Saiba como preparar sua empresa para a Black Friday 2017

Ivan Pereira - 13/11/2017 - 0 Comentário(s)

A Black Friday de 2017 está chegando e as empresas que querem aproveitar essa época promocional devem se organizar.

A data está marcada para dia 24 de Novembro, ou seja, a quarta sexta-feira do mês, portanto, não há tempo a perder.

Faltam poucos dias para a data, se prepare e verifique todos os detalhes que precisam ser organizados para esse período promocional.

 

O que é Black Friday?

A Black Friday, conhecida também como sexta-feira negra, é um termo que foi criado na Filadélfia na década de 60.

É uma data que acontece todo ano, sempre na quarta sexta-feira do mês de Novembro, onde as lojas, físicas ou online, dão descontos em diversos produtos e serviços.

Nos EUA, a Black Friday é uma das principais datas promocionais que mais vendem no país e no Brasil pode-se considerar que também é uma das melhores datas para os lojistas.

Aproveite a Black Friday para vender mais e ganhar novos clientes, crie ações diferentes e que visem bons resultados, como as dicas a seguir.

 

Como se preparar para a Black Friday e aumentar as vendas?

A Black Friday é uma das épocas mais importantes do ano, e é preciso um bom planejamento para estruturar as estratégias de venda do evento.

Todo detalhe é importante para se preparar para a Black Friday, e primeiro de tudo é saber se vale a pena a empresa, seja loja física ou online, participar da “liquidBlack Fridayação“.

Caso a empresa tenha loja física e online, é necessário saber se ambas irão participar da Black Friday ou apenas uma delas.

Após decidir a participação da loja é necessário verificar o estoque e selecionar os produtos que terão descontos e se possível negociar com fornecedores bons preços e condições de compra.

Caso haja bons prazos e menores preços junto aos fornecedores, verifique quanto atuar na Black Friday irá custar à sua empresa, para não gerar nenhum problema financeiro à mesma.

Para atuar no evento é necessário sempre agir com transparência, ter um bom atendimento, preços acessíveis e troca fácil de produtos – no caso de problema ou defeito.

Esses passos são uma boa forma de fidelizar o cliente, sendo por meio de bons preços, atendimento e condições acessíveis.

 

Black Friday

 

Checklist Black Friday

Confira nossa checklist para organizar seu comércio/negócio para a Black Friday :

 

Estrutura

É necessário certificar que sua loja, seja ela, online ou física, tenha capacidade de atender ao fluxo de vendas na Black Friday.

No caso de e-commerce, é muito importante verificar se o volume de acessos não irá gerar problemas com tráfego nos servidores, correndo o risco do site cair na hora da compra.

 

Estoque

Toda promoção precisa de um balanço do estoque, para estar prevenido de acordo com o tamanho dos pedidos e organização com todas as novidades.

É muito importante verificar se o estoque é o suficiente para sustentar metas de compra. E no caso do produto acabar, se organize para oferecer ao cliente alguma opção que supra a que acabou.

 

Entrega

Caso seja loja virtual, tenha um sistema de entrega automatizado, organizado e acompanhamento direto.

Por conta da grande demanda de entregas, as transportadoras e os correios podem atrasar as entregas, crie um sistema de acompanhamento de mercadoria automatizado e ativo, para que o consumidor acompanhe cada etapa da entrega.

 

Marketing

Investir em ações de marketing nas redes sociais é interessante para toda empresa, assim como na Black Friday, que com um bom investimento em marketing, tem mais sucesso e visibilidade.

Garanta que a campanha seja diferenciada, segmentada e atinja diretamente o público-alvo.

 

Atendimento

A transparência é um ingrediente muito importante nas negociações e ações, gere confiança para fidelizar clientes e aumentar as vendas.

Invista em um atendimento qualificado e faça que a experiência de compra do consumidor seja a melhor possível.

 

Preço

Tente fazer preços bons e não apenas ‘maquiar’ o preço original, seja honesto nesse quesito, para que suas vendas sejam maiores e melhores.

 

O consumidor irá comprar daquele que tiver o melhor custo-benefício, por isso os descontos tem de ser verdadeiros.

 

Black Friday

 

Outras dicas e oportunidades da Black Friday

A falta de planejamento pode prejudicar seu negócio, criando uma reputação ruim, por conta da falta de organização, por isso planeje-se e organize suas ideias antecipadamente.

Aja sempre com transparência junto de seu cliente, seja no preço, no atendimento ou na entrega, o consumidor gosta de boas condições na venda.

Explorar a vitrine da loja é um aspecto interessante, seja vitrine física ou layout da loja virtual, pois o visual atrai o consumidor, e desperta o desejo da compra.

Além disso, o prestador de serviços também pode aproveitar a Black Friday para aumentar as vendas e a cartela de clientes, oferecendo aquilo que ele não encontrará na concorrência.

Em caso de dúvidas sobre essa data, faça pesquisas e estude os prós e contras, mas tenha sempre um bom planejamento para as ideias e aja de forma esclarecedora.

A estratégia de loja física muda da estratégia da loja virtual, pois são segmentos diferentes e precisam de caminhos particulares, organize sua equipe para estruturar as diferentes estratégias.

Não perca a oportunidade que essa data oferece, aproveite a Black Friday e aumente suas vendas.

 


 

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Ivan Pereira
Ivan Pereira

Ivan é gerente de vendas na Soften Sistemas. É pro-gamer de diversos jogos na internet. Adora comida japonesa e filmes de comédia.

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