda, como Impostos sobre o produto, Comissões, etc
- Margem de Lucro Presumida (MLP), que é a margem de lucro esperada sobre a venda do produto.
A partir desses três indicadores é calculado o índice markup, que segue a seguinte fórmula de cálculo:
100/[100-(DF+DV+MLP)]
Na seguinte fórmula, 100 representa o percentual do valor unitário do produto a ser aplicado o Markup.
DF, são as despesas fixas, DV, as despesas variáveis e MLP a Margem de Lucro Presumida e todos os dados devem ser apresentados em porcentagem.
Com o cálculo realizado será descoberto o índice do Markup. O valor encontrado deverá ser multiplicado com o valor de custo unitário do produto ou serviço.
Índice Markup x Preço de Custo unitário
Exemplo de cálculo de Markup
Para clarificar ainda mais o cálculo e mostrar o quanto é simples, vamos a um exemplo:
Um produto tem o valor de compra de R$ 70,00, uma porcentagem de Despesas Fixas de 15%, de Despesas Variáveis de 10% e Margem de Lucro Presumida de 30%.
Com esses números em mãos é o momento de fazermos a conta do Markup.
Primeiro, para chegar ao índice do Markup, aplicamos a fórmula usando DF, DV e MLP e no final, multiplica-se o valor de preço de custo pelo Markup.
100/[100-(15+10+30)]
100/(100-55)
100/45
Markup = 2,2
Preço de Custo R$ 70,00 x 2,2 Markup = R$ 154,00
Para que o seu produto possa atender a demanda de custos e despesas então ele deverá ser vendido por R$ 154,00.
Margem de Contribuição
Realizou as vendas, pagou todos os custos referentes à produção/aquisição e aos impostos?
Agora é o momento de saber se realmente o preço de venda do seu produto/serviço está sendo capaz de manter a boa saúde financeira do seu negócio.
Para isto aplique o cálculo de Margem de Contribuição sobre o total de vendas da empresa.
Seu diferencial se dá por que é aplicado sobre a quantidade total de vendas e não sobre o valor unitário.
A fórmula de Margem de Contribuição é a seguinte:
MC = Valor de Vendas – (CV + DV)
CV são os custos variáveis referentes à produção aquisição, e DV as despesas variáveis referente a impostos e comissões.
Exemplo:
Para o nosso exemplo, vamos seguir o já mencionado produto acima, vendido a R$ 70,00 e suponhamos que tenha sido vendido umas 300 unidades.
As Despesas Variáveis são 10%, transformando em valor real temos R$ 7,00, e o nosso Custo Variável neste caso é de R$ 30,00, agora vamos aplicar na fórmula.
MC = 70 – (30 + 7)
MC = 70 – 37
MC = R$ 33,00
Suponhamos que haja um total de R$ 7.500,00 de despesas fixas na empresa.
Multiplicando o total vendido: 300 unidades, com a MC: R$ 33,00, teremos um total de R$ 9.900,00.
Isto demonstra que a empresa está indo bem por que houve um resultado positivo de R$ 2.400,00.
Markup X Margem de Contribuição
O Markup e a Margem de Contribuição, à medida que caminham juntos, apresentam objetivos distintos.
O primeiro destina-se ao processo de precificação e gestão comercial da empresa.
Para que as mesmas possam suprir de maneira positiva as necessidades gerenciais do negócio.
Já o segundo tem melhor aplicação no processo de gestão e análise financeira.
Principalmente para análises de resultados e verificação de resultados das vendas.
Algumas dicas essenciais
É importante que se tenha informações precisas de ambas as despesas: as fixas e variáveis, para que o resultado seja realístico.
Faça todos as cálculos dos custos e despesas para produção e distribuição dos seus produtos ou serviços, pois os mesmos devem entrar na conta.
É importante dizer que a Margem de Lucro Presumida não deve ser maior que 100% para que o preço de venda não seja muito alto.
