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5 KPIs de Vendas Essenciais para sua Empresa

Diogo Oliveira - 05/08/2019 - 0 Comentário(s)

Os KPIs de Vendas são essenciais para garantir que as atividades de vendas estão alcançando os resultados esperados.

Isto porque, é por meio deles que a empresa consegue monitorar e acompanhar o que vem sendo aplicado e os dados de vendas.

Gerenciar as ações e resultados de vendas são um dos grandes segredos de sucesso dos empreendimentos.

Conheça neste artigo 5 KPIs de Vendas que são essenciais para aplicar na sua empresa.

O que são KPIs?

KPI é a sigla para Key Performance Indicator que em tradução livre significa Indicador Chave de Performance. 

Os mesmos são métricas utilizadas para acompanhar os resultados de atividades dos mais variados setores empresariais.

No mundo empresarial, a utilização destes indicadores de desempenho são essenciais para o processo de gestão empresarial.

Isto porque, é por meio dos KPIs que se torna possível avaliar o desempenho da empresa em um determinado período.

É fundamental a utilização de KPIs para atingir metas estabelecidas para equipes de vendas, atendimento, entre outros.

KPIs de Vendas, benefícios

KPIs de vendas são indicadores que acompanham os piores e melhores resultados do setor comercial das empresas.

Por meio deles, o empresário pode avaliar todos os processos empregados para captação de clientes e fechamentos de vendas.

Existem diversas métricas de vendas que podem ser aplicadas no negócio, contudo, é necessário escolher os mais indicados para o seu.

É essencial que os indicadores de vendas escolhidos sejam diretamente relacionados com a realidade da empresa e do processo de vendas utilizado.

5 KPIs essenciais

Para ajudar na escolha dos KPIs para a sua empresa, será apresentado cinco dos indicadores mais utilizados.

Número de Leads Gerados e Número de Leads Qualificados

Esta é uma métrica que acompanha os dados de leads, que são os contatos de possíveis clientes da empresa.

Por este motivo, é de extrema importância que se invista em acompanhamento dos leads que são gerados para a equipe de vendas.

Muitos destes são tidos como não qualificados, ou seja, não estão no momento certo de compra e por isso é preciso qualificá-los.

Ou seja, a equipe de vendas precisa trabalhar entrando em contato, fornecendo materiais e informações para auxiliar na decisão de compras.

Neste contexto, deve-se confrontar os leads e as suas necessidades com o Funil de Vendas preparando materiais e argumentos para Topo, Meio e Fundo do Funil.

Acompanhar então o número de leads gerados para a empresa, é um excelente indicador para avaliar os resultados das estratégias de Marketing e Publicidade aplicadas.

A partir disso trabalha-se melhorias ou investimentos para assim potencializar os resultados de vendas.

Número de Novos Clientes

Acompanhar o número de novos clientes é outra métrica onde se busca descobrir o sucesso das estratégias de vendas e marketing adotadas.

Este indicador normalmente irá oferecer maiores informações quando analisado em conjunto com outros indicadores.

Além disso, por meio deste indicador é possível descobrir e levantar as técnicas empregadas que oferecem melhores e maiores resultados.

É também uma excelente maneira de se estabelecer metas tanto para o time de inside sales (vendas internas) como o de outside sales (vendas externas), se houver.

Ticket Médio

O Ticket Médio é o indicador que aponta quanto o seus clientes gastam em médio com a sua empresa.

Seu cálculo, permite à empresa facilidade no planejamento de estratégias comerciais, como: precificação, promoções, etc.

O cálculo de Ticket Médio é realizado por meio da seguinte fórmula:

Ticket Médio = Faturamento Total / Número de Pedidos de Vendas

Por meio deste indicador, o empresário cria também relatórios de desempenhos das equipes de vendas.

É um excelente e poderoso aliado do processo de tomada de decisões da empresa, permitindo-o adotar novas e melhores estratégias de vendas.

Taxa de Conversão

O KPI de Taxa de Conversão é um dos mais utilizados pelas empresas, uma vez que ele analisa quantas oportunidades foram convertidas em vendas.

A taxa de conversão é encontrada pela seguinte fórmula:

Taxa de Conversão = (Número de Pedidos / Número de Oportunidades) X 100

Por meio dele é possível analisar entre outras coisas, a força das campanhas de Marketing assim como a atuação dos vendedores.

Analisar a Taxa de Conversão permite que se implante melhorias nas propagandas assim como treinamentos que podem ser aplicados nas equipes de vendas.

Nenhuma empresa quer perder oportunidades de vendas, por isso se torna tão importante analisar esta área através da Taxa de Conversão.

CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Em contraposição ao Ticket Médio o CAC busca descobrir e acompanhar o quanto sua empresa gasta para adquirir um cliente.

A fórmula do CAC é a seguinte:

CAC = Valor Total do Investimento / Número de Novos Clientes

Como investimento total é preciso considerar os gastos desde as Campanhas de Marketing, até o salários dos Vendedores.

Os dados oferecidos por este indicador permite ao empresário analisar a eficácia das atividades de vendas.

Uma vez que quando o índice do CAC for maior que o Ticket Médio, significa que as estratégias não estão trazendo sucesso.

A partir disso, é possível reavaliar gastos e também repensar os processos aplicados para assim equilibrar a balança.

Gestão de Vendas integrado ao Controle Administrativo

Para garantir dados certeiros e relatórios completos das atividades de vendas é preciso um software que trabalhe com a gestão de vendas integrada ao controle administrativo.

Para isso, conheça o Soften SIEM, aplicativo desktop e GerencieAqui, sistema online que garante a gestão de vendas com eficiência e qualidade.

Ambos os softwares da Soften Sistemas conta com implantação e treinamento gratuitos, além de suporte técnico ilimitados.

As funcionalidades do sistema vão desde a Emissão Fiscal até o Controle de Estoque, Comercial e Vendas garantindo simplificação dos processos diários.

Não fique com dúvidas, se quiser mais sobre o assunto ou os softwares deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando o Blog.

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Diogo Oliveira
Diogo Oliveira

É jornalista e especialista em textos informativos. Atualmente escreve os textos da Soften para a mídia, redige e-books e auxilia no blog. Nas horas vagas, gosta de ouvir música, ler sobre atualidades e política e assistir séries.

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