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Atendimento humanizado, saiba como implementar em seu negócio

Malu Brito - 02/08/2021 - 0 Comentário(s)

Nos últimos anos houve muitas mudanças no comportamento do consumidor, por isso oferecer um atendimento humanizado se tornou crucial. Agora, as pessoas esperam que as empresas proporcionem uma experiência de compra que atenda as suas expectativas.

Embora essa demanda possa ser atendida por meio de tecnologias avançadas, o toque humano continua sendo essencial. Ou seja, o público precisa se sentir satisfeito com as conexões estabelecidas com as empresas de forma que se sinta valorizado.

A nova geração é conhecida por valorizar emoções ao se envolver com as marcas, e essa ideologia mostra uma lição importante: construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes significa recorrer às emoções deles de forma autêntica. 

O que é atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é uma estratégia essencial nos cenários de negócios atuais. Isso porque as empresas precisam se preocupar com a experiência do cliente para atraí-lo. Assim sendo, a humanização do serviço é uma oportunidade de tratar o comprador com empatia, criando uma comunicação mais próxima e personalizada.

A representação de uma experiência humanizada do cliente em uma empresa acontece quando ela entende as solicitações dele e atende suas demandas com sucesso, com foco no que o cliente deseja e sendo empática na resolução de problemas.

Essa combinação perfeita entre as necessidades e desejos do usuário com respostas precisas de um suporte de atendimento humanizado é a chave para estabelecer uma conexão calorosa com o comprador.

Humanize a imagem da sua marca

Cada marca tem uma história. Você está comunicando a sua aos clientes? Use conteúdo envolvente escrito e de vídeo para descrever as origens de sua marca e os valores que você defende. 

Por exemplo, se a sua marca apoia causas sociais ou ambientais específicas, os clientes apreciarão saber disso. Além disso, incluir colaboradores e defensores da marca humaniza ainda mais sua empresa e transmite a mensagem de que seu negócio valoriza os clientes.

Veja agora como implementar o atendimento humanizado em sua empresa em 4 passos.

1 – Personalize o seu serviço

Talvez a forma mais eficaz de humanizar a experiência do cliente seja personalizando o serviço. As equipes devem ser treinadas para falar com os clientes com empatia, especialmente em situações difíceis. Proporcionar a eles a sensação de saber que seus sentimentos são importantes é essencial para ganhar sua confiança. 

Além disso, ações como contatá-los em seus canais sociais preferidos, oferecer recomendações personalizadas de produtos, agradecer e recompensar por suas compras mostram a atenção de sua marca a cada cliente individualmente.

2 – Venda aos clientes os produtos que eles desejam

Parte do atendimento humanizado de sua empresa é o pós venda. Por exemplo, depois de uma venda pode ser feito contato com o cliente para saber se ele recebeu um bom atendimento.

As redes sociais oferecem uma grande variedade de respostas a algumas perguntas. Portanto, sua marca deve monitorar esses canais de forma proativa para saber a opinião do cliente. Outras maneiras de atingir esse objetivo incluem a realização de pesquisas de satisfação.

3 – Valorize as emoções de seus funcionários

Seus funcionários são a força vital de sua empresa, por isso suas emoções contam tanto quanto os sentimentos de seus clientes no processo de atendimento humanizado. É imprescindível obter o feedback deles a respeito de suas experiências com sua empresa, sejam ideias de como melhorar as condições de trabalho ou o atendimento ao cliente. 

Oferecer a eles oportunidades para o desenvolvimento profissional os motiva a fazer o melhor e inspira uma mentalidade de equipe. Quando seus funcionários estiverem felizes e defendendo sua marca, seus clientes sentirão seu entusiasmo.

4 – Solicite feedback do cliente regularmente

Depois de cada prestação de serviço ou venda, certifique-se de enviar pesquisas específicas pedindo que os clientes avaliem e descrevam sua experiência. Sem dúvida, realizar pesquisas periódicas são essenciais para oferecer um atendimento humanizado.

Por último, é especialmente importante compreender os sentimentos dos clientes quando decidem deixar sua marca, pois isso capacita sua organização a agir e melhorar a experiência do cliente.

Ao considerar o feedback interno e manter uma atitude centrada no cliente, sua marca pode oferecer melhores experiências de compras com um toque humano autêntico. 

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Até a próxima!

Malu Brito

Malu tem 20 anos. Aqui na Soften, atuou no setor comercial por um ano e meio e foi convocada para reforçar nosso time de Marketing. É responsável pelo produção de conteúdo e é uma das mais novas autoras do nosso blog. Nas horas vagas curte filmes, séries e adora um debate. Uma comunicadora completa.

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