B2B: o que é e quais suas vantagens

Diogo Oliveira - 21/11/2018 - 0 Comentário(s)

B2B é um modelo de negócio no qual o público alvo são outras empresas e que vem crescendo cada dia mais.

Tal negócio se estrutura por oferecerem muito mais do que simples ofertas de venda, mas sim se tornar parceiros empresariais.

São empreendimentos que exigem um pouco mais de trabalho e se destacam por serem facilmente escaláveis.

Continue a acompanhar este artigo e saiba tudo sobre os empreendimentos B2B e suas vantagens para o empreendedor.

Saiba o que significa B2B

B2B é a sigla em inglês de “Business to Business” que em tradução livre significa de “Empresa para Empresa”.

Ou seja, é o comércio realizado entre duas empresas, onde uma empresa vende para a outra.

Uma empresa B2B é o oposto de B2C, que significa “Business to Consumer”, ou “Empresa para Consumidor”.

Estes tipos de negócios surgiram em especial à medida que as empresas começaram a investir em terceirização.

Isto porque, a ação de terceirizar alguns serviços dentro de um empreendimento traz economia e diversas vantagens.

E uma vez que os empresários busquem tal solução, é necessário encontrar empresas estruturadas para isto.

E foi assim que muitos empreendedores viram em tal panorama uma oportunidade de construírem bons negócios.

Portanto, um negócio B2B é um excelente investimento para quem deseja um retorno alto e grandes resultados de mercado.

Grandes exemplos de tais negócios, são: empresas de softwares, Telemarketing, Marketing, RH, etc.

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Diferença entre B2B E B2C

O B2C é o modelo mais comum de negócio, por conta de se encontrar em grande número no mercado.

Além disso, para quem vende é mais fácil se relacionar com o consumidor final, do que com outros negócios.

E esta é umas das grandes diferenças entre os dois modelos de empresas: o processo de vendas.

As vendas B2B normalmente são mais demoradas e tendem a apresentar um maior tempo até o retorno financeiro.

Outro ponto que diferencia os dois negócios é no B2B, o retorno é muito maior do que no B2C.

Não é o mais rápido, por conta do tempo que se demora no ciclo de venda, mas é muito mais alto que os outros.

Por último, os dois modelos se diferenciam pelos números de tomadores de decisão envolvidos no processo.

Enquanto no B2C, normalmente, o tomador de decisão é uma única pessoa, no B2B temos várias pessoas envolvidas.

Em tal modelo é fundamental a participação de diversas pessoas, para entender se a empresa pode mesmo ajudar.

Portanto, numa análise rápida, o B2B é bem mais trabalhoso no seu processo estrutural do que um comércio destinado a consumidor final.

O processo de vendas neste tipo de negócios costuma ser mais elaborado e com um pouco mais de dificuldade.

Por este motivo, é de extrema importância que se siga algumas dicas para obter mais sucesso no empreendimento.

Como realizar boas vendas em um negócio B2B?

Para que um negócio B2B consiga um maior sucesso em seu caminho, o processo de vendas precisa ser muito bem estruturado.

Primeiro pense na seguinte questão: A empresa que quer comprar é muito diferente do consumidor final.

Isto porque, os desejos, expectativas e objetivos de um empresário é muito diferente do que o de uma pessoa física.

Por este motivo, antes de tudo, conheça as necessidades e anseios do seu cliente e o que ele espera do seu serviço.

Invista em estratégias de marketing que faça de sua empresa autoridade nos assuntos relacionados à sua área de atuação.

Uma excelente ferramenta para isto é o Marketing de Conteúdo, que consiste em oferecer conteúdos ao seu cliente.

Tal serviço, além de garantir autoridade ao negócio, também é excelente para expandir o campo de atuação.

O Marketing Publicitário e de Mídias Sociais também é uma excelente ferramenta de auxílio comercial para o empreendimento.

B2B

Utilize o SEO para ranquear seu site e/ou blog no Google e se coloque no campo de pesquisa do cliente.

Contudo, não se esqueça de investir no famoso contato direto com o cliente, ou seja, invista no bom atendimento.

Construa um excelente relacionamento com o cliente e faça com que ele perceba que sua empresa é uma parceira pra ele.

Dessa forma, a probabilidade de reter e até mesmo conseguir mais clientes é muito maior.

Além disso, invista em formação e motivação dos seus colaboradores, pois isto fará com que eles se engajem com o objetivo da empresa.

Colaboradores que se sentem parte importante do negócio tendem a ser excelentes propagandas da empresa.

Não se esqueça também de investir em organização e estruturação do negócio para atender a demanda.

Além disso, não se esqueça de investir no padrão de qualidade esperado pelos clientes.

Vantagens desse modelo de negócio

Como já apresentado anteriormente, o modelo de negócios B2B, por mais que demorado, tende a trazer melhores resultados mais rentáveis.

Isto, por conta de ter como público alvo empresas e por este motivo acabar trabalhando com uma maior proposta de valor.

Dessa forma, isto engrossa o ticket de atuação de tais tipos de negócios, o que faz com que os seus ganhos sejam maiores.

Outro ponto vantajoso é que, dependendo do tipo de serviço oferecido, o gasto estrutural é bem menor que de negócios B2C.

O fator rentabilidade faz também com que esses negócios sejam facilmente escaláveis no mercado.

Os clientes de tais empreendimentos costumam ser mais constantes, e não exigir grandes e frequentes mudanças.

E por mais que as vendas B2B tendem a ser mais complexas, as relações com os clientes costumam ser mais duradouras.

Essas vantagens fazem com que muitos especialistas digam que B2B é o modelo de negócio do futuro.

Tenha um negócio escalável e com gestão estruturada

Todo e qualquer empreendimento, sendo B2B ou B2C carecem de gestão fiscal e administrativa organizada.

Uma vez que isso garante bom planejamento, estruturação e segurança para as empresas.

Para isto, conheça os aplicativos de gestão da Soften Sistemas, empresa especializada no assunto.

Que trabalha com softwares de gestão fiscal e administrativa, tanto no modelo desktop – Soften SIEM, quanto online, GerencieAqui.

Tais sistemas, além de serem eficientes, conta com treinamento e suporte especializado e ilimitado ao cliente.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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