Conheça o sistema de gestão mais completo para seu negócio

Entenda Agora Tudo Sobre Alavancagem Financeira

Flávia Scalon - 04/10/2019 - 0 Comentário(s)

No sistema da economia, alavancagem é uma palavra muito utilizada para conceituar todas as técnicas utilizadas, com a finalidade de multiplicar a rentabilidade através do endividamento.

O uso da alavancagem financeira é resultado da utilização dos recursos de terceiros dentro do giro de capital da empresa.

A empresa faz uso de seus ativos e recursos externos, remanejados como forma de empréstimo a custo fixo, com o principal objetivo de aumentar o lucro dos seus sócios.

Como Alavancagem Financeira Atua?

Quando o assunto é alavancagem, preciso compreender que há duas modalidades: a financeira e a operacional.

Na alavancagem operacional há uma relação preexistente entre as receitas operacionais e o Lucro Antes de Juros e Impostos de Renda, conhecido por LAJIR.

A alavancagem financeira é uma técnica usada para melhorar e impulsionar a situação financeira de um empreendimento.

Ela funciona como uma ferramenta extremamente positiva para o desenvolvimento da empresa, porém, se mal utilizada, pode levar a dívidas.

Principais Objetivos da Alavancagem Financeira

A alavancagem financeira possui como objetivo potencializar a rentabilidade dos capitais pertencentes da sua empresa e seu lucro e de seus sócios, quando você assim os tiver.

Essa ferramenta funciona como um multiplicador do capital próprio, de forma que as empresas poderão optar pela alavancagem, para fazer uso dos recursos de terceiros, em modalidade de empréstimos, debêntures, ações preferenciais e etc.

Com isso há uma maximização de efeitos da sua variação do lucro operacional “LAJIR” sobre os lucros por ação, de forma que se a alavancagem aumentar o retorno, ainda maior será o seu risco eventual à insolvência.

A escolha de utilizar essa ferramenta, segundo o ponto de vista da economia, potencializa um grupo de fatores que irão depender não apenas de uma mera expectativa de rentabilidade dos investimentos que irão ser realizados com os recursos de empréstimos.

Mas também com os custos deste mesmo empréstimo, ficando evidente a necessidade de se analisar qual a melhor saída para empresa, se essa ferramenta é viável ou não.

Possíveis riscos para a empresa

Como tudo no mundo dos negócios, a alavancagem também possibilita uma margem de riscos e falhas.

De forma que todo valor solicitado em um banco irá envolver juros, que em geral possuem uma porcentagem altíssima.

Ainda no que pese ao GAF, ou seja, o Grau de Alavancagem Financeira, este consegue mensurar e demonstrar de forma clara os riscos de que a empresa está sujeita ao escolher por uma ajuda do capital de terceiros.

De forma que é essencial para a sua empresa que você e seu gestor analise e estude antes de recorrer a esse procedimento, estando por dentro dos acréscimos de um possível endividamento na estrutura monetária da sua empresa.

Tal como os eventuais riscos financeiros presentes nas ações e consequências para o seu negócio em longo, médio e curto prazo.

Sempre destacando que tal endividamento somente será interessante para a sua empresa se o custo de empréstimo for menor que o retorno, o qual aguarda ter com a aplicação de recursos provindos desse mesmo empréstimo.

Concluindo, ainda que com os capitais adquiridos, estes deverão ter efeitos positivos sobre o patrimônio líquido da empresa.

Cálculo do GAF

Conforme mencionamos, o “GAF”- Grau de Alavancagem Financeira – tem como finalidade mensurar e demonstrar de forma clara os riscos.

Mas, como o grau de alavancagem financeira deverá ser calculado pela empresa?

O cálculo do GAF deverá ser correlacionado com algumas variações existentes na área administrativa e financeira da empresa, com a seguinte fórmula:

  • GAF = Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL) / Retorno sobre o Ativo Total (RAT)

E para que você consiga chegar ao valor do RPL, deverá calcular a relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido da seguinte forma:

  • RPL = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

Assim, para encontrar o número correspondente ao RAT, você precisa calcular os lucros da empresa logo após o Imposto de Renda e antes dos juros em relação ao ativo total da empresa da seguinte forma:

  • RAT = Lucro depois do Imposto de Renda e antes dos juros / Ativo Total

Se ao concluir os cálculos, você ter um resultado de um valor final igual a 1, o risco financeiro da sua empresa será baixo.

E no entanto, se o valor final do GAF for menor do que 1, a alavancagem financeira da empresa poderá ser tida como favorável, com o resultado do valor de retorno em relação ao obtido, ficando maior do que a remuneração com juros.

Ainda em uma terceira hipótese, o GAF com o valor final maior que 1, pode ser negativo para a empresa com a condição desfavorável para a mesma.

Assim, devendo o gestor rever a estratégia a ser utilizada, bem como, o seu mecanismo para que estes estejam ao seu favor.

Materiais Gratuitos Soften Sistemas

Como evitar prejuízos

Com uma base mais sólida e conhecimentos plenos sobre o mercado com bom planejamento estratégico e com uma boa estrutura, é possível ter um excelente acompanhamento dos cálculos sobre os investimentos e o capital da sua empresa.

Seguindo com uma boa análise, é possível que a sua empresa possa determinar e adotar algumas medidas simples para evitar prejuízos com a alavancagem financeira.

Entre elas, destacamos as seguintes medidas:

  • Elabore valores sustentáveis para garantir a sua posição no mercado;
  • Procure tomar decisões racionais com previsões de seus riscos futuros, bem como, falhas;
  • Analise e identifique os elementos de gestão da empresa;
  • Olhe sempre com o olhar de melhoria, tudo pode ser sempre melhorado;
  • Se houver uma oportunidade de melhoria dentro da empresa, faça de tudo para resolvê-la, evitando procrastinar ou “repassar a bola” para outra pessoa;
  • Fique atento aos riscos e lembre-se: por mais difícil que seja, nada é impossível;
  • Evite delegar a gestão da empresa para terceiros que não saibam como ela funciona internamente;
  • Tenha sempre um plano A, B, C, D e E.

Considerações Finais

É fundamental que você e o gestor da sua empresa estejam atentos à administração e finanças da mesma, para que possam recorrer a outras meios de prevenção, sempre optando pelo conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional.

Com uma boa análise, os gestores podem prevenir uma crise ou ainda conseguir sair dela.

Além disso, um bom gestor conseguirá trabalhar com a alavancagem sem maiores riscos para o seu negócio, atuando com assertividade no que tange planejamento estratégico.

Portanto, antes de escolher a alavancagem é preciso que a sua empresa faça uma análise da situação interna da empresa, verificando se realmente há necessidade do uso dessa ferramenta.

Controle suas finanças de forma assertiva e fácil

Para um processo financeiro mais bem feito e controlado, é importante investir em ferramentas que facilitem.

Como um sistema de gestão fiscal e empresarial, e a Soften oferece o mais completo a você empresário.

O Soften Siem é um software instalado em desktop e permite diversas funcionalidades, como emissão fiscal, estoque, vendas e financeiro.

E além dele, há o GerencieAqui, que é um sistema online com armazenamento em nuvem e que distribui as mesmas funcionalidades do Siem.

Para entender mais sobre estes dois sistemas, entre em contato com os atendentes comerciais e adquira o seu ainda hoje.

Se gostou do artigo, compartilhe e continue acompanhando os próximos no Blog.

Siga as Redes Sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedin e Youtube.

Comente em caso de dúvidas e sugestões!

Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gestão Empresarial com Emissor NFe

           Experimentar grátis
Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!