Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Como Calcular Margem Líquida? Saiba Agora

Flávia Scalon - 23/09/2019 - 0 Comentário(s)

Já quis saber como calcular Margem Líquida? Saiba que ela é utilizada como um importante indicador, identificando formas internas de administração de gastos possivelmente excessivos.

Com essa ferramenta é possível analisar se o custo da produção é menor que o valor do produto e se é preciso recalcular o custo da produção para se ter lucro.

A margem líquida é essencial para qualquer empresa por ser um fator que otimiza o desempenho do negócio.

Para gerir uma empresa de forma efetiva é fundamental utilizar indicadores, entre eles a margem líquida, um índice é calculado por base no lucro líquido e a margem líquida.

O Que é a Margem Líquida?

A margem líquida é o indicador financeiro que possibilita a análise da situação financeira da empresa de forma interna com a porcentagem de lucro em relação às receitas, utilizando o demonstrativo de resultados trimestrais.

O conceito de margem líquida a considera como um índice de lucratividade que determina a saúde financeira de um empreendimento, aumentando o potencial econômico e financeiro do negócio.

Sendo um índice muito utilizado pelos gestores com a principal finalidade de evitar falhas e riscos desnecessários, além de permitir uma tomada de decisão mais efetiva.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Margem Líquida na Prática

Para a empresa, a margem de lucro líquido é o resultado do lucro líquido da mesma pela receita líquida com as deduções dos impostos e tributos.

Significando o resultado líquido das suas vendas em determinado período de tempo, funcionando como uma métrica financeira ligada com o nível de rentabilidade da empresa.

Na prática, a margem líquida utiliza, por exemplo, um número menor que 1, que se multiplica na proporção por 100 para resultar a porcentagem deste valor.

Lembrando que os dados para o cálculo deverão ser fornecidos por todas as empresas de capital aberto em seus demonstrativos de resultado com o resultado do cálculo dessa porcentagem.

O investidor pode concluir, ou não, se a empresa possui um sistema de produção viável e compatível com os objetivos da própria.

Esse indicador possibilita que a empresa tenha um resumo do custo de produção e valor do produto.

A margem líquida ainda pode prever quanto à competição no mercado, esclarecendo a situação das empresas de determinados setores específicos contra outros setores.

Margem Líquida X Margem Bruta

É de suma importância que a empresa e o gestor não confundam, na hora da prática da gestão financeira, a margem líquida com a margem bruta.

São índices diferentes, por exemplo, a margem bruta é um indicador de retorno de vendas, sendo calculada através da subtração dos custos das mercadorias vendidas e serviços prestados ao total das vendas efetuadas.

E a margem bruta seria um índice que calcula o maior lucro das vendas, porém, não do lucro total do empreendimento.

Outra divergência é que a margem líquida, pode ser considerada através do valor que resta aos sócios da empresa ou do fundo de investimentos dos valores obtidos da venda dos produtos/serviços.

Ficando evidente que a margem esclarece quanto ao lucro líquido de cada unidade de venda da empresa ou do lucro líquido obtido de determinado período.

Assim, quanto maior a margem líquida, maior é a sobra que a empresa terá após o recebimento das vendas e a retirada de todas as taxas e deduções.

Cálculo da Margem Líquida

Após esclarecermos o que é, como funciona e para que serve a margem líquida, vamos ao cálculo da margem de lucro líquido.

Importante pontuar que o cálculo da margem líquida envolve duas variáveis:

  • Lucro líquido;
  • Receita Líquida.

Para realizar o cálculo da margem líquida (ML), é preciso dividir o lucro líquido (LL) da empresa no período da receita líquida (RL) no mesmo intervalo de tempo.

  • ML = (LL/RL) X 100ML
  • Margem Líquida (LL) = Lucro líquido RL = Receita líquida.

Analisando a fórmula acima, vemos que existe a possibilidade da empresa demonstrar uma margem de lucro negativa.

Isto porque a empresa em questão apresentou naquele período um prejuízo líquido, devido ao mesmo estar com entradas negativas.

Para que a empresa obtenha os dados necessários para o cálculo da margem de lucro líquido, é preciso acesso ao demonstrativo de resultados da empresa.

A Importância da Margem Líquida

Trabalhar com conhecimento da margem líquida permite que a empresa tenha pleno conhecimento da sua situação financeira, sabendo se possui um lucro e qual a porcentagem desse lucro.

Através do demonstrativo de lucro líquido, a empresa consegue ver de forma clara os dados para saber quais serão os seus resultados e suas porcentagens, evitando assim, gastar mais do que realmente pode.

Quando há casos de inadimplência, a margem líquida demonstra a quantidade de clientes que serão necessários para cobrir determinada falta de pagamento.

Por exemplo, uma margem de 20% precisa de 5 clientes pagantes para cada inadimplente.

É de suma importância que o gestor responsável pela manutenção do controle contábil da organização observe não só os ganhos.

Mas também as despesas, cuidando sempre para que a margem líquida não fique muito baixa.

Com uma análise minuciosa dos dados obtidos através do “DRE”, o gestor responsável por contabilizar a margem líquida conseguirá efetuar um cálculo correto e exato das condições financeiras da empresa.

Com essas informações é possível garantir a saúde e o crescimento da empresa, de forma que esta poderá ser uma grande líder de mercado.

Utilize uma ferramenta completa para organizar suas finanças

Para melhor organizar as finanças de um negócio, nada mais completo que uma ferramenta de gestão empresarial.

E para isso, a Soften disponibiliza dois sistemas aos empresários brasileiros, sendo eles Soften Siem e GerencieAqui.

Com qualquer um dos dois é possível organizar e gerenciar as questões financeiras, além de estoque, vendas e emissão fiscal.

E tudo isto com implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado. Entre em contato para saber mais sobre todas as vantagens.

Gostou do artigo? Compartilhe-o com os amigos e acompanhe as atualizações do Blog.

Siga também as Redes Sociais da empresa: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente suas dúvidas e sugestões abaixo!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!