lupa
Mouse

Saiba quais são os CNAE’s para negócios digitais

Malu Brito - 21/07/2021 - 2 Comentário(s)

O empreendedorismo digital está crescendo cada vez mais. Nesse contexto surgiu a necessidade de formalizar o trabalho de pessoas que tem negócios online. Para isso é preciso definir a CNAE do negócio digital.

Estamos falando da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNA). No entanto, definir o ramo de atividade de um empreendedor digital pode ser um pouco complicado.

Portanto, neste artigo vamos ajudar você a entender como funciona o sistema de formalização e a escolha da CNAE do negócio digital. Para começar, responda as seguintes perguntas:

Qual o porte do seu negócio? 

Para obter essa resposta é preciso saber qual é o tamanho da sua empresa, o número de funcionários contratados e o faturamento anual.

Em qual regime tributário se encaixa? 

Geralmente, os empreendedores digitais escolhem o Simples Nacional como regime de tributação. Saiba que definir esse fator é fundamental para o futuro do seu negócio, já que reflete nos impostos que sua empresa deve pagar.

Qual sua natureza jurídica? 

Há várias naturezas jurídicas nas quais uma empresa pode se enquadrar. Se você ainda não sabe qual é a sua, consulte o CONCLA (Comissão Nacional de Classificação). Dessa forma você poderá selecionar a opção certa de acordo com a atividade que exerce, seja pessoa física, entidade empresarial ou outra.

Qual é o seu setor de atuação? 

Geralmente, os empreendedores digitais se enquadram nos seguintes setores: prestadores de serviços ou comércio. Porém, há outras opções caso você não se encaixe nessas atividades.

Saiba que antes de iniciar o processo de formalização da sua empresa, definindo a CNAE do negócio digital, existem várias questões a serem respondidas como, por exemplo: se sua empresa está em dia com a Receita Federal, entre outros questionamentos.

Formato empresarial

Cada empresa possui características diferentes com relação ao capital inicial, quantidade de funcionários, faturamento, atividades que desempenha etc. Então, para definir o formato empresarial da sua empresa, ou seja, a natureza jurídica, é preciso entender os tipos de formatos existentes:

Empresário Individual (EI): essa opção deve ser escolhida por empreendedores que desejam ser o único titular do negócio.

Microempreendedor Individual (MEI): quem está iniciando um negócio digital pode optar pelo formato empresarial de MEI.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI ): nessa modalidade, o patrimônio pessoal não é relacionado ao patrimônio jurídico, mas é preciso possuir um capital mínimo para a criação da empresa.

Sociedade Limitada (LTDA): essa opção é ideal para negócios abertos a sócios, garantindo a proteção do patrimônio pessoal de cada membro da empresa. 

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): essa alternativa não requer capital mínimo ou sócio para abrir a empresa. Nesse caso, o patrimônio pessoal também é separado do jurídico.

Qual o CNAE certo para o empreendedor digital?

A seguir, vamos citar as classificações de atividades econômicas mais usadas, portanto, selecione a opção mais adequada para o seu negócio digital.

Criadores de Produtos Digitais (CNAE 8599-6/04): essa opção inclui a produção de conteúdo para a internet, por exemplo: cursos online. No caso de E-book, o CNAE do negócio é o 5811-5/00.

Influenciadores digitais: os influenciadores digitais ainda não se encaixam numa atividade econômica específica, portanto é preciso analisar o tipo de atividade exercida para definir o CNAE do negócio. No entanto, o mais indicado é o 7311-4/00, usado por agências de publicidade.

Youtubers: os famosos youtubers também não tem um CNAE específico. Nesse caso, o melhor a fazer é considerar o CNAE 9001-9/01, que se refere a produções teatrais ou o 5912-0/99 para editores de vídeos. Já os afiliados do Google Adsense podem selecionar o 7319-0/03.

Donos de sites e blogs: criadores de conteúdo que possuem um site ou blog se encaixam no CNAE 6319-4/00.

Solicitar teste gratuito no sistema

E aí, gostou do artigo? Então compartilhe-o com sua rede de contatos.

Ainda te resta alguma dúvida sobre o tema? Então deixe um comentário e teremos prazer em lhe ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e em nossas redes sociais: Facebook, InstagramYoutube e Linkedin.

Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário(s)

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!