AIDA: Saiba tudo sobre este conceito e aumente suas vendas

AIDA

AIDA é uma metodologia utilizada em estratégias de marketing para levar o consumidor à ação de compra.

Ela foi criada há mais de cem anos por Elias St. Elmo Lewis, usada para estruturar mensagens de vendas, para assim alcançar bons resultados.

Portanto, para as empresas que decidem por investir em marketing, é muito importante entender sobre esta metodologia.

Confira a seguir tudo sobre AIDA e suas quatro etapas para aumentar vendas.

O que é a metodologia AIDA?

A metodologia AIDA é dividida em quatro etapas, sendo elas: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Elas são as etapas em que um cliente passa para tomar a decisão de compra de um produto ou serviço.

Ou seja, é uma abordagem comportamental que trabalha sobre a forma que o cliente vê o produto ou serviço, e como se comporta em todo o processo de identificação do mesmo.

Elmo Lewis, criador da metodologia, já tinha noção de que era possível obter mais vendas quando o processo de decisão da compra era compreendido.

Portanto, a estratégia da metodologia qualifica os resultados e aumenta as vendas das empresas, sejam elas, pequenas, médias ou grandes.

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A seguir, entenda as fases uma por uma:

Atenção

O principal objetivo dessa etapa é despertar a atenção e curiosidade de um possível consumidor e fazê-lo captar a oferta ou seu negócio.

Destaque aquilo que for mais importante para o consumidor, o ponto principal e mais vantajoso do produto ou serviço.

Interesse

Após captar a atenção e curiosidade do consumidor, é preciso despertar e manter o interesse do mesmo.

Para isso, mantenha o fator surpresa, mas encaminhe o consumidor até o produto ou serviço, mostrando as vantagens oferecidas.

Use a criatividade, utilize estímulos visuais e crie uma necessidade para que o consumidor mantenha atenção no produto ou serviço em si.

Desejo

Faça com que o consumidor deseje e tenha necessidade de seu produto e assim, a ação de compra acontecerá.

Mostre a ele como funciona o produto ou serviço, crie uma sensação de necessidade, de que o produto ou serviço tem tudo o que ele precisa, além disso, compartilhe depoimentos positivos de clientes.

Ação

Na última etapa é quando o cliente é guiado para a compra e persuadido para finalizar a ação.

Dê a ele razões para que compre o produto ou serviço, seja convincente, porém, não insista ou pressione o mesmo, pois assim é possível que se irrite e não finalize a compra.

Portanto, se todas as etapas AIDA forem seguidas corretamente, no fim, haverá a finalização de compra.

Entenda também sobre a Gestão por Competência com este artigo do blog e implemente ainda mais estratégias de qualidade em sua empresa.

Como aplicar a metodologia AIDA na empresa?

Entenda que, para aplicar a metodologia AIDA na empresa, é preciso seguir todas as etapas, ou seja, respeitar a ordem da estratégia.

Pois, todo cliente passa por todas as etapas até a concretização da venda, mas saiba que, muitos podem não chegar até a última etapa, a Ação.

Isto porque o processo pode não ser bem sucedido, e durante o percurso o cliente pode encontrar algum outro produto ou serviço que se identifique mais.

Para aplicar a AIDA na empresa, siga alguns passos:

1. Conecte-se com seu público por diversos canais e comunique-se com ele de forma fácil e com ações exitosas, chame sua atenção.

2. Após isso, ele precisa conhecer melhor o que sua empresa oferece, quais os produtos ou serviços disponibilizados, as vantagens do mesmo, fazendo que ele tenha a ideia de “por que não comprar?”.

3. Reforce as razões pelas quais o cliente precisa dos seus produtos ou serviço, ofereça informações e não o deixe encontrar respostas sozinho, invista em ações de marketing , divulgação, promoções e etc.

4. Caso as etapas tenham sido seguidas corretamente, naturalmente a venda irá se concretizar, porém, continue acompanhando o cliente e mostrando os diferenciais de seu produto ou serviço.

Lembre-se, a AIDA pode ser aplicada em diversas ações de marketing, seja com folder, panfleto, vídeos de divulgação, textos, basta ter uma boa estratégia e seguir as etapas da metodologia.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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