Mais do que se preocupar em sanar as necessidades é preciso também seguir as tendências e preços de mercado.
E não se esqueça de investir em uma boa gestão financeira para que todas as contas estejam em dia.
E além disto, para que se mantenha o Capital de Giro positivo para a sua empresa.
Controle suas vendas e a saúde financeira de sua empresa
Para que os processos comerciais e o controle financeiro seja bem estruturado e eficiente, invista na automatização dos mesmos.
E para isto, invista em um software de gestão ERP da Soften Sistemas, que trabalha gerindo ambas as áreas empresariais de forma integrada.
Além de possuírem funcionalidades e sistemas eficientes, a Soften conta com um suporte técnico de qualidade para auxílio do cliente.
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Tem alguma sugestão ou dúvida? deixe seu comentário abaixo que a Soften lhe responderá.
Tenho dois produtos com peso diferente como utilizar o markup neste caso?
Ex um produto muito trabalhado e um produto menos trabalhado.
Olá Max,
O cálculo do Markup sempre deve ser feito baseado na fórmula que está presente no texto, então o peso e os produtos que saem mais ou menos, é você quem deve verificar, porque é preciso ver o quanto você tem de custo com esse produto, ai deve aplicar a fórmula e assim ver se vale ou não a pena, pois ai será preciso que você verifique quanto você tem que colocar em cima para cobrir os custos e dessa forma conseguir fazer este produto rodar no mercado.
Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida contate-nos novamente.
Tenho uma questão…Se a soma das despesas formadoras do mark-up inclusive a margem desejada ultrapassam os 100% como fazer o calculo do mark-up?
Por favor, responda pelo e-mail
Desde já meu muito obrigado
Olá Marcos,
Você deve aplicar o percentual em cima do cálculo do Markup, ou seja, no mínimo será necessário uma margem de 1005 em cima do valor de custo.
Para que você não tenha que colocar um índice muito alto, o mais recomendável é que se busque produtos com margem de custo mais baixa possível.
Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida contate-nos novamente.
Bom dia! Obrigada pelos ensinamentos referentes ao markup. Simples mesmo. Porém tendo as despesas fixas e variáveis como calculo o percentual delas para colocar na fórmula do markup?
Uma dúvida, como cálculo a porcentagem das minhas despesas (fixas e variáveis)?
Olá Rossivaldo,
Se entendemos a sua questão, a porcentagem de despesas é calculado em contraponto ao faturamento do seu mês.
Por esse víeis chegamos a conclusão de que a porcentagem também é variável de acordo com o faturamento no mês.
Em um exemplo claro, você aplica uma regra de três:
Faturamento = 100%
Despesas = X
Dessa forma você achará o valor percentual de despesas da empresa.
Agora se você deseja um dado mais detalhado, como uma média anual, o recomendável é que você busque um auxílio contábil.
Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida contate-nos novamente.
Olá, tenho uma dúvida. Vc diz que “a porcentagem de despesas é calculado em contraponto ao faturamento do seu mês” – mas e quando ainda não se tem nenhum faturamento? Por exemplo, quando vc está ainda na fase inicial de planejamento do negócio e vc só conhece os custos fixos e variáveis que vai ter quando abrir a empresa (tipo, vou gastar tanto comprando tal produto, tanto com aluguel, contador, imposto, etc). Ou seja, vc vai abrir e precisa ter seus preços definidos, mas ainda não vendeu nada. Como se faz pra achar o percentual dessas despesas fixas e variáveis nesse caso? Grata desde já!
Olá Ana,
As porcentagens de Despesas Fixas, Variáveis e afins você pode usar uma variável ou aproximação para calcular o Markup dos seus produtos.
Neste caso você precisa de um auxílio contábil neste processo, pois, estes números serão referentes ao planejamento feito para sua empresa, ou seja, o que você espera lucrar ou ganhar no primeiro mês, para poder achar a porcentagem de Despesas por produto.
Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida contate-nos novamente