lupa
Mouse

Saiba a Importância do Capital de Giro na Crise

Flávia Scalon - 28/05/2020 - 0 Comentário(s)

O Capital de Giro é um instrumento financeiro de extrema importância para as empresas, em especial em crises econômicas.

Esse dinheiro consiste essencialmente em verbas para a manutenção das atividades diárias da empresa.

Para preservar o Capital de Giro da Empresa, é essencial conseguir deixar o negócio de pé mesmo em tempos de crise.

Continue acompanhando este artigo e saiba tudo sobre a importância de manter o Capital de Giro em tempos de crise.

Entenda sobre o Capital de Giro

O Capital de Giro consiste em um valor que a empresa retém mensalmente para manter o seu giro, ou seja sua atividade.

Seu valor é calculado a partir dos custos da empresa, e dessa forma é possível manter maior controle financeiro sobre o negócio.

Uma empresa que não é capaz de organizar o capital para seu giro, perde totalmente o controle das suas contas e automaticamente da empresa.

Além disso, é por meio desse dinheiro que a empresa consegue manter uma segurança para suas atividades.

E também, caso haja uma baixa de vendas na empresa não se faz necessário buscar empréstimos ou aportes financeiros para manter sua atividade diária.

Dessa forma, é preciso entender que o Capital de Giro possui uma Importância sem igual, principalmente em momentos de crise.

Materiais-gratuitos

Capital de Giro e a Crise: Entenda a Importância

Recentemente, a crise econômica instaurada pela pandemia do novo coronavírus, fez com que muitos negócios vissem seu faturamento cair drasticamente.

Isso aconteceu por conta das recomendações sanitárias de combate à nova doença, que estipula fechamento de comércios e não aglomerações de pessoas.

Essa nova realidade trouxe muita preocupação e até um certo pânico para os empresários, que viu a possibilidade de endividamento do seu negócio.

Essa questão levantou a necessidade das empresas administrarem bem os recursos financeiros e assim conseguir manter o Capital de Giro para a Empresa.

Uma vez que, é por meio dele que o empresário conseguirá manter os pagamentos das contas e obrigações em dia.

Além disso, mediante ao cenário de crise, é essencial reorganizar os recursos para assim tentar manter um Capital de Giro menor.

A partir disso, algumas ações e decisões financeiras podem ser tomadas para uma melhor administração dos recursos financeiros da empresa.

Como organizar melhor os recursos da Empresa em tempos de Crise?

Para conseguir manter um Capital de Giro que será eficiente para a empresa, é preciso realizar algumas ações administrativa.

Tais ações consistem em decisões e análises financeiras extremamente importantes para a empresa.

Dessa forma, o negócio consegue sobreviver aos efeitos da crise sem precisar buscar empréstimos e/ou fechar as portas.

1 – Planeje custos a longo prazo

Planejar os custos da empresa a longo prazo é uma das primeiras ações para controle do capital da mesma.

Analise os custos com um prazo de 3 à 6 meses mais ou menos, e garanta que os recursos da empresa serão capazes de manter as contas em dia.

Somente com essa visão futura o empresário saberá se conseguirá manter o negócio de pé mesmo em meio a uma grande crise econômica.

2 – Analise as contas da empresa

A partir de uma gestão administrativa eficiente, o empresário é capaz de fazer um levantamento detalhado das contas da empresa.

Com esses dados em mãos, é possível analisar as contas da empresa e dessa forma tomar decisões estratégicas para o negócio.

Ou seja, é possível decidir sobre possíveis cortes de custos que possam diminuir o valor necessário para o Capital de Giro.

3 – Busque negociações de algumas contas

Em momentos de crise é importante buscar negociação de algumas contas da empresa, como aluguel, contas de luz, entre outros.

Com a realização de tais negociações será possível conter ainda mais os custos da empresa, assim como diminuir o Capital de Giro.

Mas não se esqueça, para isso é essencial manter uma gestão de contas e recursos eficientes para o dia a dia da empresa.

4 – Invista em um Controle de Contas Eficiente

O Controle de Contas é uma tarefa administrativa financeira de extrema importância para manter os recursos da empresa em dia.

Através de um controle de contas eficiente o empresário é capaz de gerir os recursos de maneira que não perca controle do dinheiro da empresa.

Essa gestão é realizada por meio de acompanhamento minucioso das contas da empresa e dessa forma melhor organização do dinheiro da mesma.

5 – Fique atento aos Planos Econômicos do Governo

Em momentos de crise é muito comum que o governo lance programas de auxílio que deem segurança para os empresários.

A partir desses programas, os negócios conseguem se manter de pé, sem se endividar ou ter de fechar as portas.

Todas essas ações, somadas às outras, são capazes de auxiliar na manutenção do Capital de Giro e evitam a solicitação de empréstimos bancários.

Não se esqueça do Controle Financeiro de seu Negócio

Assim como seguir as dicas dadas acima, é preciso também pensar no controle financeiro da empresa.

Em momentos como o atual, ter uma ferramenta para a gestão financeira é necessário, isto para poder manter todos os processos diários em perfeita ordem e organização.

A Soften Sistemas está no mercado com dois tipos de softwares, Soften Siem – instalado em desktop – e GerencieAqui – armazenamento em nuvem.

Com qualquer um dos dois, é possível ter diversas funções ao dispor do negócio, como:

  • Gestão Fiscal (NF-e, NFC-e, NFS-e, SAT, MDF-e, CT-e);
  • Controle Financeiro;
  • Controle de Estoque;
  • Gestão de Vendas;
  • Loja Virtual.

E tudo isto com implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado. Não perca tempo e entre em contato agora para saber mais.

Se gostou do artigo, compartilhe e continue acompanhando os artigos do Blog e as Redes Sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente as dúvidas abaixo!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!