Colaboradores Felizes: Descubra como manter boas relações dentro da sua empresa pode fazer seu negócio crescer

Bianca Fernandes - 12/05/2022 - 0 Comentário(s)

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Você se sente satisfeito na empresa em que trabalha? Seja qual for o seu cargo, tente avaliar entre 0 e 10, o quão motivado você está com seu atual emprego.

Agora, tente lembrar quantas vezes você ouviu ou empregou em seu local de trabalho as seguintes frases:

“Sem a ajuda de todos, jamais conseguiríamos alcançar nossos objetivos.”

“As pessoas são o maior ativo da nossa empresa.”

“Nós nos preocupamos com nosso pessoal”.

Muitas empresas acreditam que esses dizeres motivam seus funcionários. Mas a verdade é que não compreender o valor de cada colaborador e não tomar decisões considerando suas individualidades, são fatores capazes de afetar os resultados.

Pense só, você se sentiria motivado a dar o seu melhor sabendo que suas ações não receberiam reconhecimento?

Muitas empresas acreditam que dar bonificações mensais ou participação nos lucros são suficientes para engajar os colaboradores. A grande questão é, essas ações geram apenas pressão e competitividade, e não comprometimento e motivação.

Funcionários motivados se sentem felizes ao verem suas ações sendo reconhecidas e gerando crescimento na empresa.

Que tal descobrir como gerar um ambiente mais agradável para colher melhores resultados? Embarque nessa leitura com a gente!

1. Sorria, você trabalha aqui! – Analisa de Medeiros Brum

Você acredita ser possível alcançar resultados e aumentar produtividade quando os funcionários não estão satisfeitos? Não importa quão talentosos sejam os colaboradores, se eles não forem capazes de enxergar possibilidades de crescimento, eles não se sentirão motivados a darem o seu melhor.

Então, que tal começar a investir em maneiras de empoderar e trazer mais satisfação na empresa? Analisa de Medeiros Brum apresenta em seu livro Sorria, você trabalha aqui!. Essa estratégia do endomarketing não só estimula os colaboradores, mas também gera resultados.

A autora ensina diversas táticas para estimular os funcionários, mas aqui apresentaremos duas. A primeira ação necessária para desenvolver o endomarketingé estimular a união dos funcionários através de confraternizações e grandes comemorações quando uma meta é alcançada.

Uma outra maneira, é se aproximar à realidade deles. Mostre que se interessa por suas funções e peça a opinião durante as tomadas de decisões. Mostre então que eles são tão importantes quanto você.

Aprofunde seus conhecimentos sobre endomarketing e veja como a valorização dos indivíduos é capaz de gerar resultados mais satisfatórios!

2. Este Barco Também é Seu – D. Michael Abrashoff

Você sabe quais são os três pilares para o sucesso de uma organização? Michael Abrashoff ensina em seu livro Este Barco Também é Seu que extrair o melhor de seus colaboradores depende de três variáveis. Sendo elas, as necessidades do líder, o clima na organização e a competência potencial da equipe.

Aqui focaremos no tópico mais importante para o desenvolvimento da organização, a melhoria do ambiente de trabalho.

Funcionários felizes trabalham com mais motivação e apreço. Portanto, para que o clima na organização seja motivante, o autor ensina que o líder deve:

  • Compartilhar os resultados positivos de todos;
  • Garantir que os colaboradores se sintam à vontade para expressarem suas opiniões;
  • Tratar todos com respeito e dignidade;
  • Encorajar os colaboradores a encontrarem maneiras criativas de executar uma ação de uma maneira melhor.

Para finalizar, veja a organização por outros olhos. As atitudes que refletem em impactos positivos devem vir de cima para baixo. Portanto, seja o líder que você gostaria de ter, e sua organização verá florescer os funcionários que sempre sonhou.

3. Todos São Importantes – Bob Chapman, Raj Sisodia

Você sabe qual a diferença entre liderar e gerenciar? Depósitos, dados e produtos são gerenciados. Mas, pessoas devem ser lideradas.

