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Administração Científica: Conheça suas características e seus princípios

Diogo Oliveira - 18/03/2019 - 0 Comentário(s)

A Administração científica é um modelo administrativo surgido no fim do século XIX e início do século XX.

O modelo revolucionou todo o processo administrativo de empresas e organizações ao redor do mundo.

Um de seus principais objetivos é garantir os melhores resultados e produtividade, com o mínimo de custos possíveis.

Acompanhe então neste artigo tudo sobre a administração científica, suas principais características e princípios.

Contextualizando a Administração Científica

Frederick Winslow Taylor é o pai do modelo de administração científica, tendo dado todas as bases para a teoria.

O americano realizou a publicação do livro “Administração de Oficinas” em 1903, onde expôs pela primeira vez as suas ideias.

Toda a sua observação sobre os métodos de trabalho e organização, fez com que Taylor trouxesse proposições que se baseavam nos métodos científicos.

Após a primeira publicação, o estudioso continuou trabalhando em diversas teorias acerca da organização do trabalho.

Suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades específicas.

Ou seja, o estudioso propôs então a chamada divisão do trabalho e funções, baseando-se nas aptidões dos colaboradores.

Uma outra proposição foi a de que os trabalhadores devem ser pagos de acordo com a sua produção.

Resumindo, Frederick Taylor revolucionou de uma vez por todas os princípios da administração.

Aquilo que antes era trabalhado com achismos e empirismo, assumiu o uso de teorias científicas e planejamento.

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Períodos de desenvolvimento

No contexto histórico, o desenvolvimento da Administração Científica se deu em dois grandes períodos.

1º Período

O primeiro período compreende o tempo de publicação da primeira obra de Taylor: “Shop Management” ou Administração de Oficinas.

O livro foi lançado em 1903 e seu impacto se deu durante os anos seguintes, através da exposição da ideia de organização racional do trabalho.

O autor criou a teoria a partir do estudo dos tempos e movimentos, em que acompanhou o desenvolvimento do trabalho dos operários.

A partir disso, ele observou como se desenvolvia a produção e o aprendizado nestes ambientes.

Foi assim que ele chegou às seguintes conclusões:

  • Havia alguns níveis de operários, sendo que o médio produzia muito menos do que o operário mais alto;
  • Esta diferença se refletia na satisfação dos funcionários, pois, os dois recebiam o mesmo valor, mesmo com produções diferentes;
  • Taylor propôs o pagamento de salários de acordo com a produção do trabalhador;
  • De acordo com o autor a administração deve pagar salários justos, reduzindo custos.

Com tudo o que ele observou, chegou a conclusão de que devem ser utilizados métodos científicos na administração e treinamento dos funcionários.

2º Período

Este período compreende a publicação e efeitos da publicação de seu livro “The Principles of scientific Management” – Princípios da Administração Científica.

A publicação de 1911, trabalhou o desenvolvimento da teoria da administração científica de Taylor.

Nesta publicação, o autor apresenta a ideia de que a racionalização do trabalho só surtirá os efeitos esperados se acompanhada de uma boa estrutura empresarial.

E para isto, ele apresenta quatro princípios da administração científica, que vão possibilitar essa melhoria.

Princípios da Administração Científica

A filosofia de Taylor se desenvolve a partir da ideia central de organização racional do trabalho.

Contudo, ele mesmo chega à conclusão que para o sucesso de tal trabalho é preciso uma boa estrutura dentro da empresa.

E segundo o mesmo, isso só será possível a partir dos quatro princípios da administração científica, são eles:

Princípio de Planejamento

O primeiro trata da substituição dos antigos métodos empíricos pelo pensamento e método científico.

Ou seja, entram o planejamento e testes para alcançar a melhoria e o maior sucesso da metodologia.

Princípio de Preparo dos Trabalhadores

Os trabalhadores devem ser contratados de acordo com as suas aptidões e conhecimento.

Além disso, é preciso então preparar e treinar essas pessoas para a função específica em que se encontram.

Este processo deve ser realizado de acordo com o método planejado no princípio anterior.

Princípio de Controle

É de extrema importância que se invista em métodos de controle e acompanhamento dos processos.

Isto facilitará as análise do desempenho e sucesso da metodologia aplicada na organização.

Princípio da Execução

É preciso definir e realizar a distribuição das responsabilidades e atribuições para fins de melhor execução.

Ou seja, devem ser excluídas atividades e trabalhos inúteis, para maior eficiência dos processos.

