Cliente Oculto: Saiba como aplicar a estratégia em sua empresa

Flávia Scalon - 10/05/2018 - 2 Comentário(s)

Mouse

A metodologia do Cliente Oculto é uma análise que avalia o atendimento e satisfação do cliente em uma determinada empresa.

Isto, por que nem sempre é fácil ter esta análise completa e objetiva sobre os pensamentos e sentimentos dos clientes.

E saber como é a experiência do cliente com os produtos e serviços, é algo indispensável para empresas que querem melhorar seus processos e continuar crescendo.

Para entender mais sobre Cliente Oculto, continue acompanhando o artigo.

O que é Cliente Oculto?

O Cliente Oculto é uma metodologia utilizada pelas empresas, para uma avaliação imparcial e detalhada de seus serviços e/ou produtos.

Geralmente, são empresas de médio e grande porte que contratam pessoas para esse serviço de “espionagem” sobre os produtos e serviços que a corporação oferece aos clientes.

O Cliente Oculto serve como uma auditoria dos processos, assim a empresa, além de verificar a opinião do cliente final, consegue verificar como está o processo de atendimento da mesma.

Esse tipo de serviço avalia alguns aspectos, como:

  • Conhecimento do produto ou serviço oferecido;
  • Atendimento dos funcionários ao cliente;
  • Habilidades com vendas, negociações e empenho para fechar uma venda;
  • Tempo de espera para atendimento;
  • Limpeza do local de trabalho, etc.

O objetivo do Cliente Oculto é verificar situações, como as citadas acima, para assim guiar os funcionários da empresa para um melhor atendimento ao cliente, com uma melhor postura no trabalho.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Como funciona o Cliente Oculto?

A empresa que deseja realizar essa avaliação, contrata uma pessoa ou companhia especializada na metodologia de Cliente Oculto.

A pessoa solicitada, deve estar treinada e entender sobre diversos ramos, para assim, realizar a avalização que a empresa solicitou.

Ela terá que atuar como um cliente, seguindo um roteiro com as ações a se realizar, avaliar os itens e seguir os critérios de avaliação pedidos.

Entenda também sobre CRM e tenha mais controle no atendimento de sua empresa.

Tipos de Cliente Oculto

A metodologia do Cliente Oculto foi evoluindo com o tempo, e as empresas e estabelecimentos de diversos ramos, aplicam a metodologia para várias finalidades.

Por conta dessa segmentação, foi preciso expandir a ferramenta para as diferentes necessidades.

Alguns dos diferentes tipos de Cliente Oculto são:

Avaliação presencial

A avaliação presencial é a abordagem clássica, de quando o cliente oculto visita o estabelecimento e faz a avaliação planejada.

Avaliação online

A avaliação online é uma abordagem para empresas que atendem via chat ou por outros meios online.

Assim, o cliente oculto pode verificar se é um meio fácil para conseguir atendimento e se o mesmo é agradável.

Avaliação filmada

A avaliação filmada é quando o cliente oculto filma de forma secreta a visita ao estabelecimento.

Avaliação por telefone (voz)

Esta avaliação é feita por telefone, geralmente para empresas call center ou de televendas.

Nesse tipo de avaliação, o atendimento e suporte são verificados pelo Cliente Oculto.

Avaliação da concorrência

Esta abordagem é feita para avaliar os concorrentes diretos de uma empresa, permitindo elaborar uma estratégia para manter a competitividade.

Avaliação no ponto de venda

Essa avaliação, geralmente, é feita para empresas que tem produtos expostos em diversas lojas e lugares, como no varejo.

Assim, a empresa/marca consegue saber se o produto está sendo exposto, divulgado e entregue de maneira correta.

Benefícios do Cliente Oculto

Este tipo de avaliação pode trazer diversos benefícios para uma empresa, sendo alguns deles:

  • Análise critica e imparcial do atendimento e comportamento da equipe;
  • Melhoria no atendimento ao cliente;
  • Melhoria de experiência do cliente;
  • Aprimoramento dos processos da empresa;
  • Conhecimento sobre a exposição e entrega dos produtos da marca;
  • Avaliação de toda a equipe;
  • Melhoria nas vendas.

Esses são alguns dos benefícios que uma empresa pode ter com a metodologia do Cliente Oculto.

Tudo vai depender do segmento da mesma e como a avaliação será feita.

Como implantar o Cliente Oculto na empresa?

Para implantar o Cliente Oculto em uma empresa, é preciso uma preparação, definindo o objetivo, seus processos com o roteiro e o perfil do cliente da empresa.

É importante que a pessoa que irá aplicar a metodologia seja treinada e certificada, pois assim, ela poderá avaliar todo o cenário de forma estratégica e correta.

Com a metodologia aplicada, o Cliente Oculto irá entregar um relatório completo com todas as informações do atendimento e a experiência com a empresa.

Após avaliar este relatório, é hora de montar um planejamento de melhorias para os pontos a serem melhorados na empresa e seu atendimento.

Há empresas que oferecem o serviço de Cliente Oculto, com pessoas já treinadas e certificadas para tal fim.

Complete seu negócio com um software ERP

O Cliente Oculto fará com que a empresa saiba sobre as experiências do cliente no atendimento, com seus produtos e serviços.

E para que o negócio esteja completo, é importante ter um sistema software ERP, para que todas as áreas sejam controladas e organizadas com qualidade.

Verifique este artigo do blog e fique por dentro de tudo sobre sistema ERP.

A Soften Sistemas disponibiliza sistemas qualificados para isso, tanto o Soften SIEM quanto o GerencieAqui são sistemas ERP, a diferença é que um é instalado e outro online.

Um sistema completo é composto por estoque, financeiro, comercial, vendas e gestão fiscal.

E suas vantagens são várias, pois, além da facilidade, são disponibilizados treinamento especializado e suporte técnico ilimitado.

Para saber mais sobre o sistema ERP e outros produtos e serviços oferecidos pela empresa, entre em contato com os atendentes ou acesse o site.

Conheça Soften Sistemas

Gostou deste artigo? Compartilhe-o com amigos e parceiros e continue acompanhando o Blog da Soften.

Assine também a Newsletter e receba materiais gratuitos e exclusivos.

E qualquer dúvida, basta comentar abaixo que a Soften lhe responderá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentário(s)

  • RENATA BRANDÃO DIAS disse:

    Bom dia,

    Vocês cadastram pessoas para serem clientes ocultos ? É que já trabalho com isso há seis meses e gostaria de saber e se for o caso, como faço para me inscrever.

    Grata,

    Renata

    • Diogo Oliveira disse:

      Olá Renata,

      Não, por enquanto não.
      Mas, nos envie seu contato por email que se caso necessitarmos entramos em contato.

      Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida contate-nos novamente.

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!