Saiba de uma Vez por Todas como Abrir uma Holding

Flávia Scalon - 05/02/2020 - 0 Comentário(s)

Quer saber como abrir uma Holding? Pois saiba que Holding é uma forma de aumento de receita e conhecido por ser um tipo de investimento.

Com o uso correto, pode ser também a solução ideal para a gestão da marca que você possui.

Aqui você saberá como abrir uma holding de uma vez por todas!

O que é uma Holding?

Holding é uma sociedade que possui a maioria das ações de uma empresa.

Essa sociedade também pode ser classificada como uma empresa que compra ações de outra empresa, a depender da forma que foi criada.

Este tipo de investimento fortalece a marca da empresa que teve ações compradas e gera melhoria de renda para o investidor.

“Holding” é um termo do inglês que significa “segurar”.

Assim, propõe-se a segurar empresas, tendo como objetivo principal o controle de uma ou mais empresas.

Acaba sendo a Holding que toma as decisões de gestão das empresas, por ser sócia majoritária.

Mas ter uma Holding não significa apenas lucrar com isso – a gestão deve se comprometer com melhoria da empresa administrativa, política, entre outros setores.

Tipos de Holding

Existem duas classificações:

  • Pura: apenas participa no capital social de outras empresas, se limitando ao investimento;
  • Mista: além de participar no capital social, também executa atividades empresariais.

Configurações de Holding

Holding Familiar

Já a holding familiar é considerada um tipo de administração ou configuração que se caracteriza pelo fato que a empresa é administrada pelos membros de uma mesma família.

A holding familiar é uma empresa familiar que administra grupos de companhias que pertencem a esta família.

Mas, não impede de administrar outras empresas de fora da estrutura familiar.

Holding Patrimonial

É considerada uma gestora de bens. Sendo uma empresa criada para gerir posses, eles integram ao capital social da própria companhia.

O benefício em utilizar uma holding é a facilidade em obter benefícios fiscais destes bens, propondo melhorias na administração patrimonial de famílias, que terceirizam os cuidados para a holding.

Por que é uma vantagem ter uma Holding?

São empresas administradoras de bens, mas que podem se configurar com qualquer outra.

Assim, tem a possibilidade de se classificarem como sociedade limitada (LTDA) ou sociedade anônima (S.A.), inclusive tendo ações na bolsa de valores.

Como abrir uma Holding?

Primeiro, você deve saber se possui um motivo para criar uma holding.

O perfil de empresários administradores de holding são diversos, e para tal, você deve verificar a necessidade que o mercado tem de uma holding.

É necessário fazer um estudo analítico de questões tributárias e legais para verificar a viabilidade de abertura de uma holding.

Uma vez decidido abrir este tipo de empresa, é preciso seguir este manual constituído de fases para que a abertura seja bem sucedida.

1. Análise do Patrimônio

Para abrir uma holding, a análise do patrimônio envolvido é necessária, pois é neste momento que serão definidas as estratégias jurídicas para a implantação da holding.

Deve adentrar nesta fase além do patrimônio, toda uma definição quantitativa de pessoas e apanhado de dados necessários para o estabelecimento dos membros da holding.

2. Planejamento Tributário

Já que você analisou o patrimônio, é nesta fase que instituirá os tipos de societários e o número de empresas que comporão sua holding, com todos os dados pertinentes sobre elas.

É importante que sejam definidos critérios de gestão enquanto o detentor do patrimônio estiver vivo, e também como se dará em sua ausência.

É com esta parte dos acertos do projeto que o devido Planejamento Tributário de todo processo será realizado.

3. Apresentação do Projeto

O esboço é extremamente importante para a criação do Holding.

É preciso, na apresentação do projeto, ter todos os detalhes da empresa definidos e clarificados para todos os sócios.

Também funciona como uma revisão dos passos anteriores, garantindo o bom andamento do projeto e que a vontade do instituidor do patrimônio da holding seja respeitada.

4. Documentação

Esta fase engloba toda a documentação envolvida na criação da holding. É aqui que será elaborada a documentação e registro nos órgão competentes, elaborada de acordo com os critérios anteriormente definidos.

Toda documentação deve ser aprovada pelo instituidor de patrimônio, e validada pelos membros e envolvidos através das assinaturas, que deve ser repassada ao Registro das empresas na Junta Comercial.

É nesta fase que também é realizada a transferência do patrimônio de pessoa física para a holding patrimonial.

Em cada tipo de holding, as transações e mudanças são realizadas nesta etapa.

Este processo trata do auxílio nas declarações de IRPF e uma gestão documental, que inclui os documentos relacionados aos sócios, assembleias e as revisões estatutárias.

É nesta fase também que o empresário comunica à Receita Federal o resultado do planejamento da Holding, e portanto, podem aparecer algumas autuações fiscais.

No entanto, todo processo deverá ser acompanhado por um advogado especializado na área societária tributária, para que os devidos cuidados sejam realizados e a abertura da holding se suceda sem qualquer problema legal e risco tributário.

Abrir uma holding não é difícil, no entanto uma série de detalhes precisarão ser atendidos para que tudo aconteça sem qualquer problema.

Tenha uma Gestão Completa e Bem Organizada com os Sistemas da Soften

Com uma gestão fiscal e empresarial otimizada e organizada junto de um sistema integrado, sua empresa tem mais oportunidades de estar a frente.

Por isso, a Soften entrega ao empresário brasileiro dois tipos de sistemas, um online – GerencieAqui – e um instalado em desktop – Soften Siem.

Com eles é possível controlar estoque, financeiro, comercial, notas fiscais, boletos, entre outros.

Para saber mais sobre os sistemas da Soften e suas vantagens, entre em contato com o setor responsável.

Acompanhe também as atualizações do Blog e as Redes Sociais: FacebookInstagram, TwitterLinkedin e Youtube.

Se você gostou deste post deixe seu comentário e como ele te ajudou. Até a próxima!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!