Outubro Rosa na Soften, previna-se do câncer

Soften Sistemas - 02/10/2018 - 0 Comentário(s)

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero.

O objetivo é desenvolver atividades de conscientização para a prevenção do câncer, além de informações importantes da prevenção da doença.

A campanha acontece todo ano no mês de Outubro e tem se tornado cada dia mais importante.

Veja aqui, por que é importante investir na campanha em sua empresa.

O surgimento do Outubro Rosa e sua finalidade

A campanha Outubro Rosa surgiu após alguns eventos com iniciativas preventivas que aconteceram nos Estados Unidos na década de 90.

A partir disso, foram se desenvolvendo campanhas para o diagnóstico precoce do câncer de mama logo no início.

A partir de 2002 foram desenvolvidos diversos projetos cujo objetivo é divulgar informações sobre o câncer.

No início, o objetivo era tornar comum entre as mulheres a luta contra o câncer de mama, a partir de atividades preventivas.

Posteriormente, em 2011, entrou na luta a conscientização de outro tipo de câncer, o de colo do útero.

Desde então a campanha vem tomando grandes proporções e se tornou símbolo na luta sendo representada pela cor Rosa e o laço de mesma cor.

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor que se desenvolve devido a alterações genéticas das células mamárias.

Tais alterações fazem com que as glândulas aumentem de tamanho de forma anormal.

Caso haja a detecção precoce da doença, o prognóstico é mais efetivo e as chances de cura são maiores.

Não há um fator ou causa única da doença, podem tanto serem fatores externos e de comportamentos alimentares e afins, até mesmo genéticos.

O exame de mamografia, recomendado para mulheres entre 50 e 69 anos, é a melhor arma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer.

No entanto, menos da metade das mulheres alvo realizam o exame de acordo com a recomendação médica, ou seja, a cada dois anos, no máximo.

Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia revelou os seguintes dados em 2017:

  • Entre as 11,5 milhões de mamografias que deveriam ser realizadas, apenas 2,7 milhões foram efetivadas;
  • Tal número representa 24,1% do total, o que está muito longe dos 70% recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além desses dados, muitos especialistas chamam a atenção para as informações errôneas.

Isto por que, muitas mulheres acreditam que o autoexame da mama pode diagnosticar a doença, o que não é verdade.

Pois, o mesmo só consegue identificar anomalias nas mamas, a única ferramenta de identificação da doença é a mamografia.

Prevenção do Câncer de Mama

A prevenção se dá por alguns fatores essenciais:

  • Hábitos alimentares saudáveis, baixa ingestão de açúcar e alimentos saudáveis;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Manter o peso corporal no nível adequado;
  • Amamentação;
  • Verificar o histórico hormonal;
  • Conhecer o histórico familiar.

Sobre o Câncer de Colo de Útero

Já o câncer de colo de útero é um tipo de tumor que ocorre na parte inferior do útero, especialmente na região em que se conecta com a vagina e se abre para a saída do bebê.

Tal câncer se desenvolve a partir de uma mutação genética das células da região, que passam a se multiplicar na região.

Tal mutação se dá por conta da presença de alguns vírus de HPV, contraídos por conta de hábitos sexuais desregulados.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de útero a partir da contração do HPV, são eles:

  • Início precoce da vida sexual, que aumenta o risco de ter HPV
  • Grande quantidade de parceiros sexuais;
  • Presença de outras DSTs;
  • Baixa imunidade podem ser fatores decisivos;
  • Tabagismo;
  • Uso prolongado de anticoncepcional (por mais de 5 anos);
  • Histórico de três ou mais gestações;
  • Uso de DIU;
  • Histórico de câncer de colo de útero na família.

Para a prevenção do colo de útero, hoje há uma vacina preventiva de HPV para meninas de 9 a 15 anos, e desde 2017 para meninos de 11 a 15 anos.

A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS desde 2014, contudo, ainda não conseguiu atingir 80% do público-alvo.

Isto porque, há muitos preconceitos acerca da vacina e prevenção em adolescentes, por conta de informações falsas.

O método de detecção precoce da doença é o Exame de Colo de Útero – Papanicolau recomendado para mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual.

O exame deve ser realizado a cada três anos após dois exames normais realizados no intervalo de um ano.

Prevenção do Câncer de Colo de Útero

Alguns Hábitos são recomendados para a prevenção do câncer de colo de útero:

  • Hábitos alimentares saudáveis;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar sexo seguro.

Você pode saber mais, tanto sobre o câncer de mama, quanto o colo de útero, acesse os links abaixo:

INCA – CÂNCER DE MAMA

INCA – CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Invista na conscientização na sua empresa

Faça como a Soften Sistemas invista em conscientização para a sua equipe.

Se for necessário, busque formas de facilitar o acesso aos exames preventivos e de diagnósticos precoces.

Além disso, proporcione ambientes de informação e aprendizado para as mulheres.

Uma empresa que cuida da saúde dos funcionários, ganha em valorizadas dos colaboradores.

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