Análise SWOT: Aprenda tudo sobre este conceito
Flávia Scalon - 21/05/2019 - 2 Comentário(s)
A Análise SWOT é uma matriz recomendada à todos os tipos de organizações e empresas.
Ela é utilizada em situações em que a empresa precisa avaliar prós e contras da situação atual, além do impacto que causa nas pessoas.
A ferramenta, que também pode ser chamada de Matriz FOFA, é essencial para o planejamento estratégico de uma organização.
Continue acompanhando o artigo e entenda muito mais sobre a Análise SWOT e como ela pode ajudar uma empresa.
Entenda o que é a Análise SWOT
Análise SWOT é a sigla em inglês de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, sendo em português a Matriz FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).
É uma metodologia de administração muito utilizada no planejamento estratégico de empresas e novos projetos.
Ou seja, é uma análise completa do negócio e/ou projeto, e de todo o ambiente que o cerca.
A partir dela é possível conseguir uma estruturação segura das estratégias de marketing e gestão.
Essa análise resultará em uma matriz (SWOT), onde será possível identificar os principais fatores internos e externos que precisam ser trabalhados e melhorados.
A matriz começou a ser utilizada por grandes empresas, porém, pode ser utilizada por qualquer outra empresa, seja qual for o porte, e até em novos projetos e produtos.
Para que serve?
A Análise SWOT, como dito no tópico anterior, é uma ferramenta que serve para estruturar as estratégias e as decisões a serem tomadas.
Analisa os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças de um negócio, e/ou novo projeto.
É como um diagnóstico completo da empresa ou do projeto, reduzindo possíveis problemas e riscos, podendo assim, explorar novas estratégias de marketing, entre outras.
A Análise SWOT pode ajudar a empresa a conhecer o cenário, a ter mais segurança em suas decisões.
Isto porque ela pode conhecer os concorrentes, indicar e antecipar suas ações.
Portanto, quando for preciso tomar uma decisão na empresa ou em algum novo projeto, a Análise SWOT pode e deve ser utilizada.

Quem deve elaborar a Análise SWOT?
Geralmente, essa análise é feita pelo gestor da empresa ou por um profissional de marketing.
Porém, será mais completa se feita por toda a equipe, seja uma equipe administrativa ou uma equipe de marketing.
O gestor tem a visão completa do negócio, porém, um especialista de marketing, saberá estudar os fatores da análise de forma mais completa.
Mas saiba que, a ajuda e visão de especialistas de todas as áreas da empresa e do próprio gestor, é de grande importância para elaborar a Análise SWOT.
Além de que, participar desse processo de análise, engaja os colaboradores no trabalho assim como nos objetivos e decisões da empresa ou projeto.
Sem contar que incentiva o empreendedor a analisar seu negócio de forma objetiva, simples e de diversas expectativas.
Análise SWOT: Aplicação
Para aplicar a Análise SWOT em uma empresa ou projeto, é preciso entender o ambiente interno e o ambiente externo da corporação.
Ambiente Interno
Para analisar os fatores internos, é preciso ter conhecimento de toda a empresa e seus processos.
Pois, é na análise interna que serão analisados os pontos fortes e os pontos fracos da empresa.
Com uma análise crítica, é possível verificar as vantagens e desvantagens junto à concorrência no mercado.
A empresa pode agir quando identificar as forças e fraquezas, tendo a opção de eliminar os pontos fracos e melhorar os pontos fortes.
Alguns pontos que podem ser analisados para identificar suas forças e fraquezas são:
- Recursos financeiros;
- Recursos humanos;
- Marketing;
- Tempo no mercado, etc.
Ambiente Externo
Os fatores externos são referentes às oportunidades e ameaças, sendo fatores que existem fora da empresa, mas exercem influência sobre ela.
É um ambiente que não se pode controlar, apenas monitorar, mas faz parte de um planejamento estratégico.
Com a Análise SWOT, será possível identificar se os fatores externos têm relevância e impacto no seu negócio.
O Fator externo é dividido em dois ambientes: Macroambiente (referente ao que está além da empresa) e Microambiente (referente ao setor atuante).