Bob Chapman e Raj Sisodia explicam no livro Todos São Importantes que quando um líder age como tal, e lidera de forma humanizada, ele é capaz de inspirar os colaboradores. Desenvolvendo então uma cultura corporativa na qual todos se sentem como parte de uma “família”.

Os autores acreditam que para criar esse ambiente, é necessário que os líderes entendam a grande responsabilidade que se encontra em suas mãos: as vidas lideradas. Portanto, é necessário que os colaboradores sejam valorizados para que desenvolvam o desejo de ver a empresa crescer.

Para finalizar, que tal conferirmos as principais dicas do livro para tornar sua organização o melhor lugar para trabalhar?

  • Trate seus funcionários da mesma maneira que você gostaria que tratassem seus filhos;
  • Transforme sua empresa em um lugar onde os funcionários desejam estar todos os dias;
  • Respeite as diferenças de cada colaborador e não faça comparações;
  • Estimule o sentimento de unidade na organização.

Confira mais sobre a obra para inspirar mais entusiasmo, criatividade e senso de responsabilidade em seus colaboradores!

4. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Sou responsável pelo que eu digo, não pelo que as outras pessoas entendem”. Quem nunca viu alguém tentar justificar um mal entendido com uma frase parecida?

A comunicação é uma arma poderosíssima, capaz de fortalecer relações ou destruí-las completamente. Por isso, o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é para que você deseja aprender como se comunicar de forma amigável e alcançar seus objetivos através da comunicação.

Dale Carnegie, autor da obra, ensina, por exemplo, que para reprimir alguém devemos primeiro nos mostrar interessados na visão do outro sobre os fatos, e elogiar comportamentos que a pessoa já teve em outros momentos na busca por resultados. Afinal, críticas não convencem ninguém de seus erros.

E, claro, não devemos nos mostrar interessados apenas para criticar. Precisamos dar importância a individualidade de cada um, saber seus nomes, suas funções e fazer o máximo para que as relações na empresa sejam cada vez mais estreitas e de confiança.

Agir com empatia é, definitivamente, a melhor maneira de fortalecer relações!

5. Marketing Motivacional – Edmundo Monteiro de Almeida, Renato Avanzi

Você já conhece o marketing motivacional? Como o próprio nome diz, essa é uma ferramenta de comunicação capaz de criar um ambiente de trabalho mais agradável e, acima de tudo, produtivo, através de ações que motivam os funcionários.

Edmundo Monteiro de Almeida e Renato Avanzi elucidam no livro Marketing Motivacionalque um dos principais erros das empresas é apostar em incentivos financeiros para os colaboradores que batem as metas. Eles explicam que recompensas unicamente monetárias não levam a realização pessoal.

As campanhas de incentivo devem mostrar aos colaboradores o quanto eles são importantes para a organização. Para aplicar essa estratégia é necessário:

  • Valorizar o esforço de seus funcionários, muitas vezes o que eles buscam é reconhecimento profissional;
  • Criar processos de incentivo, não foque apenas em recompensas monetárias;
  • Realizar uma campanha motivacional com diretrizes bem elaboradas para que não haja injustiça. Os autores mencionam como exemplo a execução de gameficações internas para engajar os colaboradores.
  • Valorizar sempre uma comunicação clara.

Descubra mais sobre o marketing motivacional, aprenda como incentivar seus colaboradores e colha como resultado mais produtividade!

Felicidade dá lucro!

Antes de serem trabalhadores, seus colaboradores são seres humanos com desejos, sonhos, medos, falhas e habilidades.

Dessa forma, enxergá-los como indivíduos e criar um ambiente de trabalho que os faça sentirem motivados e vistos é essencial para que os resultados sejam alcançados.

Faça como Bob Chapman e Raj Sisodia ensinam e transforme sua empresa em um local prazeroso de se trabalhar!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

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