Pode também ser definido o tempo médio para a realização do trabalho.

Administração Científica 2

Organização Racional do Trabalho

A racionalização no processo organizacional do trabalho é a principal proposição de Taylor.

Neste estudo, o autor percebeu que o processo de aprendizado do trabalhador se dava por meio da observação.

A partir dessa proposição, foi surgindo inúmeras metodologias para a execução de tal processo.

Dessa forma, criou-se uma série de trabalhos e métodos para a organização racional do trabalho.

Ou seja, são formas de se facilitar o processo de aprendizado e melhoria no desenvolvimento dos trabalhos.

1 – Estudo do tempo e movimento e análise do trabalho

Deve ser realizado um acompanhamento e cronometrado o tempo gasto no desenvolvimento do trabalho.

Além também, de se observar todos os passos e métodos no trabalho desenvolvidos.

2 – Conhecimento e estudo da fadiga dos trabalhadores

É preciso evitar processos inúteis no desenvolvimento das tarefas, para não comprometer a produtividade.

Isto porque, já se comprovou cientificamente que fadiga afeta o processo como um todo.

Uma vez que afetada a produtividade, ganha-se em baixa qualidade no trabalho, menos tempo trabalhado, alta rotatividade e baixos resultados.

Existem então 3 fatores para economia de fadiga, que são: relativas ao corpo humano, ao material do local de trabalho e ao desempenho dos equipamentos.

3 – Divisão do trabalho e das funções, e especialização do operário

Nesta proposição, muito se assemelha à teoria clássica da Administração desenvolvida por Jules Henri Fayol.

O estudo do tempo e movimento fez com que Taylor propusesse uma completa reestruturação da organização industrial.

Ou seja, foram eliminadas atividades e trabalhos desnecessários para fim de uma melhor produtividade.

Além disso, estabeleceu-se que os trabalhadores devem ser contratados para locais específicos de trabalho, de acordo com os seus conhecimentos.

4 – Definição e desenho de cargos e tarefas

Foi por meio da administração científica que surgiu a definição e desenho de cargos e tarefas.

Tarefa, é a atividade que é desenvolvida pelo funcionário, é a menor divisão do trabalho na empresa.

Cargo por sua vez, é o conjunto das tarefas exercidas pelo funcionário dentro da organização.

É importante então, desenhar o cargo para que sejam definidas ferramentas, treinamentos e afins, para desenvolvimento do mesmo.

5 – Incentivos salariais e Prêmios de acordo com a produção

A ideia de Taylor é que o funcionário seja pago de acordo com a sua produção, para que não haja diferenças e insatisfações.

Além também de oferecer prêmios por destaque e bons resultados do funcionário na produção.

6 – Conceito de Homem Econômico

A organização racional do trabalho trouxe a tona também o termo Homo Economicus, ou Homem Econômico.

Tal conceito é de certa forma polêmico, pois, define que o homem busca um emprego por único e exclusivo desejo de dinheiro.

7 – Condições de trabalho e espaço

Para que toda a organização atinja bons resultados é preciso que as condições e organização do espaço do trabalhos seja favorável.

Por isso, é preciso dispor de todas as ferramentas necessárias para o trabalho, além de melhorias no espaço.

Todos estes fatores influenciam diretamente na produtividade dos trabalhadores.

8 – Padronização do sistema produtivo

É preciso criar padrões e sistematizar todo o processo, para assim evitar tarefas desnecessárias.

Isso, também evita desperdícios e melhora os resultados da empresa por completo.

9 – Supervisão de acordo com a função

Por último, as teorias de Taylor favoreceu o aparecimento da pessoa dos supervisores de setor.

Ou seja, cada setor e divisão de trabalho possui uma pessoa qualificada e especializada para acompanhar os resultados.

Dessa forma, fortalece-se a eficiência e eficácia dos trabalhadores, o que traz bons frutos à organização.

Concluindo

A administração científica revolucionou por completo o processo administrativo, focando na produtividade do negócio.

Contudo, há diversas críticas que apontam o tratamento dos trabalhadores como meros instrumentos comerciais.

No entanto, é notável o impacto das teorias de Taylor no mercado empresarial como um todo.

Isso porque, foi oferecido métodos e modelos científicos que revolucionaram a forma de se administrar as empresas.

Além também de favorecer o aumento da produtividade, com diminuição de ociosidade e de gastos.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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