Balanced Scorecard: Aprenda este conceito e como aplicar em seu negócio

Flávia Scalon - 21/08/2018 - 0 Comentário(s)

O Balanced Scorecard é um método que surgiu na década de 90 através de um estudo entre diversas empresas, sendo patrocinado pelo instituto Nolan e Norton.

É uma ferramenta de avaliação e performance empresarial que foi desenvolvida para ser inovadora.

Portanto, é utilizada por empresas que desejam aumentar o desempenho e estratégia dos processos.

Continue acompanhando este artigo e entenda o conceito de BSC e como aplicar em seu negócio.

Balanced Scorecard: Conceito

Balanced Scorecard, com tradução para Indicadores Balanceados de Desempenho, é voltado para o gerenciamento de estratégias da empresa.

Seu objetivo é possibilitar aos empreendedores e gestores uma visão abrangente de toda estratégia do negócio.

Assim, uma empresa que pensa em seu futuro, a longo prazo, utiliza o Balanced Scorecard, atuando junto de seus processos de forma concreta.

O BSC tem o princípio de que uma empresa deve considerar qualquer aspecto de seu funcionamento, para uma avaliação eficaz de seu desempenho.

Assim, é possível que toda a equipe, seja de uma área específica ou toda empresa, tenha seus objetivos e propostas alcançados.

Portanto, o papel do BSC nas empresas é dar atenção a todo e qualquer indicador que possibilite um gerenciamento seguro.

Ajudando assim, a elaborar metas, planejamentos, orçamentos, além de medir todo o desempenho organizacional de um negócio.

As 4 perspectivas do Balanced Scorecard

Os indicadores são analisados por 4 perspectivas: Financeira, de clientes, de processos internos e de aprendizado e crescimento.

Veja o que significa cada uma delas:

Perspectiva Financeira

Nesta perspectiva, toda medida financeira ajuda na demonstração econômica de ações realizadas.

Quando o Balanced Scorecard é aplicado, todos os objetivos financeiros devem estar integrados na estratégia de uma empresa.

Assim, é possível verificar o que está dando certo e o que está dando errado na empresa.

Portanto, esta perspectiva mede seu sucesso pelo crescimento da empresa, pela lucratividade e pelo aumento de valores.

Caso os resultados não sejam positivos, pode ser que o método tenha sido executado e implantado de forma incorreta ou que as estratégias tenham sido má definidas.

Perspectiva de Clientes

Na perspectiva de clientes, é verificada a participação da empresa diante da satisfação dos clientes e do mercado.

O objetivo é monitorar a forma que a empresa entrega valor ao cliente, ou seja, define os indicadores de satisfação.

Além disso, serão avaliados resultados de participação de mercado, rentabilidade, aquisição e retenção.

Portanto, esta perspectiva serve para que a empresa volte seu olhar ao consumidor e assim, melhore seus processos para que a experiência do cliente seja satisfatória.

Perspectivas de processos internos

Esta perspectiva tem como foco identificar os processos de maior impacto na organização para então, inova-los e melhorá-los.

É muito importante que os processos sejam focados nas necessidades dos consumidores, assim a empresa conseguirá atraí-los e retê-los.

Portanto, a perspectiva de processos internos permite que os gestores tenha uma visão diferenciada e crie novos caminhos para melhorar a performance da empresa diante dos clientes.

Perspectiva de aprendizado e crescimento

A quarta e última perspectiva tem o objetivo de desenvolver o aprendizado e crescimento dentro da organização.

Ou seja, é nesta perspectiva que será definido objetivos e estratégias que ajudem a empresa a se tornar mais capaz em suas ações.

Esta capacitação pode se dar por meio de novos equipamentos, em estudo para colaboradores, desenvolvimento de novos produtos e etc.

Benefícios do BSC

Alguns benefícios que a ferramenta Balanced Scorecard oferece, são:

  • Permite uma visão mais ampla do futuro;
  • Permite melhoria nos resultados;
  • Coloca os planos de ação em funcionamento;
  • Promove ajustes e correções nos planos de ação;
  • Melhora a comunicação entre a equipe;
  • Melhora a qualidade e o desempenho;
  • Monitora e direciona as ações;
  • Estimula o aprendizado entre os colaboradores.

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Como aplicar o BSC em seu negócio

Como foi falado, o Balanced Scorecard implanta, na empresa, uma visão a longo prazo de rotinas e processos a curto prazo.

Keplan e Norton definiram o BSC em quatro processos de gerenciamento, sendo eles: traduzindo a visão, comunicação e ligação, planejamento do negócio e feedback.

Traduzindo a visão

Este processo tem o propósito de harmonizar a visão e estratégia de um corporação junto de seus colaboradores.

Assim, é possível a construção dos mapas estratégicos (BSCs), o que torna o processo dinâmico e claro.

Comunicação e Ligação

Este processo consiste em comunicar a estratégia da empresa horizontal e verticalmente, integrando assim, os objetivos organizacionais e individuais.

Planejamento do negócio

Este processo evita que haja algum impedimento no desenvolvimento de estratégias e novas mudanças em uma empresa.

Portanto, é um processo que alinha recursos e define prioridades de acordo com metas e recursos disponíveis.

Feedback

Este processo permite que a organização tenha uma gestão estratégica constante, passando assim todo o feedback aos colaboradores que nela trabalham.

Conclusão

É preciso ter em mente que o BSC é um método que constrói planejamento estratégico de comunicação entre as pessoas envolvidas na corporação, seja colaboradores, executivos e etc.

A estratégia deve ser detalhada de diversas expectativas, além disso, a execução deve ser bem feita, para que o mapa estratégico traga bons resultados ao negócio.

Pois, alinhando os profissionais e as estratégias, o estabelecimento das responsabilidades organizacionais, das metas e do feedback será mais fácil, além de esclarecer para quem a empresa deve criar valor.

Por isso, o BSC é importante que a empresa seja avaliada por um conjunto de indicadores, que guiem na organização, objetivos e metas de forma dinâmica e integrada.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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