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Análise SWOT: Aprenda tudo sobre este conceito

Flávia Scalon - 21/05/2019 - 2 Comentário(s)

A Análise SWOT é uma matriz recomendada à todos os tipos de organizações e empresas.

Ela é utilizada em situações em que a empresa precisa avaliar prós e contras da situação atual, além do impacto que causa nas pessoas.

A ferramenta, que também pode ser chamada de Matriz FOFA, é essencial para o planejamento estratégico de uma organização.

Continue acompanhando o artigo e entenda muito mais sobre a Análise SWOT e como ela pode ajudar uma empresa.

Entenda o que é a Análise SWOT

Análise SWOT é a sigla em inglês de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, sendo em português a Matriz FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

É uma metodologia de administração muito utilizada no planejamento estratégico de empresas e novos projetos.

Ou seja, é uma análise completa do negócio e/ou projeto, e de todo o ambiente que o cerca.

A partir dela é possível conseguir uma estruturação segura das estratégias de marketing e gestão.

Essa análise resultará em uma matriz (SWOT), onde será possível identificar os principais fatores internos e externos que precisam ser trabalhados e melhorados.

A matriz começou a ser utilizada por grandes empresas, porém, pode ser utilizada por qualquer outra empresa, seja qual for o porte, e até em novos projetos e produtos.

Para que serve?

A Análise SWOT, como dito no tópico anterior, é uma ferramenta que serve para estruturar as estratégias e as decisões a serem tomadas.

Analisa os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças de um negócio, e/ou novo projeto.

É como um diagnóstico completo da empresa ou do projeto, reduzindo possíveis problemas e riscos, podendo assim, explorar novas estratégias de marketing, entre outras.

A Análise SWOT pode ajudar a empresa a conhecer o cenário, a ter mais segurança em suas decisões.

Isto porque ela pode conhecer os concorrentes, indicar e antecipar suas ações.

Portanto, quando for preciso tomar uma decisão na empresa ou em algum novo projeto, a Análise SWOT pode e deve ser utilizada.

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Quem deve elaborar a Análise SWOT?

Geralmente, essa análise é feita pelo gestor da empresa ou por um profissional de marketing.

Porém, será mais completa se feita por toda a equipe, seja uma equipe administrativa ou uma equipe de marketing.

O gestor tem a visão completa do negócio, porém, um especialista de marketing, saberá estudar os fatores da análise de forma mais completa.

Mas saiba que, a ajuda e visão de especialistas de todas as áreas da empresa e do próprio gestor, é de grande importância para elaborar a Análise SWOT.

Além de que, participar desse processo de análise, engaja os colaboradores no trabalho assim como nos objetivos e decisões da empresa ou projeto.

Sem contar que incentiva o empreendedor a analisar seu negócio de forma objetiva, simples e de diversas expectativas.

Análise SWOT: Aplicação

Para aplicar a Análise SWOT em uma empresa ou projeto, é preciso entender o ambiente interno e o ambiente externo da corporação.

Ambiente Interno

Para analisar os fatores internos, é preciso ter conhecimento de toda a empresa e seus processos.

Pois, é na análise interna que serão analisados os pontos fortes e os pontos fracos da empresa.

Com uma análise crítica, é possível verificar as vantagens e desvantagens junto à concorrência no mercado.

A empresa pode agir quando identificar as forças e fraquezas, tendo a opção de eliminar os pontos fracos e melhorar os pontos fortes.

Alguns pontos que podem ser analisados para identificar suas forças e fraquezas são:

  • Recursos financeiros;
  • Recursos humanos;
  • Marketing;
  • Tempo no mercado, etc.

Ambiente Externo

Os fatores externos são referentes às oportunidades e ameaças, sendo fatores que existem fora da empresa, mas exercem influência sobre ela.

É um ambiente que não se pode controlar, apenas monitorar, mas faz parte de um planejamento estratégico.

Com a Análise SWOT, será possível identificar se os fatores externos têm relevância e impacto no seu negócio.

