Conheça os 7 benefícios da gestão e controle de vendas

gestão e controle de vendas

Pode ser que você nunca tenha parado para calcular, porém, se parasse, descobriria que as atividades de rotina de um negócio — principalmente as de gestão e controle de vendas — tomam muito tempo, energia e atenção, que poderiam ser mais bem empregadas na realização de procedimentos estratégicos e não operacionais.

A grande vantagem de utilizar um software de gestão nos processos da sua empresa é poder se concentrar nas funções que trarão melhores resultados sem deixar de cuidar e dar atenção às necessidades administrativas do dia a dia.

As diferenças que podem ser notadas logo no início são: as horas gastas nas tarefas cotidianas se transformam em minutos, as consultas constantes a diversos materiais são eliminadas e qualquer informação de qualquer departamento fica somente a um clique de distância.

Neste artigo, você conhecerá os sete principais benefícios que um sistema especializado pode trazer para a gestão e controle de vendas do seu empreendimento. Acompanhe!

1. Economia de materiais e recursos

O objetivo principal de um negócio que almeja o sucesso é fazer mais com menos. Diminuir custos com processos e materiais de trabalho tem sido um desafio e tanto para a maioria dos empreendedores, uma vez que a má gestão dos recursos disponíveis prejudica os resultados, mesmo com uma boa equipe de vendas atuando na ponta.

Apresentar uma lista de produtos em formato digital, por exemplo, minimiza custos com impressão e reimpressão, evitando que as informações cheguem desatualizadas para o cliente. Sem contar que também é possível emitir notas fiscais digitalmente, enviando-as diretamente para o comprador assim que o pagamento for concluído.

Dessa forma, você e sua equipe têm tempo de sobra para oferecer produtos de maneira diferenciada, apresentando as características mais atraentes e o valor agregado de cada um deles, o que melhora muito o processo de compra. Essas facilidades certamente aumentarão o nível de satisfação dos compradores.

2. Controle real de todas as movimentações feitas no estoque

O grande desafio para muitos empresários é ter domínio do que entra e sai do seu estoque de mercadorias. Ter o controle real de toda a movimentação dos produtos se torna inviável quando são utilizados recursos manuais e antiquados de planejamento e organização.

No entanto, com um sistema de gestão e controle de vendas, é possível reunir todas as informações em um único local, como os tipos de vendas e o histórico de movimentações diárias dos produtos no estoque, separando por data de validade, lotes, quantidades, características e demais dados.

Com um programa desse tipo, você também pode integrar os departamentos de compras, vendas, financeiro, contábil etc. Dessa forma, é possível gerar relatórios completos e ter uma visão ampla do andamento dos processos. Caso algo não esteja funcionando adequadamente, é possível elaborar estratégias que melhorem as vendas e o gerenciamento do estoque.

3. Confiança e consistência das informações

Estamos em uma era em que as pessoas estão conectadas o tempo todo. Por conta disso, as informações devem estar disponíveis em tempo real, ser de fácil acesso e, principalmente, ser atualizadas constantemente, refletindo a realidade atual da empresa.

A integração da gestão e controle de vendas com a implantação de um sistema ERP, por exemplo, é um diferencial muito atraente. Por meio de rotinas automatizadas, os registros de clientes, produtos e políticas de negócio são transmitidos no dispositivo do usuário, garantindo um leque completo de informações sempre à mão e em qualquer momento ou lugar, bastando ter conexão com a internet.

Com a sincronização de dados entre o software da empresa e os aparelhos móveis (smartphone, tablet e notebook), é possível gerenciar campanhas comerciais específicas e medir os resultados em simultâneo, o que dá a possibilidade de fazer ajustes de percurso com o intuito de atingir as metas mensais.

4. Automatização dos processos contábeis

Outra vantagem que alguns sistemas de gestão e controle de vendas têm é a vinculação automática com os processos de contabilidade. Com o antigo controle manual, você tinha que se programar e enviar os documentos fiscais e as informações contábeis todos os meses para o seu contador.

Agora, imagine conseguir fazer tudo isso automaticamente sem precisar se preocupar? A evolução tecnológica trouxe consigo muitas facilidades para o empresário não perder tempo com assuntos operacionais, focando mais em atividades que realmente fazem a diferença nos negócios.

5. Acesso a dados relevantes que ajudam nas tomadas de decisões

No que se refere ao valor agregado às tomadas de decisões, os sistemas de gestão e controle de vendas têm por objetivo trazer melhores resultados e apoiar, de forma confiável, a informação gerada diariamente tanto dentro quanto fora das empresas.

Diante da importância progressiva que os dados/informações assumem atualmente, torna-se essencial a introdução de novas tecnologias em todo o processo organizacional, para que os empresários possam tomar as melhores decisões com agilidade.

6. Diminuição do retrabalho

Existe algo que gaste mais tempo do que ficar preenchendo dados em diversas planilhas, enviar e-mails para os responsáveis de diversos setores ou repassar informações? Além disso, essas atividades manuais podem gerar diversos erros!

Um sistema ERP pode automatizar esse tipo de trabalho. Com ele, por exemplo, os dados fornecidos pelo vendedor na hora em que um pedido é feito já seguem rapidamente para o responsável pela administração do negócio, que os utiliza para emitir boletos e notas fiscais para os clientes.

Além disso, o funcionário encarregado pela expedição de pedidos passa a ser comunicado prontamente, fazendo com que o cliente fique menos tempo aguardando pelos produtos comprados.

7. Gerenciamento financeiro eficiente

A implantação de um software de gestão e controle de vendas vai muito além de organizar e manter o controle das mercadorias que entram e saem do estoque. Com um bom sistema, você também pode acompanhar o fluxo de caixa e saber exatamente o nível do capital de giro, evitando surpresas desagradáveis, como a falta de dinheiro para manter o empreendimento atuando corretamente.

Se o seu negócio almeja diminuir custos, melhorar a qualidade de atendimento aos clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento, certamente a implantação de um software para gestão e controle de vendas é a chave para que você obtenha bons resultados e conquiste um lugar de destaque no mercado.

Invista em um software de gestão e controle de vendas e tenha bons resultados no seu negócio

Como visto anteriormente, as empresas que investem em sistemas de gestão e controle de vendas adquirem uma série de benefícios para os seus negócios.

Um sistema com funções de gestão e controle de vendas é a melhor opção para os empresários que querem bons resultados em seus negócios.

A Soften Sistemas é uma empresa que trabalha com softwares de gestão com funcionalidades eficientes e agilidade para a gestão fiscal e administrativa das empresas.

Além de sistemas ERP de qualidade com gestão e controle de vendas a Soften tem emissores fiscais que garantem agilidade e simplicidade na emissão de vários documentos fiscais eletrônicos.

Conheça Soften Sistemas

Entre em contato com a Soften ainda hoje e conheça mais sobre seus sistemas, pacotes e valores e invista na boa gestão e controle das suas vendas.

Acesse o Blog da Soften e veja conteúdos atualizados diariamente com vários assuntos sobre gestão fiscal e administrativa.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter para receber notificações em sua caixa de e-mail quando publicarmos mais conteúdos interessantes como este. Até a próxima!

Ivan Pereira
Ivan Pereira

Ivan é gerente de vendas na Soften Sistemas. É pro-gamer de diversos jogos na internet. Adora comida japonesa e filmes de comédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts de interesse