Automatizando fluxo de caixa: veja os 6 principais benefícios

Ronnie Birolim - 25/07/2017 - 0 Comentário(s)

Você sabia que a tecnologia pode fazer toda a diferença para a sua empresa, independentemente do tamanho ou tipo de negócio em que você atua?

Neste post você vai entender como a automatização do fluxo de caixa pode ajudar nesse processo e quais são os 6 principais benefícios que o uso de soluções inteligentes pode trazer para sua empresa. Confira!

1. Crescimento saudável da empresa

A automatização do fluxo de caixa permite o crescimento saudável de sua empresa. Isso ocorre porque com o uso de um bom software de gestão é possível acompanhar em tempo real e de forma organizada a situação financeira de sua organização.

Isso permite, por exemplo, monitorar eventuais dificuldades no capital de giro da organização, sazonalidades e outras variações que possam comprometer o bom fluxo financeiro.

Os dados coletados servem para o planejamento e tomada de decisão, permitindo, por exemplo, que se criem reservas, ou ainda que sua empresa esteja preparada para épocas de menor movimentação, garantindo que ela terá recursos financeiros e que poderá crescer de forma saudável.

Figura Planilha Gratuita Fluxo de Caixa

2. Acompanhamento das despesas e receitas

Outra grande vantagem da automatização do seu fluxo de caixa é o acompanhamento completo e rigoroso da movimentação de despesas e receitas. Qualquer variação poderá ser imediatamente observada e devidamente entendida.

No caso das despesas, por exemplo, esse acompanhamento facilita o entendimento de onde está sendo gasto o dinheiro de sua empresa.

Se os valores desses gastos estiverem muito altos, a base informacional gera subsídio para serem feitas substituições, diminuições ou cortes, buscando a melhoria de resultados.

Já nas receitas, auxilia na compreensão de quem são os seus principais clientes. Também é possível saber o valor do ticket médio, os produtos ou serviços que possuem mais comercialização, entre outros dados fundamentais para decisões, como definição de preços, promoções e descontos.

3. Controle das entradas e saídas

Além de auxiliar na organização financeira da empresa, o fluxo de caixa automatizado potencializa o controle das entradas e saídas de seu negócio. Criando, assim, uma melhor liquidez do fluxo de caixa e propiciando um capital de giro mais vantajoso para a sua empresa.

Há ainda outros benefícios. No caso dos recebimentos, permite que seja feito o gerenciamento de eventuais atrasos de seus clientes de forma pontual.

Com base nisso, a cobrança fica mais rápida, diminuindo os riscos de inadimplência e possíveis dificuldades de caixa.

Já em relação às saídas, evita, por exemplo, que sejam pagos multas e juros desnecessários causados por atrasos em títulos e outros documentos. Adicionalmente, também previne eventuais problemas administrativos que esses erros e atrasos podem gerar para a sua empresa.

4. Melhoria no controle dos estoques

A automatização do fluxo de caixa, além das questões financeiras e gerenciais, também otimiza o controle dos estoques. Isso ocorre porque esse processo deixa sua empresa integrada e as informações são inseridas em vários departamentos ao mesmo tempo.

Dessa forma, assim que um item é recebido no almoxarifado, o sistema já é alimentado com informações de forma integrada, o que garante maior agilidade, menos erros e também melhoria no processo de controle dos estoques da empresa.

Esta melhoria evita, por exemplo, que mercadorias fiquem paradas muito tempo, sem comercialização.

O controle também contribui para que sua empresa não fique sem estoque para comercialização, eliminando riscos de descontentamento de seus clientes.

Esse controle também mostra quais produtos têm mais saída na empresa, assim você pode traçar diferentes estratégias, combinando com outros que possuem saídas menores.

EBook Fluxo de Caixa Banner

5. Maior agilidade e segurança

Outra grande vantagem da automatização do fluxo de caixa é a agilidade. Já que o processo é padronizado, a sua empresa terá menos erros e retrabalhos deixando a inserção das informações muito mais rápida e segura.

Evita que os funcionários precisem refazer a contabilização dessas informações e, assim, possam se dedicar a outras importantes tarefas.

Isso é essencial para o processo de tomada de decisão, pois as informações estarão corretas e reconhecidas em tempo real, mostrando como estão as finanças da sua empresa.

Outra grande vantagem é a segurança dos dados, que possuem backup e podem ser consultados a qualquer hora. Caso seja necessário existe suporte para dúvidas e questões que possam surgir sobre o programa.

A automatização também evita erros na hora de gerar e enviar o SPED, o que pode ser bastante prejudicial para a sua empresa, gerando problemas com o fisco.

Além disso, permite o cálculo correto dos créditos de impostos, assim como valor dos tributos devidos e o envio adequado do arquivo para entrega.

6. Projeção de resultados

Além de todas as vantagens já apresentadas você ainda poderá usar os dados históricos de sua empresa para fazer a projeção do fluxo de caixa. Esse exercício, que também é conhecido como projeção de resultados, auxilia a empresa a entender como será o futuro da organização.

Tal processo permite que o tomador de decisão saiba se a empresa terá recursos financeiros ou ainda se precisará recorrer a outras fontes. Com isso, será possível, por exemplo, buscar o melhor empréstimo ou financiamento com as melhores taxas, condições e prazos.

Esses dados também lançam luzes para saber como será a expansão de seu negócio, quanta matéria-prima é preciso comprar, quais são as estratégias que precisam ser traçadas e como os objetivos serão alcançados por sua organização.

O uso da tecnologia e a automatização do fluxo de caixa são processos essenciais para aquelas empresas que querem crescer de forma organizada e saudável.

Além de permitir um maior controle das finanças, a automatização do fluxo de caixa ainda possui outras vantagens como um controle mais efetivo das receitas e despesas, o que pode melhorar significativamente o resultado de sua organização.

Outra grande sacada é o acompanhamento das entradas e saídas, criando proteções contra a inadimplência e a descapitalização, assim como pagamentos indevidos de multas e juros.

O fluxo de caixa automatizado ainda dá suporte ao controle dos estoques e pode reforçar o planejamento futuro de sua organização.

Conheça Soften Sistemas

E você, ficou convencido? Então entre em contato conosco e comece a usufruir de todas as vantagens que a automatização do fluxo de caixa pode trazer para a sua empresa agora mesmo!

Ronnie Birolim
Ronnie Birolim

Formado em Ciência da Computação e Marketing é hoje o CMO (Diretor de Marketing) da Soften Sistemas. Escreve para o blog e coordena o departamento de marketing. Está na Soften desde 2007 e nas horas vagas curte sua família, Rock anos 90 e video games.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!