Atualização da Cadeia de Certificados Digitais.
Ronnie Birolim - 26/07/2017 - 2 Comentário(s)
Ficar por dentro das mudanças do governo é um grande desafio para as empresas, pois a cada dia novas leis, normas e atualizações surgem, muitas vezes para melhoria na emissão dos documentos fiscais.
Uma dessas novas alterações é a atualização da cadeia de certificados digitais, que é necessária para a funcionalidade do mesmo.
A atualização da cadeia de certificados digitais se iniciará a partir do dia 27/07/2017 e, para estabelecer uma conexão segura com qualquer serviço ou aplicação que trabalhe sob o endereço www.nfe.fazenda.gov.br, será necessário que a cadeia destes novos certificados digitais esteja instalada na máquina do usuário.
Por isso, elaboramos esse post com as informações mais relevantes sobre o assunto. Confira a seguir e fique por dentro!
O que é Certificado Digital?
O certificado digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica, sendo eles e-CPF e e-CNPJ, e são necessários para realizar operações de emissão de notas, conhecimento de transporte, manifesto, etc.
A certificação digital é capaz de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas, sendo esse documento eletrônico – certificado digital – insubstituível e imprescindível para empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes.
O que é Cadeia de Certificado Digital?
Para que o certificado digital funcione e valide suas operações é necessário que as cadeias de certificação estejam instaladas, pois, sem elas, é praticamente impossível a funcionalidade do certificado.
As cadeias garantem o correto funcionamento do certificado digital e são extremamente necessárias para que não haja erro e problemas na hora da emissão de documentos fiscais, sendo eles, notas fiscais, conhecimento de transporte e manifesto eletrônico.
A maior parte das cadeias necessárias para o funcionamento do certificado digital podem ser encontradas nos links: link 1 ou link 2.
Como Faço a Alteração e Atualização da Cadeia de Certificados Digitais?
Para fazer a atualização e alteração da cadeia de certificado digital é bem simples, basta apenas fazer o passo a passo a seguir:
• Para realizar a atualização dos certificados digitais, acesse este link e vá até a notícia “20/07/2017 – ATENÇÃO: Atualização de Certificados Digitais”
• Clique/acesse os links a seguir (abaixo da notícia):
Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v2
AC Secretaria da Receita Federal do Brasil v3
Autoridade Certificadora do SERPRORFB SSL
• Clique em abrir ao finalizar o download;
• Clique em instalar certificado;
• Avançar;
• Selecionar Colocar todos os certificados no repositório a seguir;
• Procurar;
• Clique em Autoridade de certificação Raiz Confiáveis;
• Avançar;
• Concluir.
Ao seguir todos esses passos na instalação das três cadeias, o resultado será bem sucedido e não causará nenhum tipo de divergência na emissão dos documentos fiscais.
Por que Devo Fazer a Alteração e Atualização das Cadeias de Certificados Digitais?
Deve-se fazer tais atualizações de cadeias de certificados, pois sem elas, não será possível estabelecer uma conexão segura com os sites da fazenda e Sefaz Virtual e em consequência, qualquer serviço que utilize tais endereços.
Sendo assim, a emissão de documentos fiscais, tais como NFe poderá ser afetada, impossibilitando o uso dos mesmos.
Agora que você está por dentro da mudança, saiba que deverá fazer esta atualização antes do prazo, evitando assim, possíveis problemas no envio de documentos fiscais em sua empresa.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos entre em contato com a Soften Sistemas ou acesse o site.
Boa tarde, ao transmitir a nfe para sefaz continua aparecendo a mensagem
nao foi possivel estabelecer conexao com sefaz. Pode ajudar?
Olá Hidemi,
Provavelmente o seu sistema está com problema no processo de conexão com a SEFAZ, isto pode estar ocorrendo por que o computador não está com suporte para o novo protocolo de comunicação da NFe 4.0, o TSL 1.2.
https://blog.softensistemas.com.br/nfe-4-0-no-windows-7/
https://blog.softensistemas.com.br/erro-na-recepcao-da-nfe-conexao-subjacente-estava-fechada-erro-inesperado-em-um-envio/
Verifique nestes artigos do Blog se está tudo de acordo com a atualização, se não você terá que atualizar.
Esperamos ter lhe ajudado, caso tenha dúvidas contate-nos novamente.