O Fator externo é dividido em dois ambientes: Macroambiente (referente ao que está além da empresa) e Microambiente (referente ao setor atuante).

Macroambiente:

  • Político legal;
  • Demográfico;
  • Econômico;
  • Tecnológico;
  • Natural;
  • Sociocultural.

Microembiente:

  • Fornecedores;
  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Intermediário;
  • Parceiros.

Matriz SWOT

matriz swot

A Análise FOFA ou Matriz SWOT é uma ferramenta ideal para o planejamento estratégico em uma empresa, além de ser relativamente simples.

Porém, para entender de uma forma mais completa, é importante verificar cada um dos conceitos. Veja:

Forças (Strengths)

Este fator é onde se lista todas as forças da empresa, incluindo as vantagens que a mesma tem sobre a concorrência.

Algumas questões que podem ajudar neste ponto, são:

  • Quais são as melhores atividades e/ou processos realizados?
  • Quais são os melhores recursos?
  • Quais são os melhores produtos?
  • Qual a maior vantagem competitiva?
  • Qual o nível de engajamento dos clientes?

Fraquezas (Weaknesses)

Já neste fator, é necessário apontar as desvantagens internas da corporação, também em relação à concorrência, ou seja, liste as fraquezas do negócio de maneira real.

Faça os seguintes questionamentos:

  • Os colaboradores (mão de obra) estão capacitados?
  • A matéria prima é de qualidade?
  • Conheço a concorrência?
  • Os processos da empresa são confiáveis?
  • Há algo de errado nos treinamentos dados?

Oportunidades (Opportunities)

São fatores externos que influenciam a empresa de forma positiva, podendo ocorrer de diferentes formas.

Por isso, é necessário conhecer cada um dos fatores para aproveitar as oportunidades.

Faça as seguintes perguntas:

  • Há eventos regionais que podem beneficiar e ajudar a empresa?
  • Há alguma redução de impostos ou ampliação de créditos que ajudem nas vendas?

Ameaças (Threats)

As ameaças são fatores externos negativos e devem ser tratadas com cuidado.

Isto para que elas não prejudiquem todo o planejamento estratégico, nem os resultados da empresa.

Uma das perguntas que pode ser feita, é:

  • Há algum concorrente novo no mercado ou alguma tributação que pode prejudicar a margem de contribuição da empresa?

Análise SWOT: Conclusão

Como visto ao longo do artigo, a Análise SWOT é uma ferramenta muito eficaz para o planejamento estratégico de uma empresa.

Portanto, veja algumas dicas para colocá-la em prática:

Defina as vantagens e desvantagens do negócio, estudando os pontos fortes e fracos, de acordo com a concorrência.

Além disso desenvolva ações que foquem na melhoria dos pontos fracos.

Logo, veja quais são as oportunidades e ameaças que o mercado oferece à empresa.

Analise quais os aspectos externos positivos e os que oferecem riscos à mesma.

Dessa forma, é possível saber como estará o negócio daqui um tempo, ou seja, o futuro da corporação.

Por fim, faça uma análise de todas estas questões e desenvolva estratégias e táticas para aproveitamento de toda informação.

Por consequência, evite problemas que podem prejudicar o negócio.

Invista na Análise SWOT e melhore o planejamento em sua empresa

A Análise SWOT pode ajudar muitas empresas no dia a dia em decisões e projetos importantes, porém, é importante que seja feita de forma correta.

É necessário ser realista e objetivo ao fazer a análise, para que assim, sejam listados os pontos mais relevantes da empresa.

E mesmo que seja uma ferramenta fácil de se aplicar, nem sempre a empresa saberá listar os pontos fracos e as ameaças.

Porém, a Análise SWOT permite que o empreendedor tenha um maior conhecimento sobre sua empresa no mercado.

Portanto, aproveite a ferramenta para conhecer seu negócio e ter planejamentos mais completos e dentro da realidade da empresa.

E para melhorar ainda mais os processo da empresa, tenha uma ferramenta de gestão completa e funcional.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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