Como a contabilidade melhora a tomada de decisão na empresa?

Vinícius Braga - 20/01/2018 - 0 Comentário(s)

Os números, a organização orçamentária e o acompanhamento constante de tudo o que acontece dentro de uma empresa fazem parte das atitudes de um gestor comprometido com a tomada de decisão.

Ao aprofundar-se no gerenciamento das aplicações e na previsibilidade de situações que possam expandir ou restringir os avanços do seu negócio, a contabilidade entra como uma grande aliada e faz o dinheiro trabalhar ao seu favor.

Por isso, existem momentos que necessitam de inovações. É preciso, então, encontrar novas maneiras de gerenciar a sua empresa e de fazer investimentos em tecnologia para usufruir de soluções inteligentes e direcionadas aos acertos em todos os setores que integram a rotina organizacional.

De olho na melhoria do planejamento administrativo e operacional do seu negócio, elaboramos este post com seis impactos positivos da contabilidade bem executada que farão a diferença nas tomadas de decisões daqui para frente! Confira!

Previsibilidade de lucros

Assim como conhecer todos os cômodos da sua casa, uma empresa exige o acompanhamento de tudo o que diz respeito à manutenção — inclusive dos lucros.

Afinal, o dinheiro que entra e cresce faz com que o gestor faça novos investimentos, expandindo no setor em que atua ou simplesmente criando metas mais ousadas quanto ao desenvolvimento de produtos ou serviços.

Fora isso, há situações em que os apertos são necessários por vários motivos, fazendo com que o empresário tenha consciência e planejamento das suas ações.

No entanto, para obter dados corretos e dentro da realidade financeira da sua empresa, nada melhor do que planilhas e informações corretas que contribuirão na tomada de decisão.

Portanto, faça sempre uma previsibilidade dos lucros e evite percalços que possam comprometer a continuidade do seu negócio.

Planejamento de despesas

Como a contabilidade exerce um papel preponderante na vida da sua empresa, é por meio dos números fornecidos por ela que se chega nos lucros e na previsão de despesas ao longo de um determinado período de tempo.

Dessa maneira, as chances de erros são consideravelmente reduzidas, fazendo com que o seu negócio não se perca pelo caminho, mantendo e honrando com os compromissos que fazem parte da realidade da administração fiscal de todas as empresas.

Assim, quando o mercado der um sinal de queda no faturamento, você contará com dinheiro suficiente para suprir as necessidades no período — tendo em vista que as despesas inesperadas ou evidentes já estavam dentro da previsão orçamentária.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Possibilidades de crescimento

O crescimento de uma empresa não acontece da noite para o dia. É necessário fazer inúmeras análises e reuniões, cobrar empenho da linha produtiva e cuidar de milhares de fatores.

Quando você planeja expandir o seu negócio, a contabilidade empresarial traça um panorama do que poderá vir pela frente, destinando informações que revelam as reais possibilidades na conquista de novos mercados.

Para saber como estará a sua empresa daqui a meses ou anos, nada melhor do que relatórios que sejam eficazes no planejamento das ações.

Ao tomar decisões bem pensadas, o seu negócio poderá até mesmo contar com novas parcerias com investidores, que certamente ficarão interessados no comprometimento apresentado por dados estatísticos de forma clara e real.

Ou seja, a contabilidade analisa corretamente a atual situação do negócio, o que virá pela frente e onde é possível chegar dentro dos desejos do setor empresarial.

Preparação para os imprevistos

Um cliente que não honrou com o pagamento de um serviço, um equipamento que quebrou de repente ou um aumento inesperado no valor da sua matéria-prima… Os imprevistos são companheiros da rotina.

Para manter um caixa com um fluxo bem saudável, a contabilidade traça os imprevistos, mantendo a conta no azul, mesmo diante das adversidades do dia a dia. Ao manter o sinal de alerta sempre ligado na tomada de decisão, a sua empresa evitará perder tanto dinheiro quanto presença de mercado.

Como descobrir o futuro é fazer com que ele aconteça por partes a cada momento, os dados direcionam para atitudes com os pés no chão, deixando bem abertos os números que explicam o passado e o presente da sua corporação.

Controle de estoque

Ao longo de um ano, diferentes setores da economia ampliam suas atividades, se mantêm ou caem no quesito de produtividade. Para não ficar sem produtos quando as vendas apontam para o crescimento ou com excesso de mercadorias na hora em que as transações diminuírem, é preciso sempre realizar o controle de estoque.

Caso a sua empresa não tenha os dados corretos do que existe armazenado e do que foi pedido, certamente haverá atrasos nas entregas, reclamações e perda de muitos negócios.

Por isso, as planilhas obtidas por softwares específicos fazem com que todos os números estejam em mãos em qualquer hora do dia ou momento da semana.

Realizando a devida organização, você poderá ganhar competitividade nas negociações quando for comprar mercadorias, desbancando a concorrência.

Além disso, o relacionamento com os fornecedores e clientes ficará bem mais saudável, fazendo com que o seu negócio seja beneficiado em todos os sentidos.

Bom uso da tecnologia

Para colocar em prática tudo o que foi descrito acima, o gestor precisa fazer com que o seu negócio esteja alinhado com as novas tecnologias.

Afinal, além dos equipamentos necessários no seu ramo de atuação, é preciso aliar o potencial humano com a realidade virtual na obtenção de dados certeiros na tomada de decisão.

Dentro da contabilidade, os softwares apresentam relatórios, estatísticas consistentes, análises de mercados, controle das despesas e gastos extras, balanços do que entra e sai e informações sobre a produtividade dos colaboradores.

Ou seja, a evolução da sua empresa passa, necessariamente, pela contabilidade, que organiza os processos internos e externos e confere mais agilidade e eficácia às ações.

Portanto, não deixe que o seu patrimônio fique para trás da concorrência. Invista em tudo que seja viável e com retornos atrativos ao pleno desenvolvimento do seu negócio.

Ao integrar todos os setores em programas de Tecnologia da Informação (TI), seus colaboradores otimizarão o tempo e as tomadas de decisões farão com que o clima seja mais harmônico e motivador.

Conheça Soften Sistemas

E você, já conhece os nossos softwares nas áreas fiscal e gerencial? Entre em contato conosco agora mesmo e se surpreenda!

Vinícius Braga
Vinícius Braga

É hoje responsável contábil pelo grupo Soften. Assessora também o suporte técnico da empresa quando necessário. Nas horas vagas faz judô e joga futebol. É também professor e pós graduado em Ciências Contábeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!