Quer Trabalhar como Cliente Oculto? Veja Algumas Dicas

Flávia Scalon - 07/02/2020 - 0 Comentário(s)

Se você está percebendo que suas vendas não estão tendo os resultados que espera, então talvez seja necessário contratar um Cliente Oculto.

O processo de vendas de uma empresa envolve diversos fatores e de repente, um pequeno detalhe pode estar impedindo o seu crescimento.

E aí entra em cena o cliente misterioso, que fará uma avaliação geral dos pontos positivos e negativos do processo de vendas, sempre visando melhorar a experiência do cliente.

Nesse artigo, falaremos sobre esse cliente misterioso, sua importância e porque vale a pena trabalhar sendo um cliente oculto.

O que é o Cliente Oculto?

O cliente oculto também recebe o nome de cliente misterioso ou cliente secreto, e na verdade, seu principal papel é analisar toda a jornada de compra, desde o atendimento ao cliente até a entrega do produto.

Como o próprio nome diz, não é um cliente em si, mas faz tudo o que um cliente faria.

Por exemplo, ele vai até a loja, escolhe o produto, avalia a atuação dos vendedores, como é o ambiente, ou seja, avalia o processo de compra.

Depois, ele reúne todos os dados, faz um relatório e envia para o setor responsável. E qual é o objetivo?

Basicamente é verificar o que pode estar acontecendo de errado, e assim, a empresa pensar em medidas para sanar os problemas, e claro, vender mais.

A partir da avaliação, a empresa verifica se é necessário implementar mudanças de forma a otimizar a satisfação de seus clientes.

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Qual a Importância do Cliente Oculto?

Você já deve saber que qualquer negócio, principalmente no de vendas, o cliente é o personagem principal.

E quanto mais o cliente estiver satisfeito, seja com um produto ou prestação de algum serviço, melhor.

E é justamente por isso que as empresas hoje em dia querem oferecer uma excelente experiência para o seu cliente.

Pois além de aumentar a chance de voltar, ele pode indicar a marca para outras pessoas, o que geraria mais vendas.

Então, uma empresa que esteja apresentando problemas de vendas, o cliente oculto é fundamental, pois assim permite identificar possíveis erros e corrigi-los o quanto antes.

O que faz um Cliente Oculto?

Agora que você já sabe o que é o cliente oculto, o que ele avalia:

  • Se o produto segue os padrões de qualidade;
  • Como é o atendimento dos vendedores;
  • Se o ambiente está limpo e agradável ao cliente;
  • A organização da loja.

Esses são apenas alguns dos aspectos avaliados, mas de uma forma geral, o cliente misterioso ao se colocar no lugar de um cliente real, consegue ver tudo sob uma outra ótica, isto é, sentir como é a experiência do cliente propriamente dito.

Ele se passa por um cliente comum, não apenas para comprar um produto, mas também para fazer perguntas e reclamações.

Você já deve ter ouvido histórias de empresários que se passaram por clientes apenas para ver como era o atendimento, se o produto estava exposto da maneira correta, entre outras coisas.

Apesar de alguns ainda trabalharem como clientes ocultos, hoje existem empresas especializadas em oferecer esse tipo de serviço.

É importante que o cliente oculto saiba quais são os principais pontos a serem observados, mas de uma forma geral, são habilitados para avaliar tudo em detalhes e depois gerar um relatório com todas as informações coletadas.

As ferramentas utilizadas dependem do que o cliente solicita, que podem ser um simples questionário até aparelhos de áudio e vídeo.

E seu trabalho não se limita apenas às lojas, mas podem atuar em sites, chats e atendimentos por telefone.

Como trabalhar com Cliente Oculto?

Muitas pessoas hoje em dia buscam uma forma de aumentar a renda, onde trabalhar como cliente oculto é uma delas.

Na verdade, como você já viu, seu trabalho consiste em avaliar pontos pré-definidos estabelecidos por quem o contratou.

Por exemplo, ele foi contratado para avaliar os serviços de um restaurante.

Ele vai avaliar o atendimento do garçom, se demorou para ser atendido, como é a qualidade da comida, se foi oferecido um outro tipo de prato, etc.

Se você está pensando em trabalhar como cliente misterioso, saiba que existem vários sites e aplicativos onde pode se cadastrar.

Geralmente, é preciso responder a um questionário sobre seus hábitos de lazer e consumo e caso seu perfil se encaixe em alguma categoria, poderá ser chamado.

Na maioria das vezes, os valores pagos dependem do tipo de tarefa, e quanto mais complexa, maior a remuneração.

O diferencial aqui é a flexibilidade, onde é possível conciliar os horários com outras atividades e até mesmo o trabalho, onde a renda pode fazer muita diferença no final do mês.

Onde trabalhar como Cliente Oculto?

A seguir estão alguns exemplos e quais pontos que o cliente oculto deve avaliar:

  • Concessionárias: observa se o vendedor passa todas as informações sobre o carro, convida para fazer um test-drive, fala sobre financiamentos e se o local está limpo;
  • Lojas em geral: avalia o atendimento dos vendedores, se os produtos estão organizados, a qualidade dos produtos, se o ambiente é agradável e as formas de pagamento;
  • Bancos: tempo de espera em filas, se as dúvidas são resolvidas, se é fácil falar com o gerente, o estado do caixa e quais os serviços oferecidos;
  • Postos de gasolina: o atendimento do frentista, o tempo de espera para abastecer o carro, se contava com serviço de lavagem, etc.

Esses são apenas alguns exemplos, mas na maioria das vezes, o interessado depois de se cadastrar, recebe treinamento específico para cada tipo de trabalho, que normalmente é online.

Seu principal papel será checar a qualidade dos serviços e os padrões do local, sempre seguindo as orientações pré-determinadas.

Conclusão

Hoje, diversos tipos de negócios utilizam essa ferramenta e contratam um cliente oculto para fazer avaliações regulares em seus estabelecimentos, desde uma farmácia até uma grande rede de supermercados.

Então, se você está pensando em começar a trabalhar como cliente misterioso, são muitas possibilidades de aumentar a sua renda.

Para isso, basta se cadastrar em sites e aplicativos que só trabalham com serviços de clientes ocultos.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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