Alteração no captcha da Sefaz pode afetar consultas da NFe
Flávia Scalon - 07/11/2017 - 13 Comentário(s)
No dia 21 de Outubro, a Sefaz passou a utilizar outra forma de consulta das NFes (alteração no captcha), de forma que algumas empresas ou escritórios de contabilidade que utilizam sites de consulta à Notas Fiscais, poderão ter problemas.
Na conclusão da consulta, após inserir a chave era preciso inserir o captcha, que era uma sequência de letras e números.
É possível que com a atualização da consulta, algumas empresas de contabilidade, possam ter problemas com o novo captcha.
Verifique a seguir a mudança feita pela Sefaz na consulta da chave de acesso.
Entenda o que é o Captcha e para que serve
O captcha serve para comprovar para um computador, que quem faz a consulta é um humano e não outro computador.
É uma ferramenta auxiliar, para evitar spams ou mensagens disparadas de outros computadores ou robôs.
A ideia é que a resposta ao captcha seja impossível a um computador, para que somente seres humanos possam ter acesso ao envio de informações.
Como funcionava a consulta da NFe?
Para fazer consultas no site da Sefaz, é necessário o número da chave de acesso da Nota Fiscal, certificado digital autorizado e inserção do captcha.
Esse captcha, antes, era como uma sopa de letras, sendo necessário digitar diversos caracteres, para assim conseguir consultar a nota no site. Como a imagem abaixo:

Captcha
Com esse tipo de captcha, os sistemas contábeis ainda conseguiam burlar um dispositivo de segurança e acessar as informações das notas.
Porém, por conta da mudança feita, pode ser que não seja mais possível a consulta da NFe ao sistema através dos softwares.
Como funciona a consulta da NFe agora?
Agora, desde o dia 21 de Outubro, o sistema da Sefaz adotou o captcha do Google, que é utilizado em vários sites, por ser mais seguro.
Nele, ao invés de digitar uma série de caracteres de uma determinado imagem, é necessário clicar em uma caixa de seleção, descrita como ‘Eu não sou um robô’ e classificar imagens (placas de rua, veículos, animais, etc). Como imagem abaixo:
Por conta dessa atualização, as empresas que oferecem serviço de consulta de NFe, não conseguirão burlar o dispositivo de segurança para a ‘quebra do captcha’.
Considerações finais
Caso você tenha uma empresa que ofereça serviços de consulta ou recuperação de Notas Fiscais Eletrônicas, esteja atento, pois essa atualização pode afetar seu serviço.
É possível que haja alguns problemas por conta da atualização, como dito ao decorrer do texto, portanto, é necessário fazer as adaptações necessárias e evitar maiores conflitos.
Para saber mais sobre assuntos fiscais, acesse nosso blog, ou entre em nosso site (www.softensistemas.com.br) e conheça nossa empresa e produtos.
Bom dia, estou com dificuldades, seleciono todos os objetos correspondentes na imagem do captcha, porém sempre muda a figura, minha produção caiu, lanço 1 nota a cada 40 min. absurdo essa situação
Bom dia Cleiton, tudo bem?
Esse problema técnico que você tem relatado junto a Sefaz pode ser momentâneo. Sugerimos aguardar a possível estabilização do serviço e, caso persista, entrar em contato diretamente com a Sefaz e relatar o problema.
Agradecemos o contato. Tenha um ótimo dia!
Bom dia gostaria de saber o porque desse porblema, poderiam me ajudar
???
Seu computador ou sua rede podem estar enviando consultas automatizadas. Para proteger os usuários, não podemos processar a solicitação no momento.
Olá Gregory,
Não temos como saber o porque deste problema, por isso, aconselhamos que você contate um profissional de TI para verificar esta questão!
Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida contate-nos novamente.
Gostaria de saber se quando eu realizo varias consultas simultaneamente o captcha bloqueia o meu IP por algum tempo?
Ou pode ser outro problema?
Estou com esse problema já tem alguns meses.
Olá Leandro,
Há uma série de possibilidades quanto à essa questão de bloqueio de IP.
Pode ser que realmente o Captcha esteja bloqueando o seu IP para consulta, pois, você está realizando diversas consultas simultâneas e dessa forma ele identifique como uma possível forma de ataque.
Assim como pode ser que a sua rede de internet que realize esse bloqueio.
No entanto, não podemos definir uma fator específico para tal acontecimento, recomendo que busque um auxílio de um técnico de informática.
Quanto a parte da consulta, se você está realizando a consulta de NFe emitida para seu CNPJ o melhor é que adquire uma ferramenta que realize tal procedimento de forma automatizada.
Esperamos ter lhe ajudado, qualquer dúvida contate-nos novamente.