Fim do Boleto sem registro – Prepare-se

Soften Sistemas - 19/12/2016 - 0 Comentário(s)

Mouse

Será extinto o boleto sem registro no final do ano de 2016 e a partir de março de 2017 somente boletos registrados poderão ser emitidos. Essa medida resultará em maior segurança para bancos, fornecedores e clientes, porém também será mais custoso, pois, aumentará as taxas cobradas pelos bancos. Recomendamos que cada cliente bancário procure seu gerente para negociar taxas.
Abaixo a Soften Sistemas explica um pouco sobre este processo que poderá mudar muita coisa em seu departamento financeiro e é bom estar ligado.

Por qual motivo está havendo esta mudança?

evitar fraudes

Aumentar a segurança para evitar fraudes

Essa medida foi tomada pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, que em junho de 2015 decidiu acabar com os boletos sem registro.
O principal motivo apresentado foi o alto índice de fraudes envolvendo boletos de carteiras sem registros, onde agora, espera-se aumentar a segurança das operações envolvendo este tipo de cobrança.

Entenda os tipos de boletos registrado e simples (sem registro)

Boleto com e sem registro

Entenda a diferença

Boleto Simples

O boleto simples como o próprio nome sugere, é um boleto simplificado em todas as operações, pois, o fornecedor emite o boleto de forma a não registrar o título no banco, sendo cobrado apenas na liquidação do mesmo, ou seja, mais economia. Também aqui há mais flexibilidade, pois, o fornecedor pode alterar a data e reenviar ao cliente de forma prática.

Boleto Registrado

O boleto registrado traz mais segurança a todas as partes, pois, evita diversas fraudes. Em contrapartida, gera mais custos, o banco cobra a taxa de emissão do boleto mesmo sem o pagamento do cliente. O banco também poderá cobrar diversas outras taxas, tais como, manutenção de título, baixa quando o cliente não pagar, sem contar que poderá incidir novas tarifas, caso o fornecedor queira protestar o cliente.

Então essa medida trará mais custos para minha empresa?

mais custo

Mais custo para minha empresa?

Basicamente sim, porém a Soften Sistemas recomenda a todos que entrem em contato com seus gerentes bancários e negociem taxas de remessa, baixa, manutenção de títulos entre outros se houverem.
A Soften Sistemas também recomenda buscar alternativas de cobranças, tais como cartão de crédito, porem, atente-se às taxas cobradas que são em percentual. Dependendo do valor do produto comercializado, pode ser mais caro ainda!

Conclusão

A Soften Sistemas tem a solução para seu caso. Agora com estas alterações, você terá mais burocracia e dificuldades, caso não tenha uma assessoria de qualidade e um sistema ERP que te ajude nisso.

Solften Siem

Simplifique com o Soften SIEM

Com a Soften Sistemas você terá boletos dos principais bancos, com cálculos de juros automáticos, multas e protestos. Isso vai fazer com que o banco tenha mais controle e evite fraudes. É claro que isso gerará mais custos, então é bom ficar atento.
Com o sistema da Soften, você terá arquivos de retorno dos boletos emitidos e isso fará com que você ecomize tempo e dinheiro.
O Soften SIEM tem ferramentas de emissão de NFe, com envios de boletos de forma simplificada, contando com um controle gerencial completo que engloba a parte de vendas, estoque e financeiro.
Não perca tempo, fale com um de nossos especialistas ainda hoje e passe o final de ano tranquilo!

www.soften.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economize tempo e dinheiro

Oferecemos soluções para Gestão Fiscal, Financeira, Comercial e Gestão de Estoque

Adquira o melhor sistema de gestão empresarial e promova o crescimento da sua empresa.

Receba Grátis Materiais e Ebooks. Saiba como!