Macroambiente:
- Político legal;
- Demográfico;
- Econômico;
- Tecnológico;
- Natural;
- Sociocultural.
Microembiente:
- Fornecedores;
- Clientes;
- Concorrentes;
- Intermediário;
- Parceiros.
Matriz SWOT

A Análise FOFA ou Matriz SWOT é uma ferramenta ideal para o planejamento estratégico em uma empresa, além de ser relativamente simples.
Porém, para entender de uma forma mais completa, é importante verificar cada um dos conceitos. Veja:
Forças (Strengths)
Este fator é onde se lista todas as forças da empresa, incluindo as vantagens que a mesma tem sobre a concorrência.
Algumas questões que podem ajudar neste ponto, são:
- Quais são as melhores atividades e/ou processos realizados?
- Quais são os melhores recursos?
- Quais são os melhores produtos?
- Qual a maior vantagem competitiva?
- Qual o nível de engajamento dos clientes?
Fraquezas (Weaknesses)
Já neste fator, é necessário apontar as desvantagens internas da corporação, também em relação à concorrência, ou seja, liste as fraquezas do negócio de maneira real.
Faça os seguintes questionamentos:
- Os colaboradores (mão de obra) estão capacitados?
- A matéria prima é de qualidade?
- Conheço a concorrência?
- Os processos da empresa são confiáveis?
- Há algo de errado nos treinamentos dados?
Oportunidades (Opportunities)
São fatores externos que influenciam a empresa de forma positiva, podendo ocorrer de diferentes formas.
Por isso, é necessário conhecer cada um dos fatores para aproveitar as oportunidades.
Faça as seguintes perguntas:
- Há eventos regionais que podem beneficiar e ajudar a empresa?
- Há alguma redução de impostos ou ampliação de créditos que ajudem nas vendas?
Ameaças (Threats)
As ameaças são fatores externos negativos e devem ser tratadas com cuidado.
Isto para que elas não prejudiquem todo o planejamento estratégico, nem os resultados da empresa.
Uma das perguntas que pode ser feita, é:
- Há algum concorrente novo no mercado ou alguma tributação que pode prejudicar a margem de contribuição da empresa?
Análise SWOT: Conclusão
Como visto ao longo do artigo, a Análise SWOT é uma ferramenta muito eficaz para o planejamento estratégico de uma empresa.
Portanto, veja algumas dicas para colocá-la em prática:
Defina as vantagens e desvantagens do negócio, estudando os pontos fortes e fracos, de acordo com a concorrência.
Além disso desenvolva ações que foquem na melhoria dos pontos fracos.
Logo, veja quais são as oportunidades e ameaças que o mercado oferece à empresa.
Analise quais os aspectos externos positivos e os que oferecem riscos à mesma.
Dessa forma, é possível saber como estará o negócio daqui um tempo, ou seja, o futuro da corporação.
Por fim, faça uma análise de todas estas questões e desenvolva estratégias e táticas para aproveitamento de toda informação.
Por consequência, evite problemas que podem prejudicar o negócio.
Invista na Análise SWOT e melhore o planejamento em sua empresa
A Análise SWOT pode ajudar muitas empresas no dia a dia em decisões e projetos importantes, porém, é importante que seja feita de forma correta.
É necessário ser realista e objetivo ao fazer a análise, para que assim, sejam listados os pontos mais relevantes da empresa.
E mesmo que seja uma ferramenta fácil de se aplicar, nem sempre a empresa saberá listar os pontos fracos e as ameaças.
Porém, a Análise SWOT permite que o empreendedor tenha um maior conhecimento sobre sua empresa no mercado.
Portanto, aproveite a ferramenta para conhecer seu negócio e ter planejamentos mais completos e dentro da realidade da empresa.
E para melhorar ainda mais os processo da empresa, tenha uma ferramenta de gestão completa e funcional.
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Boa tarde Sra.Flávia,
Já fazemos uso desta ferramenta aqui na empresa.Porém a sua elaboração sobre o conceito SWOT;Ficou ótima.Parabéns.
Olá Mauri,
Obrigada pelo retorno positivo, fico feliz que o texto esteja completo e tenha agradado… espero que continue acompanhando nosso blog!