Conheça 4 Ações de Endomarketing Simples e Criativas para seu negócio

Flávia Scalon - 14/02/2019 - 0 Comentário(s)

Ações de Endomarketing se fazem necessárias nas empresas, sejam elas pequenas ou grandes, isto para motivar as pessoas e manter o marketing interno organizacional.

Pois, uma das coisas mais importantes que uma empresa tem são os funcionários, por isso, manter um ambiente agradável a eles é uma obrigação de qualquer corporação.

O clima organizacional envolve diversos fatores, desde atividades estratégicas a eventos especiais, além de ajudar na melhoria da empresa como um todo.

Acompanhe mais deste artigo para entender no que o Endomarketing pode ajudar um negócio e ações que podem ser aplicadas no mesmo.

Entenda o que é Endomarketing

O Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa.

Ou seja, é toda atividade feita voltada para o público interno da empresa, por isso, também é chamado de marketing interno.

Ele visa melhorar a imagem da corporação entre os colaboradores, para que assim, os mesmos tenham motivação e produtividade.

Desta forma, o turnover – rotatividade – de funcionários é reduzido, evitando assim maiores gastos à empresa e desfalque na equipe.

Por isso, é interessante verificar sobre esta estratégia para aplicá-la no negócio, pois, o funcionário é uma das peças mais importantes em uma empresa.

Mantê-lo motivado e feliz com suas atividades diárias é importante tanto para ele, quanto para a instituição.

Estas Ações de Endomarketing devem ser executadas e traçadas pelos setores de RH (Recursos Humanos) e Marketing.

O RH precisa estar atento às necessidades dos colaboradores, e assim transformar problemas em soluções, garantindo um ambiente de trabalho mais leve e interativo.

Já o Marketing, deve traçar estratégias e ações que visem melhores resultados para o colaborador e a empresa

Ou seja, os dois departamentos devem reunir todas as ações e trabalharem juntos.

Percebe-se que esse tipo de ação só traz benefícios aos envolvidos, portanto, conhecer algumas ações simples e criativas para aplicar no negócio é interessante.

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Motivos para investir no Endomarketing dentro de uma empresa

Motivação: O Endomarketing permite que a empresa demonstre preocupação com o colaborador

As ações representam cuidado e reconhecimento com o mesmo, desta forma, a motivação se faz presente na rotina das pessoas.

Veja neste artigo, vídeos motivacionais para inspirar seu time.

Produtividade: Com a motivação, há o aumento da produtividade, pois, quando os colaboradores estão satisfeitos, se tornam mais proativos e entregam melhores resultados.

Menor rotatividade: Quando se tem colaboradores motivados e produtivos, a rotatividade de funcionários diminui.

Lealdade / Compromisso: Quando um colaborador se sente incluído e importante pela empresa, é desenvolvido o compromisso e a lealdade do mesmo com a corporação.

Clima organizacional: A estratégia ajuda a tornar as horas, que as pessoas passam na empresa, mais agradáveis, oferecendo um ambiente agradável e saudável.

Ações de Endomarketing

Com a finalidade de melhorar o clima organizacional da empresa e engajar toda a equipe, é necessário estar atento.

O Endomarketing deve ser bem planejado e aplicado, para assim ter melhores resultados.

Por isso, abaixo foram descritas algumas ações de endomarketing simples e criativas. Confira:

1- Melhore a comunicação interna

Quando se fala em comunicação interna, se fala em estratégias reais, para que haja um canal de comunicação entre os colaboradores e a empresa.

Com ferramentas de integração, é possível conectar toda a equipe e assim, divulgar ações e eventos de forma mais fácil e prática.

Além disso, é possível enviar mensagens de motivação e agradecimentos, inserir metas batidas e etc.

Ações simples como essas, ajudam no dia a dia dos colaboradores, motivando e animando-os em pequenos detalhes.

2- Estimule a união de equipe

Para que a empresa tenha um bom desempenho em seus processos, é preciso estimular a união dos colaboradores, como uma equipe.

Trabalho em equipe, interação e bom relacionamento são algumas das coisas para um funcionamento de sucesso, com bons resultados.

Dinâmicas em grupo, eventos comemorativos de datas, como carnaval, festa junina, halloween, natal, entre outras, são ideias para estimular união em equipe.

Decore a empresa com o tema da data, ofereça guloseimas e lanches, faça brincadeiras e concursos, ou seja, movimente o ambiente.

Além disso, comemorar o aniversário dos funcionários, é uma boa pedida, basta verificar uma forma interessante tanto para a empresa, quanto para o colaborador.

3- Mostre ao colaborador que ele é especial

Toda pessoa tem seus dias mais difíceis, por isso, é importante que a empresa tenha a capacidade de demonstrar respeito por seus momentos mais emocionais e sentimentais.

Reconheça o trabalho e a humanidade de seus colaboradores, e para isso, é fundamental demonstrar este reconhecimento em ações.

Proporcione boas experiências, dê atenção em momentos delicados e comunique-se de forma direta com o funcionário, ou seja, mostre que ele é especial para a empresa.

4- Plano de carreira transparente

Um plano de carreira é a oportunidade de crescimento de um funcionário dentro de uma corporação, e toda pessoa tem a vontade de desenvolvimento pessoal e profissional.

Quando oferecido um plano de carreira ao colaborador, seu desempenho melhora, assim como a produtividade.

Ofereça cursos, treinamentos e oportunidades de conhecimento que ajudem no desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Além dessas ações, há muitas outras que podem ser inseridas em um negócio, verifique com os profissionais de marketing e RH de sua empresa e veja que ações podem ser adicionadas na rotina de seus funcionários.

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Flávia Scalon
Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.

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