Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Saiba de uma Vez por Todas Como Abrir uma Importadora

Flávia Scalon - 18/11/2019 - 0 Comentário(s)

Tem pensado em como abrir uma importadora e não sabe como dar seguimento para iniciar este projeto?

Pois, saiba que importar produtos vem sendo uma atividade cada vez mais comum no mercado em razão da globalização do mundo dos negócios.

O que possibilita que as empresas negociem de formas mais fáceis, diante das ferramentas tecnológicas acessíveis no mercado e as suas formas de pagamento.

Confira o artigo para saber mais sobre!

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Informações Importantes antes de Abrir uma Importadora

Trabalhar com produtos importados implicam em uma série de requisitos que precisam ser cumpridos, até mesmo o pagamento de impostos, se tratando de compras importadas há diferenças para pessoa física e pessoa jurídica.

As importações aumentaram muito no Brasil, se tornando uma prática muito vantajosa, oportunizando excelentes negócios para quem gostaria de investir em uma empresa própria.

As importadoras são muito prósperas, existindo no mercado muitas empresas responsáveis em mediar as relações de compra entre os fornecedores e o consumidor final.

Hoje, as importadoras brasileiras trabalham principalmente com importações da China e dos Estados Unidos, países que são muito mais atraentes em valores e produtos.

Os chineses e americanos, trabalham com produtos eletrônicos que são muito mais baratos, sendo importante pontuar que nesses casos é preciso observar o valor do dólar.

Além dos valores a título de impostos para verificar se é viável a compra para importar.

Em geral a compra é realizada através de sites, porém, quando se exige grandes quantidades ou negociações diretas, a importação é feita através de uma importadora.

Os Desafios ao Abrir uma Importadora

O empreendedor que pensa em abrir uma importadora, precisa estar consciente das dificuldades e dos desafios impostos por esse tipo de mercado.

Existem muitas vantagens com excelentes margens de lucro, todavia, para ingressar nesse ramo é preciso ter algumas habilidades.

Há muitos riscos, especialmente para quem não está familiarizado com o setor, sendo necessário estabelecer um planejamento logístico bem analisado, com simulações de cenário, além de determinar lotes econômicos de importação.

Uma dica valiosa é se inteirar com um profissional da área de comércio exterior, para ajudar no levantamento de possibilidades e outras eventualidades burocráticas.

É preciso que você tenha um plano de negócios com informações detalhadas do mercado, como por exemplo, onde você irá atuar.

Entenda sobre Incoterms Aqui.

Passo a Passo para Abrir uma Empresa de Importação

Para abrir uma importadora, conforme mencionamos, é preciso ter um planejamento na importação, definições do tipo do negócio, localização, entre outras medidas que deverão ser adotas.

Tais como:

Planejamento da Importação

Para começar com as atividades de importação, a empresa deverá conter análise de aspectos que irão do desenvolvimento de fornecedores internacionais com produtos de qualidade até os custos competitivos.

Antes de fazer as suas operações, o empresário deverá realizar um levantamento detalhado dos fatores que impactam nas importações.

Ao abrir uma importadora, é preciso que você escolha qual será o produto que pretende vender, além de qual será o país de origem da mercadoria.

Muitos mercados se mostram promissores, em razão dos preços baixos e envios rápidos e simples.

Ao abrir uma importadora é necessário que você saiba onde está investindo e buscando negócios em ascensão.

Para conseguir isso é preciso realizar uma pesquisa de mercado com foco em produtos que sejam objetos de desejo do seu público alvo.

Defina o Tipo de Negócio

A pesquisa de mercado envolve o tipo de negócio escolhido, sendo importante saber mais a respeito deste, para que possa elaborar o plano de negócios.

Para abrir uma importadora é preciso determinar qual produto será importado, pois, há uma gama gigante de itens a serem comercializados.

Ao definir o que será importado, é essencial que você avalie se a importação do produto é permitida no país e quais são as exigências específicas para o transporte dos itens.

Localização para Abrir a Importadora

A localização da importadora é um fator determinante no seu sucesso, sendo preciso analisar as variáveis deste tipo de negócio.

Caso sua intenção seja abrir uma importadora com vendas diretas por meio da internet, o ponto de instalação da sua empresa não será importante.

Mas, se você vai realizar importações para realizar vendas diretas para o consumidor final, o espaço físico é um fator essencial ao sucesso, sendo preciso escolher o local mais adequado para a atividade.

Busque um local que seja movimentado, como, um centro urbano, estando acessível para a entrega dos produtos e para os funcionários, ficando bem visível para o público-alvo, o que facilita a aproximação da clientela.

Leis para Abrir uma Importadora

Para abrir uma importadora é preciso se atentar às leis para desenvolver as atividades sem riscos.

É preciso ir até a Associação Comercial da cidade para requerer a abertura do negócio, devendo portar os seus documentos pessoais.

Em seguida é preciso ir até a prefeitura para pedir o Alvará de Funcionamento e a Licença do Corpo de Bombeiros, ressaltando que estas autorizações serão concedidas depois que os fiscais responsáveis de cada órgão realizarem uma vistoria no local.

Sendo fundamental que você tenha a inscrição no CNPJ, na Secretaria da Receita Federal, para que possa recolher os impostos, além de, reconhecer as exigências alfandegárias para a importação do seu produto.

Ademais, muitos produtos não podem ser importados para o Brasil, mesmo se pagos os impostos cabíveis, por serem considerados ilegais.

Estrutura para Abrir uma Importadora

Para iniciar com as suas operações de importadora é preciso elaborar uma estrutura personalizada para prestar os seus serviços.

Ou seja, de um espaço físico com pelo menos 60 m² para ter um estoque das mercadorias, além, do espaço da loja para vender as mercadorias e o banheiro para os empregados.

Dependendo do tipo do produto será preciso ter um espaço maior para estoque, sendo essencial ter um dinheiro reservado para investir no local.

Fornecedores para Importadora

Os fornecedores são peças chaves para que a importação aconteça de modo eficaz e preciso.

Tendo os produtos de importação definidos, é necessário realizar uma ampla pesquisa de mercado para saber as melhores opções disponíveis de fornecedores.

Por isso, trabalhe com marcas conhecidas e de boa aceitação entre os clientes.

Outro fator importante é avaliar a credibilidade dos produtos do fornecedor se estes oferecem qualidade, tal como, preços baixos, que caibam dentro do seu orçamento.

Uma última dica é ter uma rede de contatos, o sucesso da sua importadora irá depender da sua rede de contatos, quanto mais contatos, melhor será para conseguir fidelizar uma maior parcela de clientes.

Adquira um Software de Gestão Fiscal e Empresarial para Organizar sua Importadora

Para que os procedimentos realizados dentro de seu negócio, seja importadora ou não, é importante ter o auxílio de um sistema qualificado.

Como os softwares da Soften, que disponibiliza dois tipos, Soften Siem e GerencieAqui, com diversas funcionalidades, como:

  • Emissão de Documentos Fiscais;
  • Controle de Estoque;
  • Controle Comercial;
  • Controle Financeiro; etc.

E tudo isto com implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado. Não perca tempo, entre em contato e saiba mais sobre os produtos e serviços.

Gostou deste texto? Então compartilhe-o e continue verificando o Blog e as Redes Sociais: FacebookInstagram, TwitterLinkedin e Youtube.

Comente qualquer sugestão ou dúvida!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!