Fluxo de Caixa: Entenda sua importância para a sua empresa

Ronnie Birolim - 23/10/2017 - 1 Comentário(s)

Mouse

Fluxo de caixa, você certamente já ouviu falar sobre ele. Todo empreendedor tem que ficar por dentro deste importante assunto.

Qualquer dono de negócio normalmente tem dois desafios em mente: o primeiro deles é conseguir manter boas condições para que a empresa se sustente sozinha. Ela precisa andar com as próprias pernas.

O segundo desafio é fazer com que ela cresça, que consiga conquistar uma fatia maior do mercado, que possa se expandir, mas sem passar por nenhum sufoco no meio do caminho.

Para que o seu negócio tenha reais chances de crescer, ele precisa estar bem organizado e isso implica conseguir gerenciar bem todas as suas áreas, principalmente a financeira.

O controle financeiro de uma empresa é fundamental para a sustentabilidade do empreendimento e uma das ferramentas mais básicas a serem dominadas é o fluxo de caixa.

Figura Planilha Gratuita Fluxo de Caixa

Se você ainda não entendeu a importância do fluxo de caixa para a sua empresa, talvez precise de mais algumas informações sobre o tema.

O que é o fluxo de caixa?

Existem vários tipos de ferramentas e relatórios que são utilizados pelos financeiros de todo tipo de empresas.

Desde produtores agrícolas, fábricas e comerciantes até prestadores de serviços, alguns controles acabam coincidindo. Isso mostra a importância dessas ferramentas e a sua capacidade de adaptação.

Entre esses modelos, podemos pensar em um relatório de vendas mensal (faturamento), apuração de lucro e também o fluxo de caixa sobre, sobre o qual vamos falar hoje.

Todos os valores que entram na empresa precisam ser anotados em algum lugar, assim como todos os valores que saem. Essa é a base para o controle financeiro.

Com esses números podemos fazer vários tipos de interpretações e é o fluxo de caixa que vai conseguir mostrar exatamente o que anda acontecendo.

Ele é um tipo de mapa ou indicador de como anda o movimento de dinheiro no seu negócio. Aqui é bem importante que deixemos bem claro que ele representa o que realmente está acontecendo. Assim, se você quiser enxergar em um exato momento a sua real situação, basta olhar para o fluxo de caixa.

Assista o vídeo para entender melhor o assunto:

A importância do fluxo de caixa

O fluxo de caixa mostra um valor de saldo e este número é o que muitos entendem como a liquidez da empresa. Isso significa que, quanto mais você conseguir um “fôlego” para o seu fluxo de caixa, mais agrega valor à sua própria empresa.

Além disso, é importante lembrarmos que o fluxo de caixa armazena mais do que somente valores que entram e que saem. Ele mostra também quais tipos de valores são esses — se são custos fixos ou variáveis — e a qual conta estão relacionados.

Vamos considerar, por exemplo, os seus custos fixos. Eles estão ligados a tudo que você precisa pagar para manter a empresa aberta, mesmo sem vender nada.

Se você olhar de perto para o seu fluxo de caixa todo mês, vai ficar fácil de perceber se, por acaso, tem aumentado os gastos com o seu custo fixo e, de uma forma mais rápida, conseguir encontrar a fonte desse aumento.

Outra avaliação interessante que você pode fazer é ver como anda a sua política de vendas. Até quantas vezes você consegue parcelar as vendas para os seus clientes sem comprometer o seu financeiro? Seu fluxo de caixa vai ajudar você a responder a essa pergunta.

EBook Fluxo de Caixa Banner

Como fazer um fluxo de caixa

Como toda ferramenta de gestão financeira, o fluxo de caixa também tem particularidades e forma de uso. Para que você possa extrair dele o máximo de informações úteis possíveis, alguns cuidados são necessários.

A atualização dos registros

A confiança a respeito de todas as informações que você pode retirar do seu fluxo de caixa depende muito da forma como ele é alimentado. Se os seus registros forem feitos de forma atrasada ou incompleta, a ferramenta pode acabar atrapalhando a sua gestão.

Quanto mais inconsistentes forem os seus registros, menos confiabilidade você terá para administrar a empresa.

Por isso, seja você ou quem esteja responsável por anotar todas as informações de entradas e saídas, é preciso ter muita disciplina. Assim, quanto mais detalhada e atualizada for a informação, mais poder de gestão você tem.

A relação de vendas X recebimentos

Um erro que é relativamente comum em algumas empresas é o lançamento de vendas no fluxo de caixa. Esse tipo de prática faz com que todos os controles se embolem e é preciso entender o motivo.

O fluxo de caixa registra o que é necessariamente verdade, o que está acontecendo no momento. Então, se um cliente paga uma compra que fez, o dinheiro está entrando no caixa da empresa, mas se ele só comprou e ainda vai pagar, não se pode registrar a entrada do valor referente a essa venda.

Isso porque, talvez ele atrase para pagar ou até mesmo não pague, o que é considerado como inadimplência. Por isso, só se registra o que realmente acontecer, para não haver confusão.

O fluxo de caixa projetado

Quando a empresa já está bem organizada e sabe trabalhar com o fluxo de caixa, aparece uma possibilidade muito interessante, que é o fluxo de caixa projetado.

Ele é um tipo de simulação do que provavelmente vai acontecer. Assim, olhando para o seu histórico de despesas mensais e valores que são efetivamente pagos pelos clientes perante o volume de vendas feitas, fica possível tentar imaginar quanto haverá de entradas e saída no mês seguinte.

Exercitando a gestão com essa simulação, ganha-se mais conhecimento sobre negócio e pode-se, com algum grau de certeza, prever o que poderá acontecer adiante.

Assim, fica mais fácil ter noção de quanta verba haverá no futuro próximo e decidir se está ou não na hora de fazer algum investimento no negócio, uma reforma ou se ainda é preciso esperar mais um pouco.

Como podemos ver, existe uma grande importância do fluxo de caixa na gestão das empresas. Por meio dele é possível tanto entender melhor a realidade do negócio como também tomar decisões para ajudar a aumentar os resultados.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar mais atualizado a respeito de boas práticas do mercado, siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, YouTube, Google+ e LinkedIn. Temos sempre boas dicas para ajudar você a gerenciar melhor a sua empresa.

Banner-Conheça (1)

​Procura um sistema ERP administrativo e fiscal? Acesse nosso site e veja o que a Soften Sistemas pode fazer pela sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário(s)

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!