lupa
Mouse

Você já utiliza PIX no seu Negócio? Conheça os benefícios

Bianca Fernandes - 05/10/2021 - 0 Comentário(s)

O Pix transformou o setor financeiro, permitindo que pessoas físicas e jurídicas transfiram dinheiro e realizem pagamentos de forma instantânea. Os benefícios do Pix têm levado os usuários a evitar transações de TED ou DOC que cobram taxas e podem levar mais de 24 horas para serem completadas.

Diferentes tipos de negócios também têm aproveitado os benefícios do Pix, já que os consumidores estão cada vez mais usando esse meio para pagar produtos e serviços. Hoje em dia, é comum ver em uma loja ou supermercado a imagem de um QR Code fixada no caixa informando que o estabelecimento aceita Pix.

O Pix é um recurso de pagamento desenvolvido pelo Banco Central (BC) através do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Para usar o Pix, basta ter uma conta em um banco autorizado pelo BC.

Benefícios do Pix para os negócios

– As empresas podem realizar transferências de valores em poucos segundos através do aplicativo móvel do seu banco.

– Via Pix, não há limite mínimo e nem mesmo máximo de valores para a transferência.

– Donos de negócio podem receber pagamentos por meio do Pix, de forma rápida e sem burocracia.

– O Pix não cobra taxa para a realização de transferências financeiras.

Novidades para as empresas

Até o fim de 2021, o Banco Central deve lançar novos recursos para as empresas aproveitarem ainda mais os benefícios do Pix. Uma dos lançamentos deve ser o ‘Pix Cobrança’, um sistema de pagamento semelhante ao boleto.

Mas a principal diferença é que essa modalidade de pagamento vai gerar um QR Code e permitir que seja estipulada uma data para o vencimento da cobrança. Além disso, será possível adicionar juros ao valor determinado.

Outra iniciativa do BC será o ‘Pix Agendado’ para que o comerciante possa agendar uma data para que ocorra a transferência de valores para uma conta definida previamente.

Benefícios do PIX para acelerar as vendas

Para ampliar as vendas, as empresas devem aproveitar todas as oportunidades que surgirem. Nesse contexto, o Pix pode ajudar, pois agiliza as transações de compra e venda, já que não requer um intermediário para autorizar a transação. Assim, o vendedor recebe o dinheiro mais rápido, diferente de uma compra paga com boleto ou parcelada no cartão de crédito, por exemplo.

Um dos motivos que levam o cliente a desistir de fazer uma compra são as opções limitadas de pagamento, principalmente nas lojas virtuais. No entanto, quando o lojista oferece várias alternativas para o comprador, aumenta a possibilidade de vender mais. 

Além disso, oferecer o Pix como uma de suas modalidades de pagamento resolve o problema de pessoas que não tem cartão de débito para efetuar a compra. Portanto, é importante informar que o seu negócio aceita pagamentos através do Pix para que o cliente escolha sua empresa ao invés da concorrência.

Desafios do Pix para as empresas

O Pix é um meio de pagamento rápido e eficiente, porém irreversível, ou seja, depois de finalizar uma transferência não é possível cancelar a transação. Embora o Banco Central garanta que o sistema está protegido contra fraudes, ainda não há um órgão que regule as operações financeiras para evitar golpes e eventualmente devolver o dinheiro à pessoa lesada.

Ainda mais agilidade no gerenciamento do seu negócio

Agora você já sabe quais os benefícios de contar com a tecnologia do Pix em seu negócio. E além disso, uma boa administração das vendas e lucros também é essencial para o crescimento do seu negócio.

Por isso, conte com um sistema completo para gerenciar seu negócio.

Com as soluções da Soften Sistemas, você pode:

  • Controlar suas vendas e estoque;
  • Administrar suas contas a pagar e receber;
  • Emitir diferentes documentos fiscais (NFe, CTe, NFSe e muito mais);
  • Receber via Pix criptografado no frente de caixa;
  • Gerenciar pedidos e orçamentos;

E muito mais!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner_blog01-1024x394.png

E aí? Gostou do artigo? Então compartilhe com sua rede de contatos.

Te restou alguma dúvida? Então comente aqui e teremos prazer em te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui no Blog e nas nossas redes sociais: FacebookInstagramYoutube e Linkedin.

Bianca Fernandes

Bianca tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial e foi convidada para reforçar o nosso time de Marketing. É uma das responsáveis pela produção de conteúdo e uma das mais novas autoras do nosso Blog. Nas horas vagas curte ler, ouvir música, ver filmes e viajar. Além de adorar conversar e debater sobre assuntos diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro.
Promova já o crescimento
da sua empresa.

Experimentar agora
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!